RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, dezembro 14, 2003
As Regras Da Atração (The Rules Of Attraction)

Roger Avary adaptou para as telas o romance de Bret Easton Ellis. Se bem ou não como posso saber se ainda não li o livro (mas tenho e quero ler)? Mas virou um filme bem legal sobre universitários, com uma constante manipulação do tempo, e várias coisas criativas da direçaõ que ajudam o filme e não são apenas artifícios. James Van Der Beek destrói com competência sua imagem de bom moço vinda com o sucesso da série Dawson's Creek, talvez seja sua primeira grande atuação em sua carreira. Shannyn Sossamon como sua paixão é uma escolha acertada, ficamos encantados e tão desesperados por uma salvação vinda dela como o protagonista. Ian Somerhalder completa a trinca principal e está bem como o personagem gay e tem tanta complexidade quanto o protagonista.

O filme mais do que tratar de universitários fala do estágio desses personagens em busca de um sentido maior para suas vidas e os caminhos tortuosos que tomam para chegarem num melhor esclarecimento. Parece que o filme teria 2 horas e 30 minutos, mas teve que ser diminuído (para horror de Bret Easton); seria interessante saber o que foi cortado pois o filme tem uma parte que eu acho que seria perfeitamente dispensável e trata do encontro do personagem de Ian com sua mãe (apesar de que rende uma cena engraçada ao som de George Michael com um outro ator). Acho que o foco teria que ser mais concentrado em James e Shannyn. Mesmo apesar dessa "barriga" e alguns outros pontos negativos (de coisas que faltam, mas que podem ter ficado na sala de montagem) é um ótimo filme.

Nos extras do dvd entrevistas mostram que Avary era muito fã do livro, que leu quando estava na universidade e achou o livro o mais realista sobre como é estar numa universidade, já que via na sua própria experiência semelhanças com as situações e personagens do livro. Desde lá que fez a adaptação mesmo sem ter os direitos do livro, pois tinha certeza que ele é que acabaria fazendo o filme. Há um especial do canal Sundance que detalha a realização de uma cena em particular de tela dividida (foi ótimo porque eu queria saber como tinha sido feita).

Avary está fazendo a adaptação de Glamorama, outro livro de Bret Easton, vai virar o adaptador oficial de Bret? As outras adaptações mesmo não sendo ótimas não acho que sejam ruins: Abaixo De Zero e Psicopata Americano, mas falo isso sem ter lido os livros, apenas como filmes. Psicopata numa revisão achei até melhor de quando eu vi pela primeira vez.

O Apanhador De Sonhos (Dreamcatcher)

Esse filme foi surrado quando passou nos cinemas, não sei se foi um fracasso mas de críticas foi quase arrasado. Teve uns defensores (lembro que o Valente na
Contracampo elogiou), mas poucos. Bom, como acompanho a carreira do Lawrence Kasdan eu tinha que conferir e não é que achei a coisa legal? hehehe Veja bem, tem umas coisas ridículas a partir de certo ponto (o começo é bom, sem dúvida nenhuma, até quem não gostou do filme acha o início bom), mas se entrar no espírito da coisa dá para se divertir e ficar tenso em várias ocasiões. Talvez o que estrague é uma maldição do Stephen King que poucos diretores conseguem se livrar que é a parte final ser bem fraca, de revelar demais o que antes era misterioso, escancarar e explorar algo que era sutil. It, Fenda No Tempo, Rose Red, Storm Of The Century e outros tinham que ter um desfecho "espetacular" que geralmente se reduz a muitos efeitos (podres) e um overacting geral do elenco.

Damian Lewis consegue ser o melhor ator do grupo no filme, sua atuação dupla se sustenta só em sua interpretação, não em efeitos e fica plausível. Donnie Wahlberg impressiona pela transformação física, só fui lembrar que era ele nos créditos finais; está se especializando em sujeitos estranhos (em O Sexto Sentido fazia um). A cena no banheiro fica na memória e é uma das melhores do filme. Há várias coisas interessantes no filme: a forma como se mostra a mente do protagonista e sua interação com o mundo real, o flashback da adolescência dos personagens (bem Conta Comigo) e a criatura nojenta (lembrando os monstros de Fenda No Tempo). Já a parte paranormal é bem "over the top" e entra na parte ridícula da coisa (mas que pode ser tolerada se a pessoa entrar na brincadeira). O final parece querer mostrar o quanto aquilo é uma piada (intencional ou não? já que o final foi refeito e era bem mais tradicional e emotivo).

Voltando ao Kasdan: foi uma mudança curiosa essa na sua carreira, mas nada que estrague reputações, ele mostra ainda grande competência durante o filme na condução das cenas, mas talvez seja bom ele se afastar um pouco de livros do Stephen King hehehehe

Rudy - A História De Rudolph Giuliani (Rudy - The Rudy Giuliani Story)

Direto ao ponto: telefilme feito para ir na cola da popularidade alcançada por Giuliani após 11/09 (onde virou quase um herói de NY). Dito isso dá pra se notar que os fatos passam bem rápido ao se contar a trajetória dele de procurador à prefeito. É um personagem grandioso e fascinante pela história que poderia merecer um tratamento melhor nas telas. É quase um filme celebração, o que é estranho vindo de um prefeito que era extremamente criticado pela política de tolerância zero com os crimes e tinha muitas outras contradições. Até a infidelidade dele é vista com olhos carinhosos. Mesmo assim o telefilme não é puxa saco demais, pois nem dava devido aos fatos de sua vida. James Wood é até parecido com o verdadeiro Giuliani. Penelope Ann Miller faz sua esposa e Michelle Nolden se revelou uma bela atriz fazendo a forte secretária de comunicações do prefeito. A trama passa por 11/09 e retoma sua vida a partir do cargo de procurador, vai até seu divórcio e a batalha contra um câncer de próstata. A duração é curta e há vários trechos de gravações reais dos acontecimentos. O diretor Robert Dornhelm parece ser especialista em telefilmes sobre pessoais reais ou fatos reais, fez filmes sobre Anne Frank, Robert Kennedy, a esposa de Lee Harvey Oswald, Spartacus, um atentado numa igreja negra num estado sulista...

Quem sabe não fazem um filme no futuro que explore melhor o personagem (agora) histórico? Mas o que está aí não deixa de valer uma espiada para saber os fatos mais relevantes para quem nunca soube dele.

posted by RENATO DOHO 1:48 AM
. . .
Comments:


. . .