RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, agosto 31, 2008
The Nazis - Um Alerta Da História (The Nazis - A Warning From History)



Eis um quase excelente documentário da BBC que me fez repensar várias coisas. Uma delas reforça aquela velha idéia de quanto mais sabemos, mais sabemos que não sabemos nada. A segunda guerra mundial apesar de ser um tema tão abordado em livros, filmes, reportagens, documentários, seriados, quadrinhos, etcs nunca foi algo que estudei de verdade. Na escola quase sempre os acontecimentos do século XX eram vistos rapidamente nas últimas semanas de cada ano, tanto da história nacional quanto da internacional. Geralmente parava-se na revolução russa (outro tópico que nunca fui a fundo) e em Getúlio. Então o que realmente sabia (sabíamos) da segunda guerra era tudo um "ouvi dizer" já que somente se você fosse estudar história poderia se aprofundar no assunto. Então vendo esse documentário me perguntava, de onde eu sabia coisas aqui e ali e por que não sabia de tantas coisas básicas, como foi o processo de formação do partido nazista, como se iniciou a guerra e muitos outros detalhes. Pois eu nunca li um livro específico sobre isso e nem me debrucei em documentários sobre o assunto. Por que achamos que sabemos de algo e nos damos por satisfeitos? Confesso mais falhas: não sei direito até hoje todos os eventos que levaram à primeira guerra mundial, na revolução russa confundo bolchevistas com mencheviques, os fundamentos da direita e esquerda surgidos na revolução francesa, etcs. Tudo faz parte daquela névoa do "acho que sei um pouco desse fato", mas embaralhado, sem uma ordem interna que trace uma linha evolutiva que vá gerando eventos até chegarmos aos dias de hoje, tudo bagunçadamente em compartimentos que não se relacionam. Aí se penso em fatos mais atuais dá angústia saber que não sei quase nada (o conflito Israel-Palestina tive que ler um livro básico para começar a entender um pouco), tanto lá fora (Chiapas, Irã-Contras) quanto aqui (MDB, Arena, coluna Prestes). Como as pessoas sabem das coisas? E certas coisas cheguei a estudar, mas não lembro mais. Hoje tudo está à um clique na internet e dá pra saber de tudo isso na hora, mas será que conseguirei organizar tudo direito e lembrar depois? Sempre é necessário um "start", algo que nos crie o interesse.



Voltemos ao documentário que é dividido em 6 partes e foi produzido por Laurence Rees, sendo encontrado em livro também. Didático hoje em dia parece palavrão, mas o documentário é bem isso mesmo e cativa justamente pela forma clara com que vai explicando todo o processo. Muitas imagens de arquivo muito bem utilizadas entremeadas com entrevistas com pessoas que viveram os fatos e uma boa narrativa (e locução). O bom é que conseguiram entrevistar pessoas de vários lados e opiniões, vários que serviram ao partido nazista, trabalharam com Hitler, denunciaram judeus ou estavam na juventude hitlerista. Esse aspecto de "aviso" do subtítulo permeia o projeto, saber para evitar, saber para não repetir. Então não são jogados dados e dados que não levam à nada, sempre se busca a compreensão das coisas. Não que o documentário seja brilhante na forma ou no conteúdo, mas muito da nota que dou para ele vem da capacidade de ter despertado em mim essa maior curiosidade e interesse e isso é mérito dele e que valorizo bastante. Me motivou tanto que ao saber que Laurence Rees também fez Auschwitz - A Fábrica Da Morte Do Império Nazista tratei de copiar os dvds. E isso foi num crescendo ainda em processo de absorção, isto é, fui adquirindo coisas, mas ainda não consumidas: também copiei Minha Luta e A Queda! que na época do lançamento não me atraiu o suficiente, baixei a série de documentários Battlefield e Soldados De Hitler, assim como War Stories, Visions Of Space – Albert Speer, alguns episódios de The World At War, Inside The Mind Of Adolf Hitler, os filmes Hitler – The Last Ten Days e Guadalcanal Diary, comprei A Batalha Da Rússia (uma coleção de documentários oficiais, boa parte dirigida por Frank Capra, que se acha por 6,90 em hipers por aí), desencavei da minha "biblioteca" os livros Diário De Guadalcanal, No Bunker De Hitler (que veio de graça junto com o anterior) e A Noite, enfim, me abasteci, não para uma maratona, mas para de pouco em pouco com os anos entender um pouco mais algo que ocorreu não tão distante no tempo, mas ainda tão não compreendido (ao menos para mim). Infelizmente esses surtos surgem assim com outros tópicos, como por exemplo, serial killers na história, a história da pintura, ou da psicanálise, ou da filosofia, ou do terrorismo, ou da arquitetura, ou da bossa nova, ou do rock, ou do jazz, ou dos aviões, ou do budismo, ou da astronomia, ou da física, ou... deu pra entender. E sem nunca realmente ter a disciplina de focar numa só coisa e ficar menos leigo - isso é a única coisa que tenho em comum com Leonardo Da Vinci, disperso, só que em cada pincelada que dava em qualquer assunto ele era genial.

The Nazis saiu em dvd de banca pela Abril em 3 volumes, mas dá pra se achar para baixar (com legendas) na internet. Via megaupload pode ser baixado
aqui. Recomendo.



"How could a political party as fundamentally evil and overtly racist as the Nazis come to power? This remains one of the most enigmatic questions of the last century. Acclaimed historian Laurence Rees examines what led a cultured nation at the heart of Europe to commit the atrocities it did. In so doing he exposes popular myths and encourages understanding of the real forces that led to one of the darkest chapters in modern history. Was it simply the hypnotic power of Hitler's rhetoric? Did the Gestapo really impose themselves by terror on an unwilling population? Through interviews with witnesses and perpetrators along with archive film and records this six-part series unveils a more chilling reality."


posted by RENATO DOHO 12:06 AM
. . .
Comments:
sábado, agosto 30, 2008
Emily Oster: What do we really know about the spread of AIDS?



posted by RENATO DOHO 12:31 AM
. . .
Comments:
sexta-feira, agosto 29, 2008
Curtas 01

O Balão Vermelho (Le Ballon Rouge), Albert Lamorisse







Woton's Wake, Brian De Palma

Rusalka, Aleksandr Petrov

Boat, David Lynch

La Cravate, Alejandro Jodorowsky

We Fuck Alone, Gaspar Noé


posted by RENATO DOHO 2:54 PM
. . .
Comments:
quinta-feira, agosto 28, 2008
There's Only One Sun



Wong Kar Wai (2007)


posted by RENATO DOHO 12:55 PM
. . .
Comments:
quinta-feira, agosto 21, 2008
Opening Credits

















Os créditos de abertura de Um Tiro Na Noite (Blow Out) de Brian De Palma são brilhantes. O filme inteiro em menos de 30 segundos encaixando perfeitamente imagem e som.

Pena não ter o vídeo, mas ao menos
o som sim. Baixem, ouçam e desçam a página de acordo para tentar reproduzir o clima da abertura.

posted by RENATO DOHO 8:41 PM
. . .
Comments:
terça-feira, agosto 19, 2008
Estrelinhas

Pra eu não esquecer de mencionar aqui já que tem filmes que vi em Julho.

A Malvada (All About Eve)

Maravilhoso filme sobre o ato de atuar, o cinema, a crítica, o mundo do showbizz, a vida. Fiquei impressionado com a atuação de Anne Baxter e sempre associam o filme mais com a Bette Davis.

Hachiko Monogatari

Baseado na história de um cachorro que existiu e seu dono. Tem uma famosa estátua do cão no Japão.

O Balconista 2 (Clerks II)

Apesar das besteiradas (algumas sem graça) é um grande filme sobre a amizade (dá até pra emocionar) e é extremamente pessoal (ainda mais usando a própria esposa num significativo papel).

Cinturão Vermelho (Redbelt)

David Mamet usando pessoal das séries que fez parte (The Unit e The Shield), brasileiros (Santoro e Braga) e rotineiros de seu cinema para fazer um interessante filme sobre a (não) ética das coisas (muito em sintonia com o que as séries citadas anteriormente tratam).

Annie Leibovitz – A Vida Através Das Lentes (Annie Leibovitz – Life Through A Lens)

Pra quem é fã do trabalho da Annie é bem legal ver esse documentário que a irmã dela realizou.

Smart People

Faltou o "grande lance" do filme, mas o elenco está bem (entre eles Dennis Quaid, Ellen Page, Sarah Jessica Parker).

O Procurado (Wanted)

Filhote de Matrix, os exageros até são engraçados nas cenas de ação, mas tudo é um grande nada com Jolie mais uma vez sendo figura decorativa.

Morte No Everest (Into Thin Air – Death On Everest)

Rascunho mal feito do livro de Jon Krakauer, No Ar Rarefeito, mas ao menos fez com que iniciasse a leitura (ótima) do livro, que tenho desde abril do ano passado...


posted by RENATO DOHO 10:47 PM
. . .
Comments:


. . .