RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, abril 01, 2003
Hayao Miyazaki

Dois filmes vistos do mestre japonês:

* Laputa – O Castelo Nos Céus (Tenku No Shiro Rapyuta) - conseguido pelo
Ailton. Uma grande aventura de imaginação com um tema voltado para a crítica ao materialismo e ambição.

* Princess Mononoke - pego na internet. Jornada épica ecológica! Vi a versão americana com dublagem de Billy Crudup (ótima), Claire Danes, Gillian Anderson, Billy Bob Thornton e Minnie Driver e com adaptação dos diálogos por Neil Gaiman.

Falei pouco dos dois ótimos filmes aí em cima pois queria falar dos dois ao mesmo tempo. Agora visto 3 filmes de Miyazaki (esses e mais Chihiro) vemos vários pontos em comum em sua obra. Alguns deles: inserir temas sociais ou morais nas histórias; ter personagens principais que não questionam tarefas e obrigações a eles impostas (seja o casal de Laputa trablahando no navio pirata, a missão do príncipe em Mononoke e tudo o que passa a Sen em Chihiro) que nos faz pensar ser uma característica de Miyazaki ou do próprio espírito japonês; a presença de mulheres de força; ter um lado folclórico bem presente; a mudança de percepções de personagens, geralmente as mulheres mais velhas que no início são vistas como feias e/ou más para depois se mostrarem solidárias; grandes figuras místicas que não demonstram uma personalidade (o rio de Chihiro, o espírito da noite de Mononoke) mas sentimentos.

O melhor? Não sei, Chihiro por ter sido o primeiro e visto no telão tem um impacto impressionante (além de ter um toque de emoção mais forte que nos outros 2). Mononoke é grande no tema e na maneira mostrada (com a música épica triunfante tocando toda hora) e Laputa uma grande aventura.

Uma qualidade intríseca dos filmes é a possibilidade de mostrar coisas que só a animação pode fazer, seja uma grande perseguição de trem, um castelo nos céus, o espírito da floresta procurando sua cabeça e acabando com tudo por onde passa, o banho de um rio poluído, etcs. Coisas que em filmes precisaria de um orçamento enorme e o uso constante (e artificial) dos efeitos especiais.

Fora o maravilhamento provocado em mim fico pensando no quanto os filmes de Miyazaki podem ser ótimos para as crianças. Seus filmes deveriam ter mais distribuição aqui no Brasil. É um estímulo a imaginação como há tempos nossas crianças não têm.

Miyazaki parece ser um Kurosawa da animação, inserindo um toque ocidental em suas aventuras, o que o faz diferente das animações japonesas mais enraizadas. E isso não o deixa menos mestre do que é. Que venha mais Miyazaki!



posted by RENATO DOHO 2:46 PM
. . .
Comments:


. . .