RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, outubro 29, 2008
Slacker

Filme do começo da carreira de Richard Linklater que gerou atenção ao seu nome. Pra quem já conhece seu trabalho vai reconhecer de imediato várias passagens que foram retrabalhadas em filmes posteriores ou mesmo temas que volta e meia ele quer debater. O que mais chama atenção aqui é o formato do filme, como ele é construído e isso deixo para quem for ver descobrir e gostar. Como o título deixa claro Linkater explora personagens que ou evitam o trabalho ou não são materialistas, divagando sobre a existência e outros assuntos. O próprio diretor aparece atuando logo no início mostrando que ele próprio se encaixa na descrição, divagando sobre sonhos.

Águia Solitária (The Spirit Of St. Louis)

Talvez o mais atípico filme de Billy Wilder, quase uma biografia correta sobre a histórica primeira viagem de avião que cruza o Atlântico (N.Y. - Paris) realizada por Charles Lindbergh. Quase não se percebe que estamos vendo um filme de Wilder (mesmo que ele tenha feitos vários gêneros sempre teve o toque dele que unia todos). Pelos livros Conversations With Wilder, de Cameron Crowe e Billy Wilder E O Resto É Loucura, de Hellmuth Karasek, o próprio Wilder dizia que não se sentiu à vontade fazendo o filme, pois Lindbergh era um amigo e por isso seguiu estritamente o livro sobre a viagem. Algo que colocou no filme foi a conversa de Lindbergh com um mosquito, para substituir falas em off, mas que foi abreviada pois James Stewart não gostou muito da idéia. Stewart é outro indício do quanto o filme se distancia da obra de Wilder, sua persona íntegra, seu jeito simples e ingênuo e seu posicionamento político conservador é o oposto dos típicos personagens e atores da obra de Wilder.

Agentes Secretos (Agents Secrets)

Filme de espionagem que reúne o casal Vincent Cassel e Monica Bellucci sob a direção de Frédéric Schoendoerffer cujo filme posterior, Por Trás Do Crime, vi e gostei. Não sei se é algo típico do gênero, mas os filmes de espionagem mais interessantes não são aqueles em que há uma missão e o espião a completa enfrentando todas as dificuldades possíveis, mas sim aqueles em que o espião tem que enfrentar a própria instituição em que se baseia a espionagem, combatendo o próprio sistema para quem trabalhava. É o caso aqui, o que aumenta o interesse e deixa as coisas um pouco menos estáveis e mais críticas.

Controle Absoluto (Eagle Eye)

Caso parecido com o de cima, ao final o problema é bater o próprio sistema, mesmo que aqui haja mais possibilidade de retirar o peso da responsabilidade dos reais responsáveis, dando a entender ser mais uma falha na engrenagem do que todo o organismo em si. Pena que o diretor venha da escola Michael Bay de filmar ação, fazendo com que tudo vire uma confusão só e deixe a empolgante narrativa prejudicada.


posted by RENATO DOHO 12:15 AM
. . .
Comments:
quinta-feira, outubro 23, 2008
Pesquisa Literária 2008 (6)

MARCOS AURÉLIO FELIPE:
blog:
http://focopotiguar.wordpress.com/

A Era Da Turbulência - Alan Greenspan



Perfeito para o contexto da crise financeira mundial, principalmente por ser as memórias de um dos mentores do pensamento econômico americano do Século XX. Nele tem muito de conceitos econômicos, biografia(s) e os subterrâneos de história econômica.

A Estrada - Cormac McCarthy



Ouvi falar no livro pela primeira vez no programa da Oprah, quando entrevistou o romancista que não dá entrevistas. Quando o li, claro, logo pensei na possibilidade da adaptação para o cinema - o que, por sinal, já foi feito e espero com um certo entusiasmo.

Blackwater - Jeremy Scahill



Uma das minhas últimas leituras bombásticas - só comparável a leitura de Brasil Nunca Mais. Blackwater revela uma América pós doutrina Bush que levou ao extremo a militarização e a privatização dos seus princípios jogados na lixeira da História.

Viagens Ao Scriptorium - Paul Auster



Esperava muito mais deste romance de Auster, sobretudo depois que li Achei Que Meu Pai Fosse Deus - mas é bom lembrar que este último não é, exatamente, uma obra de Paul Auster... O limite do espaço não é correspondido ao desfecho forçado.

Um Livro Por Dia - Jeremy Mercer



Leitura prazerosa em todos os sentidos: literária, emocional, histórica... Ao colocar em narrativa de memória sua experiência na lendária livraria parisiense Shakespeare And Company, Mercer nos apresenta um mundo, personagens e histórias sem limites.

A Caixa De Areia - Lourenço Mutarelli



Meu primeiro contato com a obra de Lourenço Mutarelli, que conheci quando acompanhei sua experiência em NY através de um blog mantido com sarcasmo, lirismo e diversão. A Caixa De Areia é uma HQ biográfica e não faltam os ingredientes mencionados.

Na Natureza Selvagem - Jon Krakauer



Um livro que, depois de lido, merece ser complementado com o filme de Sean Penn e com o programa Iconoclastas, especificamente o capítulo que narra o encontro do jornalista com o ator-cineasta. Mas enquanto o filme é sobre o Chris McCandless, o livro é sobre as pessoas no caminho, os encontros permitidos pela estrada e por um espírito aventureiro - o que me prende mais ao livro do que ao filme.

++++++++++++++++++++++++++++++

FER FUNCHAL:
blog: http://abearatemyparents.blogspot.com/

Laranja Mecânica - Anthony Burgess



Interessante como o capítulo 21, que não existe no filme homônimo, dá uma dimensão completamente diferente à história (ou ao menos para mim, que só a conhecia através do filme). Gosto bastante dos dois, embora eu ache que cada um deles tem uma idéia central que é a oposta do outro. Ótima tradução para o português, agora quero me aventurar a ler o original.

Ensaio Sobre A Cegueira - José Saramago



Eu não gosto do final. Ainda estou tentando entender o porquê dele; quem sabe se quando eu entender, eu não vou passar a gostar? Mas gosto do estilo de narrativa, com os parágrafos gigantescos e os diálogos embutidos.

Persépolis - Marjane Satrapi



A primeira vez que eu ouvi falar deste livro foi lendo a respeito dele em The Polyssilabic Spree, do Nick Hornby, há uns dois anos. Desde então, queria lê-lo. Não me arrependo nem um pouco; uma das obras mais delicadas e divertidas deste ano, em qualquer mídia. Devorei em poucos dias, e fiquei com aquele gostinho de "quero mais". A Marjane Satrapi era uma "figurinha" quando criança, hein?

Onde Os Velhos Não Têm Vez - Cormac McCarthy



Deveria se chamar Quando As Coisas Não Acontecem. PQP, que livro chato!

Vale Tudo, O Som E A Fúria De Tim Maia - Nelson Motta



Analisando friamente, o livro é bom. Mas eu me decepcionei porque em algum nível eu estava esperando uma biografia tão boa quanto Roberto Carlos Em Detalhes, que é um trabalho riquíssimo, espetacular, e o que eu acabei lendo foi um trabalho mais quadradinho, meio careta (ao menos na comparação). Ainda assim, é um trabalho bem interessante.

Atonement - Ian McEwan



Consumi as densas 500 páginas do livro em quatro dias. E olha que eu não sou daquelas que gosta de textos altamente descritivos; mas é que este foi tão bem escrito que mesmo o capítulo sobre a enxaqueca da mãe da protagonista consegue prender a atenção do leitor. E aquele final... uau! Pena que o filme homônimo não lhe fez justiça; mas também, a densidade deste trabalho é tanta que seria necessário um verdadeiro mestre da sétima arte para fazer um filme à altura. Sei que não faz muito tempo que eu o li, e que eu sequer o reli, mas arrisco dizer que este foi um dos grandes livros da minha vida.

The Catcher In The Rye - J.D. Salinger



Relido pela terceira ou quarta vez, não sei bem ao certo. Que posso dizer?, eu amo esse livro, sempre descubro coisas novas na revisita, e quanto mais velha eu fico, mais parecida com o Holden eu me torno. Não sei se isso seria motivo de orgulho para alguém, talvez até de vergonha, mas fazer o que? I hate phonies.

[Bônus] Em leitura:

Slam - Nick Hornby



Fazia muito tempo que eu não parava um livro no meio para gargalhar. Na verdade, desde About A Boy, do mesmo autor. O que me leva a crer que quando o Nick Hornby inventa um adolescente que mora com a mãe solteira em Londres, eu fico prestes a conhecer um dos meus melhores amigos fictícios. (E essa minha identificação com garotos adolescentes é meio doentia, estou notando enquanto escrevo essas mini-resenhas).

50 Contos De Machado De Assis - John Gledson (org.)



Muitos destes contos eu já havia lido, mas é interessante ter todos eles reunidos, em um único volume, com edição caprichada e introdução de um dos maiores estudiosos da obra do autor. Sem contar que o volume traz A Chinela Turca, um dos meus contos favoritos de todos os tempos, independente do autor.

(continua?)

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 7:30 AM
. . .
Comments:
quarta-feira, outubro 22, 2008
Pesquisa Literária 2008 (5)

CRIS MIURA:
blog:
http://lifethings.wordpress.com/

Retratos De Amor - Rubem Alves



São alguns pequenos contos, sobre o amor, o poder da paixão, a insegurança, a esperança, os vícios, as buscas, nossos erros e acertos, enfim, os pequenos e os grandes dilemas das relações humanas, em prosa. É fininho, 110 páginas, para ler e reler, degustando.

A Massai Branca - Corinne Hofmann



Com certeza uma super leitura, daquelas que a gente devora em algumas pegadas! É a história real (escrita por ela mesma) de uma empresária suíça que se apaixona por um guerreiro (selvagem) da tribo massai, na década de 80; ela larga tudo e vai viver com ele, encarando todas as diferenças culturais, vivendo no limite. É impressionante o poder desta paixão, o que um ser humano é capaz quando quer muito algo.

Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert



Dispensa comentários, né? A versão original, em inglês, está na fila. Faço questão de ler as próprias palavras da escritora!

O Castelo De Vidro - Jeannette Walls



Mais uma biografia, desta vez da jornalista Jeannette Walls relatando sua infância bizarra, "a bordo" de uma família de pais totalmente malucos e excêntricos! A forma como ela "abre" sua intimidade, cada detalhe do que viveu, é marcante, e inacreditável. Super recomendo.

O Carrasco Do Amor - Irvin D. Yalom



Os estudos sobre a mente e o comportamento humano me atraem. Tanto que comprei aquele outro livro que você indicou, Mamãe E O Sentido Da Vida, também. Mas ainda não li, tá na (big) fila.

A Vida É Um Bilhete Premiado - Brendon Burchard



Esse tem um "quê" de auto-ajuda, é uma fábula sobre como devemos encarar de frente nossos medos, traumas, e também sobre como olhar para o outro, não ser egoísta; aborda também temas como cessões, companheirismo, solidariedade. É interessante, rapidinho de ler. Daqueles que você fica curioso para saber o que acontecerá no final...

O Que Nos Faz Felizes - Daniel Gilbert



Vi este psicólogo dando uma entrevista no Fantástico, e fui atrás do livro. Não é bem um livro de auto-ajuda, mas sim um livro sobre o funcionamento da mente, estudos científicos e tal. Curioso, instigante, surpreendente, e com exemplos práticos de como somos todos "Maria-vai-com-as-outras", hehehe! O que nosso cérebro de certa forma já está condicionado a fazer; interessante os relatos sobre a forma como fazemos planos e projetamos como agiremos e sentiremos as coisas no futuro, sendo que não seremos as mesmas pessoas, então é tudo ilusão. Loucão. Recomendo! :)

[Bônus] Em leitura:

Doidas E Santas - Martha Medeiros



Uma compilação de crônicas, muito agradável de ler.

++++++++++++++++++++++++++++++

LEANDRO CARAÇA:
blog: http://buchinsky.zip.net/

Joe LaBrava - Elmore Leonard
Duelo Final - Elmore Leonard



Dois excelentes romances policiais escritos por Elmore Leonard no começos dos anos 80.

A Estrada - Cormac McCarthy



Um futuro pós-apocalíptico desolador pelas mãos do melhor escritor americano em atividade.

O Mistério Dos Narcisos - Edgar Wallace



Deliciosa trama de mistério de um dos grandes mestres dos contos policiais.

O Bebê De Valentina - Guido Crepax



Uma das mais enigmáticas aventuras da maior heroína dos quadrinhos europeus.

Jess Franco, The Sex Of Horror - Michael Den Boer



O primeiro livro escrito a respeito do amado/odiado cineasta espanhol.

The Philosophy Of Film Noir - Mark T. Conard



Grande ensaio sobre um dos gêneros mais clássicos da sétima arte.

Contracultura Através Dos Tempos - Ken Goffman & Dan Joy



A turma que sempre foi do contra, muito antes de beatniks, hippies e punks surgirem.

Carlo Rambaldi E Gli Effetti Speciali - Lorenzo Pellizzari



Belíssimo trabalho a respeito do genial Carlo Rambaldi. Hoje esquecido, ele foi pioneiro em efeitos de maquiagem no cinema italiano e mais tarde, migrou para Hollywood onde criou o meigo E.T. no filme de Steven Spielberg.

(continua)

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 7:30 AM
. . .
Comments:
terça-feira, outubro 21, 2008
Pesquisa Literária 2008 (4)

MARLONN DELLA BRUNA:
blog:
http://perdidonatraducao.zip.net/

O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan



Já deveria ter lido o livro há muito tempo, pois gosto muito do assunto e das relações entre religião e ceticismo. Como não poderia ser diferente, Sagan defende o pensamento científico, mas demonstra muita cautela em diversas questões, da bruxaria aos OVNIs, sempre ressaltando, que "até agora, não apareceram dados cientificamente concretos". Interessante seu cuidado com as palavras, defendendo a sua posição de só acreditar no que se vê ou se prova, mas tentando não parecer radical demais e até soando às vezes como se estivesse em cima do muro. Gostei muito também do seu final, onde analisa a maneira com que a ciência deveria ser ensinada para a população.

O Apanhador No Campo De Centeio - J.D. Salinger



Um livro que surpreende pela simplicidade e sinceridade com que a estória é contada. É claro que muito do que está ali já foi absorvido pelo tempo, a adolescência não é mais considerada só como fase transição, mas me surpreendi pelo texto ácido e por retratar com muita precisão a bagunça que é a cabeça de um jovem. Recomendaria muito para adolescentes ou para quem tem filhos nessa idade.

Pai Rico, Pai Pobre - Robert T. Kiyosaki & Sharon L. Lechter



Li mais por curiosidade do livro em si do que por interesse no assunto. Mais do que dicas pontuais sobre como construir riqueza, os autores reforçam a idéia de se mudar a maneira de enxergar as nossas relações com o dinheiro. Muita coisa dali não é grande novidade, mas importante pra quem fica preso na mesmice de sempre "trabalhar pelo dinheiro".

Breve História De Quase Tudo - Bill Bryson



O título já explica do que o livro trata. É o típico livro que pode ficar numa cabeceira ou servir como leitura de banheiro. Eu até que li rápido, por estar meio folgado e ser leitura fácil. Apesar de seguir uma certa lógica, pode-se tranquilamente ler um capítulo qualquer dependendo do assunto do seu interesse. Eu particularmente adoro astronomia, então fiquei maluco nos primeiros capítulos entediado com a história da genética e geologia. São interessantes também as boas histórias sobre os bastidores da ciência. Pena que pela altíssima quantidade de informações só dê pra absorver 1% do que se lê.

A Insustentável Leveza Do Ser - Milan Kundera



Comprei o filme numa promoção das Americanas e preferi ler o livro, que peguei emprestado da minha mãe, antes de assistí-lo. Gostei do livro, entretanto as viagens de Kundera fora da história me distraíram um pouco e volte e meia tive que voltar pra entrar novamente nas suas idéias. Não sei explicar o porque, mas o livro me lembrou muito o filme Hiroshima Mon Amour (isso foi um elogio). Talvez pelo texto poético, talvez pelos romances com panos de fundo importantes momentos históricos, sei lá. E ainda não vi o filme.

Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano - Martin Scorsese & Michael Henry Wilson



Vi o documentário há quase 10 anos e não sei se o que está no livro é exatamente a transcrição do que está no filme. A grande vantagem do livro, além de ser muito bem escrito, é o fato de se poder ler devagar e ir pegando as informações aos poucos, já que no filme é tudo despejado de uma vez. Por outro lado, o filme é ainda imbatível por mostrar as sequências comentadas pelo Scorsese, coisa que o livro até tenta compensar com fotos, que em matéria de ilustração está ótimo, mas ainda não substituem as imagens em movimento.

Ainda Temos Tempo - Leon Cakoff



Ótimo livro de crônicas do Cakoff, que fala sobre as suas andanças no mundo de cinema. Texto leve, descompromissado, muito agradável de ler. E eu daria um braço pra ter sido figurante num filme de Fellini.

++++++++++++++++++++++++++++++

ANTÔNIO MOURA:

Como A Picaretagem Conquistou O Mundo - Francis Wheen



Se tem uma coisa que adoro é quando alguém brilhantemente desmascara figurinhas tidas como ídolos, mas que não me convencem. Em Como A Picaretagem Conquistou O Mundo (Record), Francis Wheen consegue mostrar que nem tudo que reluz é ouro e joga a M... no ventilador. Ninguém consegue escapar de sua visão ácida e crítica, sobretudo duas figurinhas que para mim nunca cheiraram bem: Princesa Diana e Madre Teresa De Calcutá (essa última também desmascarada por Tracy Kidder em um trecho de Mountains Beyond Mountains).

Ultra-Metabolismo - Mark Hyman



Fiquei impressionado com o que aprendi com o livro Ultra-Metabolismo de Mark Hyman (Sextante). O programa de desintoxicação proposto é factível e funciona mesmo. Testei e me senti renovado. Acabei de dar de presente para um amigo que quer perder peso.

Confissões De Um Engraxate Em Wall Street - Doug Stumpf



Chorei de rir com Confissões De Um Engraxate Em Wall Street (Rocco). Doug Stumpf conta as histórias do brasileiro Murilo Dos Santos que no livro é chamado de Gil. Apesar dos equívocos culturais (no livro Gil é paulista, mas sobe as escadas da igreja da Penha com a mãe), o livro é intrigante, engraçado e garantia de entretenimento.

Mountains Beyond Mountains - Tracy Kidder



Em seu livro Mountains Beyond Mountains (Random House), Tracy Kidder, ganhador do Pulitzer, narra as aventuras e desventuras do Dr. Paul Edward Farmer, um médico norte-americano apaixonado pelos pobres e excluídos, que decide viver no Haiti. Em sua jornada para combater a tuberculose multi-resistente e a AIDS, Dr. Farmer passa por grandes provas que o ensinam que a medicina vai muito além da preocupação com o próximo, e envolve diversos interesses econômicos e políticos. Mas Paul não se deixa abater e vai muito além das montanhas do Haiti.

The Translator - Daoud Hari



The Translator (Daoud Hari, contado para Dennis Burke e Megan M. McKenna) - Random House. Certamente o livro que me deixou estupefato este ano. Relato em primeira pessoa sobre os conflitos armados ocorridos na região de Darfur, no Sudão. Contundente. Revoltante. Dá vergonha de ser da raça humana.

As Mulheres Do Meu Pai - José Eduardo Agualusa



Uma aula de literatura. Brilhantemente escrito. Preciso ler novamente.

[Bônus] Em leitura:

The Tourists - Jeff Hobbs



Engraçado, sensual, tenso, o livro de Jeff Hobbs narra um pouco sobre o poder do sexo triunfando sobre a intimidade nas vidas de pessoas comuns em Manhattan. Ainda estou no capítulo 18 (de 30) e curtindo muito.

(continua)

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 7:30 AM
. . .
Comments:


. . .