RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, junho 03, 2003
Ted Bundy (Idem)

Filme que mostra a história do mais famoso psicopata dos EUA. Não conta sua vida, mas um recorte que é do momento que começa a matar até sua morte. Bundy matou dezenas (ou centenas não confirmadas) de mulheres e as atraia por ser bonito e charmoso, formado em direito e psicologia que tentava seguir a carreira política. O aspecto físico e comportamental são diferenciais de Bundy que se auto representou em tribunal e mesmo depois de preso tinha fãs pelo país, chegando a casar com uma mulher e ter um filho. Isso explica em parte a facilidade que tinha de atrair as vítimas, geralmente também usava gesso no braço para pedir ajuda. Sua vida social quase que o excluia de uma potencial lista de suspeitos, já que entre outras coisas até atendia pessoas num centro de atendimento aos suicidas, ajudando muitas pessoas.

O filme não tenta explicar os motivos que o levam a matar. Mesmo que esses motivos sejam obscuros o filme erra ao não dar um perfil adequado às vítimas, que geralmente eram mulheres brancas de cabelo longo, preto e repartido no meio. Em sua própria explicação Bundy culpava a mãe (que até a adolescência achava que era sua irmã), mas o perfil das vítimas lembrava muito sua namorada mais marcante que o deixou arrasado. Também não vemos o trabalho da polícia, o que não chega a ser uma perda, pois foi incompetente deixando Bundy agir livremente durante anos e deixando escapá-lo duas vezes.

O filme serve de introdução, mas como não chega a ser muito fiel a certos acontecimentos não entusiasma. Quando sabemos o que ele fazia com suas vítimas o filme não chega nem perto na violência. Um bom perfil está no livro Serial Killer da Ilana Casoy. Há um outro filme que dizem ser mais fiel, com Mark Harmon interpretando Bundy.


posted by RENATO DOHO 10:30 AM
. . .
Comments:


. . .