RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, abril 18, 2004
Amor & Morte (Love And Death On Long Island)



Este filme é de 1997 e desde aquela época fiquei com vontade de vê-lo, mesmo sem saber exatamente do que se tratava, pra mim era o trabalho "sério" do Jason Priestley. O filme não teve repercussão e só chegou em dvd agora por aqui.

Ao menos o filme não decepcionou. É um belo filme, pequeno, bem feito, dirigido por Richard Kwietniowski, cujo roteiro foi baseado no livro de Gilbert Adair (crítico e também roteirista do novo filme de Bernardo Bertolucci, The Dreamers). John Hurt está ótimo, uma sensível interpretação.

Pode-se dizer que o filme seria um Morte Em Veneza pop e lembre Deuses E Monstros. Um escritor viúvo, Giles De'Ath, vivendo fora de sua época (as novidades do mundo moderno são estranhas para ele) acaba vendo sem querer no cinema (que ele vai raramente) um filme adolescente bem comercial e grosseiro, só que antes de ir embora indignado fica magnetizado pela imagem de um dos jovens atores (Priestley) e passa a ficar obsessivo pelo ator. Tanto que vai da Inglaterra para os EUA, para a cidade onde o ator mora, encontra a noiva do jovem e através dela que vem a conhecer pessoalmente o objeto de sua obsessão.

A forma como Hurt se envolve com o ator e como ele vai levando a relação é o ponto alto do filme. Talvez o filme pudesse aprofundar certas questões: os intuitos da arte, a percepção européia e americana, a amizade pelo viés da paixão platônica, a criação, a inspiração, etcs, mas não parece que seja a intenção dos realizadores. Como ficou continua um belo e pequeno filme, com um andamento próprio e um tocante final.

É de pensar como uma paixão homossexual é muito mais dramática platonicamente (na arte, não sei na vida real) do que uma hetero, ainda mais nos dias de hoje, pois existe a impossibilidade da relação caso um dos lados não ser homossexual, enquanto na hetero sempre há a ínfima esperança que pode-se dar certo caso haja persistência. Será que no futuro os filmes românticos mudarão radicalmente?

Kwietniowski estreou com esse filme depois de vários curtas e o seu filme seguinte também não é conhecido, Owning Mahowny.

"There's nothing more solitary than an artist's life. One yearns for solace without quite knowing where to look for it'' - Giles De'Ath


posted by RENATO DOHO 8:58 PM
. . .
Comments:


. . .