RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, outubro 10, 2004
Festival Do Rio (resumo)

Dífícil colocar em categorias os filmes do festival pois há poucas certezas, muito interesse e reações e expectativas variadas. Então talvez apenas Leone seja no nível máximo enquanto os outros podem mudar com o tempo suas classificações. Por exemplo, há coisas bem legais no filme da Asia Argento e não sei se acho o filme ótimo ou bom. O do Almodóvar como é bem diferente do que imaginava causou uma reação estranha. Steamboy pela expectativa frustrou um pouco, mas seria até um ótimo filme. E Undertow que achei o mais fraco não é realmente fraco, há muitas coisas legais lá (como a forma de filmar típica dos anos 70) embaladas numa história tão repisada que não me motivou em nada. A categoria mais evidente para mim é a de excelentes, já que estes escolhidos é que me fizeram ficar maravilhado na platéia por todo o filme (os demais aqui e ali temos cenas deste impacto).

Em ordem alfabética:

Excelentes

Família Rodante (Familia Rodante)
House Of Flying Daggers
Três Homens Em Conflito (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo)
Zatoichi (Idem)

Ótimos

Água Viva (Akarui Mirai)
Bens Confiscados
Hora De Voltar (Garden State)
Mal Dos Trópicos (Sud Pralad)
Ninguém Pode Saber (Dare Mo Shiranai)
O Coração É Traiçoeiro Acima De Todas As Coisas (The Heart Is Deceitful Above All Things)
O Operário (The Machinist)

Bons

29 Palms
Má Educação (La Mala Educación)
Metallica – A Música E O Monstro (Metallica – Some Kind Of Monster)
Nossa Música (Notre Musique)
Steamboy (Idem)

Regulares

Coffee And Cigarettes
O Jogador De Cartas (Il Cartaio)

Fracos

Undertow

Perdidos

Horários, datas e locais impediram que visse estes que espero que passem em São Paulo:

Agente Triplo
Anatomia Do Inferno
A Corporação
Dogora
Getting The Man's Foot Outta Your Basdassss!
O Intruso
Santa Menina
Saved!
Tarnation

Tirando os Leones, claro.

Este ano foi uma escolha direcionada aos cineastas, quem eu conhecia e gostava eu marcava para conferir o novo trabalho. Os que fogem deste padrão são Garden State que eu tinha curiosidade há tempos, o documentário da gravação de St. Anger e O Operário que apenas tinha visto o trailer. Tarnation, Saved e Dogora seriam do tipo que tradicionalmente eu veria mais pelo interesse do que pelos realizadores. Pouco quis saber de outros filmes, deve haver ótimos filmes que nem procurei querer conhecer já que geralmente faço isso na Mostra de São Paulo quando tenho pacotes de ingressos e há a necessidade de se procurar dentre centenas os filmes que mais interessam, pois uma parte já foi vista no Rio e outra parte o pacote cobre, sobrando ingressos que podem ser "apostados" em filmes desconhecidos.

Esse ano a legendagem eletrônica melhorou bastante, finalmente. Agora, a organização e o marketing ainda estão longe da ótima qualidade se comparados à Mostra SP. Que filmezinho de abertura era aquele?! E a imagem dos pés virou capa de catálogo, estampa de camisetas... (aliás, caríssimas, será que alguém comprou? em São Paulo o preço é mais em conta e a arte é geralmente de um cineasta convidado, dando um charme especial nos posters, capas de catálogos, camisetas, mochilas, postais, etcs). O Palácio entrando no circuito do Festival foi uma bela compensação com a perda do Estação Icaraí. E o Paço saiu, ainda bem.


posted by RENATO DOHO 1:03 AM
. . .
Comments:


. . .