RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, setembro 06, 2003
Hero (Ying Xiong)

Extraordinário filme de Zhang Yimou. Não preciso dizer que o visual deste filme é algo impressionante, seja no uso de cores quanto nas manobras de massas. Muitas vezes parece que o filme é o registro mais próximo de um anime já visto. As lutas não são lutas, Yimou filmou de outro modo que só vendo mesmo.

A história é por meio de vários flashbacks. Que elenco! Jet Li, Tony Leung, Maggie Cheung e Zhang Ziyi (fora o rei que esqueci o nome e Donnie Yen no começo). A trilha de Tan Dun lembra a de O Tigre E O Dragão nas cenas de luta, mas sabe diferenciar. Aliás o filme pode lembrar o de Ang Lee, mas acho a abordagem bem diferente (a fisicalidade de Lee é mais evidente, enquanto a espiritualidade de Yimou parece sobressair) e também o lado oriental é bem mais carregado aqui (Yimou é bem mais nativo que Lee) na trama com vários comportamentos, códigos e éticas bem orientais.

Não vou estragar as coisas falando demais no filme, mas como não falar da luta entre Maggie e Zhang por entre folhas e árvores? Ou as cortinas do palácio? Ou a execução em 10 passos? Ou...

Preciso rever isso em cinema! É filme para ser visto em todo esplendor da tela grande!

Um defeito é que achei o filme curto, queria muito mais! Vou ter que esperar pela versão extendida a ser lançada no futuro.



posted by RENATO DOHO 8:07 PM
. . .
Comments:


. . .