RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, agosto 20, 2004
Atalho Para O Inferno (Short Cut To Hell)

Primeira e única experiência de James Cagney na direção. Seria o filme ideal para o próprio ter atuado, assim o protagonista, que faz um assassino frio enganado por poderosos que parte para a vingança, teria mais empatia com o espectador. O ator escolhido é mais jovem e presunçoso, impossibilitando que tenhamos qualquer simpatia por ele e por isso não levarmos muito a sério (ou tentarmos entender) a simpatia que ele desperta numa jovem atriz. Esse miscasting que prejudica todo o filme.

Os Assassinos (The Killers)

Baseado num conto de Ernest Hemingway é a primeira versão, feita por Robert Siodmak. Quase 20 anos depois Don Siegel realizaria outra versão. Aqui a estrutura lembra Cidadão Kane com um agente de seguros querendo decifrar a morte de um simples frentista de um posto de gasolina de uma cidadezinha do interior por dois assassinos profissionais. Burt Lancaster é o frentista que vai ter sua trajetória relembrada por várias pessoas. A presença de Ava Gardner é luminosa (com certeza uma das mais belas mulheres da história do cinema), como uma típica femme fatale. Aos poucos vamos entendendo a trama e as atitudes dos personagens.

A Capital Do Poder (Capital City)

Um projeto com poucas informações disponíveis. Supostamente é o piloto de uma série que Rod Lurie (A Conspiração) escreveu e produziu para a Dreamworks onde acompanhamos uma jovem entrando nos meandros do poder em Washington. Seu entusiasmo e inteligência farão com que não fique apenas como assistente de um poderoso deputado. Este piloto não vingou numa série, mas idéias, alguns atores e até nomes de personagens foram reaproveitados na série Line Of Fire com a mesma atriz principal (Leslie Bibb) sendo agora uma jovem agente do FBI enfrentando um chefão mafioso local. O fracassado piloto é muito interessante, ainda mais para quem gosta de ver os bastidores da política, com bom elenco (Tom Berenger, David Paymer, Peter Fonda, Kyle Chandler, Peter Horton, Mary Steenburgen, etcs) e uma trama que daria muitas histórias. O filme termina num ponto crucial, onde ficamos com vontade imensa de querer ver mais. Além disso as histórias não fecham, mas dava pra perceber o potencial de certos coadjuvantes, certas futuras tramas... Uma pena que não veremos o desfecho das coisas, mas como está fica até um final instigante.

Lurie aprecia essas histórias políticas, todos os seus filmes lidam com isso, até o em primeira instância distante A Última Fortaleza. Bibb, pelo que eu saiba, fez seu primeiro papel como adulta, já que ficou famosa como adolescente na recente série Popular. Ela se mostrou carismática, mostrou que pode interpretar pessoas mais de acordo com sua idade com muita simpatia e inteligência. Seu personagem no filme é ótimo e teria muito a que ser desenvolvido por pequenas pistas de seu passado. Quem sabe a série Line Of Fire (que só durou 13 episódios lá fora) não passe por aqui para conferirmos?

UPDATE: o AXN vai exibir Line Of Fire em Setembro!

2002 – Exterminadores Do Além (2002)

Uma salada de gêneros conduzida por Wilson Yip. Mistura caçadores de fantasmas com filme policial, dramalhão romântico, lutas marciais, humor ingênuo, papos de reencarnação... Melhor nem tentar explicar a trama. Os gêneros mudam de uma hora pra outra. A história do jovem que se apaixona por uma jovem em coma lembra até Fale Com Ela. Outros momentos lembram O Sexto Sentido. A bela Danielle Graham estréia nas telas (metade chinesa, metade irlandesa), depois fez apenas o clipe do Dj Shadow dirigido por Wong Kar Wai. Há quem vá achar a salada indigesta, com os efeitos exagerados, a pieguice dos dramas, a lógica ilógica da trama, mas quem não ligar para a mistura vai encontrar uma bela diversão com momentos dramáticos.


posted by RENATO DOHO 9:44 AM
. . .
Comments:


. . .