RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, novembro 27, 2003
Assassina Por Natureza (The Job)

Primeiro filme de Kenny Golde que é especializado em perfis de personalidades para a tv. É um filme bem feito e barato, mesmo que não tenha nada de novo. A história fala de uma assassina profissional envolvida num trabalho que vai lhe trazer dúvidas existenciais após saber que está grávida e vai acabar entrando na confusão um novo amor na figura de um ex-padre e um casal de bandidos amadores onde a moça também está grávida. O destaque é a interpretação da dupla de atrizes Daryl Hannah e Dominique Swain. Daryl como a assassina está diferente do usual (mas não sei exatamente como é esse usual já que pouco acompanho sua carreira), com um visual acabado e deprê, o máximo que ela chega de querer ser a Elektra das telas (ou uma Nikita) e consegue boa interpretação; parece até que treinava para fazer a assassina de Kill Bill. Dominique está bem como uma histéria grávida, também bem acabada. Brad Renfro é outro acabado do filme, aliás é o tom geral dos personagens (tirando o ex-padre), todos bem fudidos e que vão ficando mais e mais no decorrer da trama. A questão do aborto é até focada com atenção e não só mais um passo para a narrativa. O passado da assassina é bem clichê (meio Marnie). SPOILERS => Fica a questão no final: aquela tomada final é um sonho ou a realidade? Ela morreu e está num "paraíso" ou sobreviveu e está bem? Se está bem porque só aparece ela sozinha e não ela com o companheiro? Creio que é mais questão de mal realização do que intenção de ser ambíguo.

No dvd 16 minutos de bastidores onde dá pra se perceber melhor a prótese de dedo que a Daryl tem (ela não tem um dedo e esconde isso nas fotos, mas usa prótese). O making of é cru, isto é, cenas aleatórias das filmagens com som ambiente e tudo mais, o que até acho mais interessante do que aqueles todos produzidos e montados porque perdem o clima do set (geralmente monótono) e de como é a direção do filme, gostaria de ver mais bastidores assim de cineastas que admiro para ver o processo de trabalho que em making ofs profissionais não aparecem, suas formas de lidarem com a equipe técnica e os atores.


posted by RENATO DOHO 12:01 AM
. . .
Comments:


. . .