$29,99 O livro de Frédéric Beigbeder é uma crítica ácida e bem humorada ao mundo publicitário. Suas técnicas, o dia-a-dia de reuniões e gravações, as banalidades, as mulheres, as drogas, as viagens... A narrativa é ágil, com várias referências literárias e culturais, em certos momentos somos interrompidos para "comerciais", sua prosa lembra a de Bret Easton Ellis e pelo fato do autor ser um publicitário há mais autenticidade na auto-crítica. Também esse fato se torna evidente ao vermos durante o livro várias tiradas engraçadas, uma das marcantes é essa: "o que é um dia bem-sucedido em Miami? um terço patins, um terço ecstasy, um terço de masturbação". Ou como não gargalhar com Os Dez Mandamentos Do Criativo onde entre as leis sagradas temos: - a publicidade é a única profissão em que se é pago para fazer menos bem; - chegar sempre atrasado nas reuniões. Um criativo pontual não merece crédito; - a diferença entre um sênior e um júnior é que o sênior é mais bem pago e trabalha menos; - cultive o absenteísmo, chegue no escritório ao meio-dia, nunca responda quando lhe derem bom dia, tire três horas para almoçar, tenha o ramal sempre ocupado. Caso lhe façam a mínima censura, diga: "um criativo não tem horários, tem apenas prazos". A divisão de capítulos nos faz ir do íntimo (capítulo 1: EU) para o geral (último capítulo: ELES). O final do livro termina num delírio literário e visual, um final 2001 da publicidade hehehehe Uma semelhança com A Fogueira Das Vaidades de Tom Wolfe é que Beigbeder descreve e percebe que os publicitários têm a mesma atitude dos executivos de Wall Street nos anos 80, se considerando "senhores do universo" no que conseguem manipular e modificar os rumos da sociedade que vivem. Octave, o protagonista de $29,99 não está muito longe de Sherman McCoy, protagonista do livro de Wolfe. Só que agora parece que os senhores do universo não têm mais barreiras como os antigos, ainda encurralados e temerosos da realidade opressiva dos guetos das cidades grandes. Entrevista com Beigbeder e reportagem sobre o livro, aqui. posted by RENATO DOHO 3:07 PM . . . Comments: