RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, abril 21, 2004
As Invasões Bárbaras (Les Invasions Barbares)

O tão criticado filme só fui ver agora, em dvd. Depois que vi comecei a achar que tanto os que criticaram quanto os que elogiaram se pautaram pelas ideologias pessoais, se o filme ofende uma parte é quem vai criticar, se confirma algo para outra parte é quem vai elogiar. Bom, isso é só suposição. Como não tenho uma ideologia clara o filme não soou tão ruim e nem tão bom quanto falaram.

É um filme de acerto de contas do Denys Arcand, da morte dos ideais que acreditava, da desilusão, pegando a geração 60/70 e a criticando. Óbvio que isso irrita quem não acredita em tais afirmações, que tudo foi em vão e era vazio (fica parecendo que aquele grupo só falava da boca pra fora e se resumia ao sexo e drogas) e de certa forma confirma os preconceitos do pessoal que vê essa geração negativamente.

O filme lembra Adeus Lênin na forma como o filho faz tudo para confortar o pai, tudo baseado no dinheiro (o pior recurso foi o pagamento para os ex-alunos do pai apenas para mostrar que a profissão do pai não modificou ninguém, era um professor descartável). Impressiona a facilidade moral e prática com que todos encaram a falta de ética, o suborno por um quarto isolado, o suborno dos funcionários, o uso de heroína (pelos policiais, traficante, os amigos do pai, o pai, a enfermeira, o filho, enfim, todos), a eutanásia, etcs. O que é um fato positivo parece mostrar mais é preguiça em desenvolver algo.

A amizade do grupo e a não caracterização maniqueísta do pai e filho são pontos positivos. Soa sincera a amizade e tanto o pai quanto o filho podiam cair em clichês do pai cabeça dura ideólogo e do filho capitalista insensível, os dois mostram lados bons e maus.

O uso de fades constantes parece estruturar o filme como episódio e efêmero (recurso estranho que mais uma vez soa como preguiça em desenvolver cenas).

Fora isso ao menos há uma bonita canção de Françoise Hardy ao final, L'Amitie.


posted by RENATO DOHO 10:56 PM
. . .
Comments:


. . .