RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, agosto 06, 2003
Desafio Do Destino (The Rookie)

Filme bem feito, modesto e com emoção. Poderia ser apenas mais um filme de beisebol, mas vê-se a preocupação de se mostrar mais as relações familiares. Isso não deixa que o filme mostre bastante beisebol, até para quem não conhece muito do esporte no final já se familiariza com a coisa. Dennis Quaid está bem na história real de um professor de ciências que vai tentar na meia idade ir para a liga profissional devido a uma aposta com seu grupo de alunos. Rachel Griffiths faz a esposa de Dennis, linda da sua maneira ela ajuda na construção desse relacionamento familiar, para que fique verdadeiro. O grupo de coadjuvantes seja dos jovens da escola, passando pelas crianças, o pai de Dennis (Brian Cox, muito bem) e chegando ao grupo de velhos da cidade consegue bons desempenhos.

A direção é de John Lee Hancock, vindo de seriados e roteirista de Um Mundo Perfeito de Clint Eastwood. Ele se mostra cuidadoso com os planos e condução da narrativa que vai no seu próprio andar, sem atropelar as coisas. O filme claramente mostra duas histórias, enquanto muitos filmes levariam todo o filme para mostrar a primeira metade da trama este começa outra história do meio para o fim e isso não enfraquece em nada o conjunto.

O final é tocante, chegando às lágrimas, mas sendo coerente com os personagens, não forçando a barra numa situação final (que não falo para não estragar) o que em outros filmes creio que seria o momento exato para isso, desfigurando a personalidade dos personagens.

A parceria do diretor com Dennis parece ter dado bons frutos, o filme foi bem nas bilheterias americanas, se mantendo estável por várias semanas, se não nas primeiras posições tampouco nas últimas. Eles estão juntos de novo para o filme The Alamo a ser lançado.

No dvd extras que mostram um pouco da história real do personagem principal, cenas deletadas comentadas pelo diretor e um aúdio em que o diretor e Dennis comentam o filme todo. Tudo legendado.


posted by RENATO DOHO 1:39 PM
. . .
Comments:


. . .