RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, janeiro 03, 2015
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (ÍNDICE)


 
Foram 19 respostas, voltando ao número alcançado em 2010 mas sem bater o recorde da edição anterior (2012) com 24 respostas.

Agradeço à todos que participaram e também àqueles que explicaram a ausência de respostas nessa edição.

Como sempre há uma boa variedade de títulos, autores e gêneros e é um dos aspectos que mais gosto na pesquisa. Também a idade dos participantes é diversificada, indo de 17 a mais de 40 anos. E respostas vindas também dos EUA, Japão, Portugal e Hungria.

A PESQUISA LITERÁRIA completou 10 anos de existência.

Espero que a pesquisa tenha dado boas dicas a quem leu (ou lerá) sobre livros que não conhecia ou que não sabia de alguma opinião positiva a respeito. Também que tenha dado oportunidades de conhecerem as pessoas que responderam através de seus links para blogs, sites e faces.

Se puderem comentar sobre o que acharam da pesquisa desse ano nos comentários abaixo seria um ótimo feedback.

Próxima pesquisa em 2016, continuem lendo!

Os pesquisados dessa 6ª edição por ordem alfabética:

Ailton Monteiro

André ZP

Antonio

Caique Castro

Cristiane Oyafuso

Diogo

Fabiano Morais

Joacília

Joice Yuko Obata

Kawany

Marcelo V.

Marcos Aurélio Felipe

Marlonn Della Bruna

Michel

Murilo Fabricio

Renato Thibes

Rodrigo Pereira

Sarah

Victor Hugo Kebbe


Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:
sexta-feira, janeiro 02, 2015
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (19)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Michel

http://tocadocinefilo.com

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Alta Fidelidade - Nick Hornby



NOTA: ÓTIMO


COMENTÁRIO: O estilo jovial, as referências pop britânicas, Hornby fala a língua de uma turma que consome cultura, ele parece aquele tio mais velho, cheio de experiências para contar, daquelas que você quer ouvir. Tal qual o filme, o livro consegue explorar as angústias do personagem central, além de dar vazão a sua órbita ao dueto cinema-música. Leitura leve, rápida, engraçada e romântica, e, de quebra, você ainda pode sair com uma listinha de discos ou filmes para conferir.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

Dias De Luta: O Rock E O Brasil Dos Anos 80 - Ricardo Alexandre


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Esse é para quem curtiu o pop/rock de Legião, Titãs, Paralamas e cia. O livro esmiúça a época, todo o movimento rock, e diagnostica até o fracasso da não longevidade do rock nacional. Histórias e mais histórias, coisas que você lembra, curiosidades que nunca soube, tem seu quê jornalístico, mas não chega a pregar totalmente a imparcialidade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Os Detetives Selvagens - Roberto Bolaño


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Dividido em três partes, a primeira narrativa é extremamente envolvente sobre jovens almejando se tornarem poetas latinos, os envolvimentos sociais, as namoradas, até o final que praticamente se torna um thriller. Dali em diante, as outras duas partes tem uma quebra narrativa interessantíssima. Por meio de relatos, de inúmeros personagens, que podem estar na primeira parte, ou não, que podem retornar, ou não. O livro investiga o paradeiro dos 2 protagonistas, segue suas vidas, sem que eles estejam realmente presentes na narrativa. São "causos", lembranças, e dessa fascinante desfragmentação nasce a romaria de dois nômades poetas latino americanos.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:
quinta-feira, janeiro 01, 2015
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (18)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Diogo
@diogo_mattos

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Onze Anéis: A Alma Do Sucesso - Phil Jackson
 


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO:
Procurei este livro devido a meu interesse por basquete, porém com um pé atrás de ser um daqueles livros cheio de clichês motivacionais estilo Bernardinho. Mas o ponto forte do livro é justamente como Phil Jackson (treinador que mais venceu títulos da NBA) usou seus conhecimentos de psicologia, filosofia e principalmente budismo para extrair o melhor de seus atletas. O estilo zen dele me cativou. Os relatos dos campeonatos e casos de bastidores estão lá, mas com menos detalhes que um fã gostaria.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

O Processo - Franz Kafka


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO:
Dos clássicos que coloco de tempos em tempos na fila da leitura, Kafka foi o que mais me chamou a atenção recentemente. A maneira como uma sucessão de situações absurdas vão se tornando cotidianas no decorrer do livro fazem com que você comece encarar com naturalidade aquilo que inicialmente te espantou. A temática e a forma de contar a história me lembrou outro autor de quem gosto muito, Borges.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

Os Indianos - Florência Costa
 


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO:
Já estava namorando há algum tempo a Coleção Povos e Civilizações, da Editora Contexto. Este ano resolvi experimentar um. A autora, jornalista brasileira que foi correspondente na Índia, tem um ótimo texto, ilustrando com pequenos casos de suas reportagens os diversos aspectos da história, religiosidade, cultura e costumes de uma civilização tão singular. Pretendo retornar a esta coleção futuramente.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:


. . .