RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, janeiro 31, 2009
Docs

Vários documentários que vi nos últimos tempos.

Lynch One

Curiossíma investigação de Lynch trabalhando (seja em filme ou em casa com suas esculturas e pinturas). O jeito único dele dar esporro, o processo artístico dele, a rotina das diversas entrevistas para jornalistas (geralmente falando de meditação via fone ou ao vivo), etcs. Não sei se, fora os fãs de sua obra, há interesse pelo que se mostra. Os extras prolongam algumas passagens e mostram outras curiosidades.

An Evening With Kevin Smith
An Evening With Kevin Smith 2 – Evening Harder

As primeiras experiências de Kevin Smith nesse encontrão de perguntas e respostas que ele foi aperfeiçoando com o tempo (por isso o terceiro exemplar é o melhor até agora). No começo era mais q&a mesmo, o que dependia do nível das perguntas. Num deles Kevin faz um tour pelas faculdades americanas e no outro ele realiza 2 q&a: um no Canadá e outro na Inglaterra. Sempre com casa cheia e diversos fãs (náticos). O melhor é o bom humor dele, além de pormenores de filmagens, personalidades, sua vida privada (o irmão dele é gay, os desenhos animados que assiste com a filha) e temas levantados pelos seus filmes (como religião por causa de Dogma). Jason Mewes aparece nos 2 exemplares. Dentre várias curiosidades o perfil do Jon Peters é esclarecedor para entender certos filmes que produziu (como Batman).

George Carlin - Too Hip For The Room

Meia hora em que o próprio Carlin fala de sua trajetória. É quase um tributo final ao brilhante comediante, só que realizado pelo próprio.

Bukowski - Born Into This

Muitos registros em vídeo do próprio Bukowski realçam esse documentário. Presenças de Bono, Tom Waits, Sean Penn, John Martin (o editor do Bukowski), Harry Dean Stanton, Joyce Fante (viúva do John Fante), Linda Lee (a viúva do Bukowski), Taylor Hackford e outros.

Jack The Ripper - The First Serial Killer

Uma atual criminóloga da Scotland Yard examina o famoso caso com as técnicas atuais dando mais atenção à certos detalhes e refutando certas teorias famosas.

Bill Gates - How A Geek Changed The World

A repórter da BBC entrevista Gates na semana anterior da saída dele da Microsoft e aproveita para dar uma geral na vida do biografado. Seria legal se dessem mais destaque para Melinda Gates que parece ser a força por detrás dessa nova fase do Bill.

Boston Strangler - The True Story

Um resumão do famoso caso que ainda fascina (e Brian De Palma talvez venha a tratar num próximo filme).

Secrets Of Body Language

Divertido documentário onde experts da linguagem corporal apresentam diversas pequenas nuanças que personalidades demonstram quando aparecem em público ou na tv, além de um histórico desse estudo. A parte dos políticos é a melhor, onde o jogo de poder através do corpo é até cômico de tão evidente.

Religulous

O comediante Bill Maher viaja pelo mundo para saber porque tanta gente segue uma religião, desde as mais pitorescas até as mais tradicionais (principalmente do ocidente, ele não fala de budismo, xintoísmo, etcs). Fica parecendo o doc do Richard Dawkins sobre o mesmo tema, só que com humor. Como o diretor, Larry David, é o mesmo de Borat, há uma tendência de constranger os entrevistados, o que pode irritar uma parcela do público. Fica uma mistura de Dawkins com Michael Moore. Pena não debater o assunto com pessoas de maior renome, por exemplo Oprah Winfrey, Bono, Nelson Mandela, Martin Scorsese, Mel Gibson, onde a possibilidade de tirar sarro seria bem reduzida.

VH1 Behind The Music - Pantera

Tradicional programa da VH1 com o histórico da banda e seu trágico final com a morte de Dimebag Darrell. Phil Anselmo e Vinnie Paul são entrevistados.

The Killer's Trail

O famoso caso do médico que deu origem ao seriado (e filme) O Fugitivo é analisado novamente porque o filho do médico procura inocentar o pai das acusações. É um caso que ainda intriga.

The Lost Tomb Of Jesus

Trata da suposta tumba da família de Jesus achada em Jerusalém. Os achados, a investigação e o que se deduz de cada descoberta. Produção executiva de James Cameron (que também fez a intro do livro).


posted by RENATO DOHO 11:00 PM
. . .
Comments:
segunda-feira, janeiro 19, 2009

Rede De Mentiras (Body Of Lies), 2008

Se o fracasso da luta contra o terror parece ser a grande questão tratada Ridley, como sempre, vai focar suas atenções nos indivíduos por trás desse fracasso e como lidam com isso. Os personagens de Russel Crowe e Leonardo DiCaprio chegam quase a representar o mesmo personagem em tempos diferentes para com o tempo se distanciarem e um acabar sendo o futuro alternativo do outro. A questão da sucessão ou mesmo do modo de agir que passa de pessoa para pessoa é tratada sutilmente (como a filha de Crowe numa resposta dizer tudo). O diferencial é a enfermeira árabe (a bela Golshifteh Farahani que ilumina o filme e é mais uma revelação vinda do olhar de Ridley para novos talentos), por isso mesmo não se vê a esposa de Crowe (se é que ela exista). Também é curiosa a comunicação que se dá visual e auditivamente através de satélites, binóculos, celulares, câmeras, etcs que se mostram ineficientes diante da realidade. Não por acaso ao final DiCaprio olha para a enfermeira de longe, mas com os próprios olhos, prenunciando algo de positivo.


Gangsters (Idem), 2002

Primeira parte da trilogia policial que Olivier Marchal realizou em sua carreira retratando com mais ou menos realismo suas próprias lembranças e reflexões do meio policial quando fazia parte da força. Os tempos são bem trabalhados, fazendo com que muito seja compreendido em pouco espaço de tempo e lugar (boa parte da ação se passa numa delegacia).


O Guardião De Memórias (The Memory Keeper’s Daughter), 2008

Bom telefilme baseado num best seller. Gosto do elenco (Dermot Mulroney, Gretchen Mol e Emily Watson) e mostra como era preconceituoso o tratamento dado aos portadores da síndrome de Down há apenas algumas décadas atrás. Mol continua sendo irresistível, perfeita, e agora já pode tranquilamente se passar por mãe de família sem que a imagem soe falsa. Destaco Hugh Thompson que faz o caminhoneiro, um papel pequeno, mas sua escolha foi muito boa pois apenas com algumas falas, alguns gestos e cenas conseguiu estabelecer o personagem como uma pessoa de grande coração, ótimo pai e marido, sem provocar dúvidas ou suspeitas, o que ajuda bastante o lado do personagem de Emily Watson.


Força Policial (Pride And Glory), 2008

Tema da corrupção policial numa família de policiais seria melhor tratada num seriado, onde pudéssemos conhecer cada membro e ver sua trajetória. Como está é simplista e exagerado nas soluções encontradas para sua finalização (chegando a ter alguns absurdos). Mas, entretém se não se espera nada demais e até causa tensão.


Slumdog Millionaire, 2008

Simpático, mas nunca saindo do lugar comum ou do previsível. Pior, lembrando um pastiche de Cidade De Deus, Cinema Paradiso e comédias românticas americanas. Ao menos a atriz tem sua beleza à ponto de acreditarmos que o jovem ficaria com ela na cabeça por anos.


Se Eu Fosse Você 2, 2009

Inferior ao original, mas Tony Ramos ainda arrebenta em seu papel. Há exageros da dupla na representação (Tony por demais afeminado, Glória machona demais) que não condizem com seus personagens antes da troca, mas claro que isso se deve ao efeito cômico desejado.


posted by RENATO DOHO 8:48 PM
. . .
Comments:


. . .