RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, setembro 02, 2003
Cenas Do Crime (Scenes Of The Crime)

Uma surpresa. Peguei este filme apenas por causa do Jeff Bridges e não esperava muita coisa, não sabia nada do filme e pela capa parecia algo de investigação com um parceiro mais jovem. Nada disso! Foi ficando envolvente e a trama é outra coisa. O espectador vai montando o que está acontecendo e percebe que o filme inteiro vai ser uma só situação: um seqüestro e as negociações entre dois mafiosos. No meio disso um motorista que pensa ser o Bullitt (com o Steven McQueen), alguns capangas, proprietários de uma lanchonete, pintores de janelas, etcs. Quase tudo passado numa rua em pleno dia. Lembra muito David Mamet no jogo entre os participantes, nos diálogos e situações criadas.

O elenco é cheio de gente conhecida: Jeff Bridges, Jon Abrahams (de Todo Mundo Em Pânico e recentemente em Boston Public), Mädchen Amick, Noah Wyle (está ótimo, incorporando muito bem a persona de um capanga, bem diferente de sua imagem de médico em E.R., talvez o personagem mais interessante do filme; seria legal se Noah explorasse mais esse lado seu em outros filmes), R. Lee Ermey (o para sempre lembrado instrutor de Nascido Para Matar), Henry Rollins e até outros cujos nomes não são reconhecidos mas as caras são bem familiares como Peter Greene (que sempre faz papel de vilão, se possível drogado), Bob Gunton (outro famoso vilão, mais lembrado como o diretor do hospital em Patch Adams), Dominic Purcell (quase uma ponta, mas fácil reconhecer ser ele o protagonista da série John Doe) e Justin Louis (fazendo atualmente a série Hidden Hills). E quase todos foram bem construídos a ponto de lembrarmos de cada um (e dos desconhecidos também como Brian Goodman, um dos mafiosos) tempos depois de assistir o filme.

É um filme modesto, com boas viradas de trama e um estilo viril ao retratar essa situação, bem masculina. É difícil achar um filme desse gênero bem construído assim atualmente, tentando lembrar de alguns recentes aí percebi o porque do filme ter esse jeitão: um dos produtores é Rod Lurie, diretor dos ótimos Minutos Extremos (Deterrence), A Conspiração (The Contender) e A Última Fortaleza (The Last Castle), filmes que têm vários pontos em comum com essa produção. Ainda mais Minutos Extremos e Última Fortaleza que se passam quase que num cenário só e com o foco voltado ao universo masculino (da política e do presídio).

Dá vontade rever.

Somos avisados logo no início, mas só no final é que relembramos surpresos que é baseado num fato real (coisa que quero saber mais).

Vale ver, sem saber muito do que exatamente o filme fala.


posted by RENATO DOHO 1:19 AM
. . .
Comments:


. . .