RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, maio 10, 2002
Nelly Furtado no Brasil

O show da Nelly Furtado no Brasil foi ótimo. Minha relação com shows é dúbia, lá no fundo não gosto da situação de estar num local lotado de gente, som bem alto e ser mais um na multidão, por outro lado por enquanto é dessa maneira que eu posso ver artistas que admiro de perto e sentir o som ao vivo. Digo por enquanto porque já fantasio um futuro em que possa estar em outra posição em shows, seja alguém de backstage, seja dirigindo o show, seja qualquer outra coisa que não o simples público.

A voz dela ao vivo é ótima, forte, na medida, sem fraquejar. Ela utiliza bem outros elementos como usar um megafone numa canção. Até houve um momento meio Nusrat Fateh Ali Khan quando ela vai para a parte de trás do palco e de costas entoa algumas notas. A banda que a acompanha é boa, destaco o baterista e o dj que deram o ritmo do espetáculo. Um bailarino que a acompanha pareceu desnecessário, ela pode segurar uma platéia sozinha sem macacos de palco.

No dia seguinte fui na Jovem Pan FM pois sabia que ela participaria do programa Pânico. Antes adquiri um single da Marisa Monte (com faixas do dvd ao vivo) pois sabia que ela gosta da cantora e presumi que ainda não teve acesso a esse single. Ela gostou da lembrança, dei enquanto ela autografava a capa do cd dela e tirava uma foto comigo. Quem sempre estava a acompanhando era um segurança grande, negro e estrangeiro (só falava em inglês), um nipo-americano (creio) que parece que é o produtor dela nas viagens, pois ele que arranjava tudo (até tirou as fotos pra gente) e um relações públicas brasileiro.

Um aspecto curioso e inédito (para mim) foi entrar um pouco no mundo paralelo das "caça famosos". Em sua maioria são garotas na faixa dos 17 anos que se conheceram nessas idas e vindas de fãs atrás de seus ídolos. Na verdade não dá pra saber até que ponto são fãs mesmo do trabalho de um artista ou viram fãs depois que conhecem a pessoa. São aquelas pessoas que preferem o contato ao vivo e a aquisição de material autografado do que acompanhar a carreira mesmo em entrevistas, matérias, singles, participações, etc. Há todo tipo de regras de convivência nesses grupos. Uma das regras principais é não partilhar informação com desconhecidos. Não sabe? Não ficará sabendo e assim é um a menos para fotos e autógrafos.

Fica-se a imaginar como um artista sabe identificar um fã verdadeiro de outro não verdadeiro. A emoção e o desespero (que parece profissional) despertam de imediato a simpatia do artista, quando pode não ser um sentimento real, ou verdadeiramente real, por uma admiração de um trabalho autoral, mas sim de uma fascinação por alguém famoso...

No final de tudo o que fica mesmo é que Nelly Furtado tem talento e ainda chamará mais atenção no futuro. Esperamos que tenha gostado daqui e volte em breve.



posted by RENATO DOHO 12:31 AM
. . .
Comments:


. . .