RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, dezembro 20, 2004
Olhos De Vampa

Filme de Walter Rogério realizado em 1996 e que só agora pode ser visto (em dvd). Marco Ricca, por exemplo, estava começando ainda (pelo menos no cinema). É um ótimo filme sobre um assassino de mulheres que as mata chupando o sangue delas pela bunda. Apesar de ter coisas engraçadas não é uma comédia (mas algumas falas e algumas posições de mulheres mortas são hilárias). Curioso ver a conceituada Christiane Tricerri como uma das prováveis vítimas, ela é uma ótima atriz de teatro (já vi duas peças que ela atuou, escreveu e dirigiu) e não lembro dela participando de cinema. Logo em sua estréia faz uma gostosona que serve de isca pra polícia pra pegar o provável "vampiro". Ao mesmo tempo que achei inusitado tem tudo a ver se lembrar o personagem dela em Patty Diphusa, texto do Almodóvar. Ricca, sou fã e está muito bom, já o parceiro dele (entre outros) tem falas muito empostadas, como se decoradas, mas mesmo assim ajudam no clima irreal. Quanto mais o filme avança, mais ele fica surreal e melhor ele fica (o filme é curto, uns 76 minutos). Quem ver bem vai notar a bunda da Mari Alexandre numa cena (acho que também devia ser começo de carreira), é inconfundível hehehe E o vampiro? Perfeito!

Glauber O Filme, Labirinto Do Brasil

As imagens de arquivo são o que mais me atraíram para ver o documentário, já que foi tão criticado que não esperava muita coisa. Realmente, a produção parece um trabalho escolar ou um extra de dvd (mal realizado) do que uma produção para cinema. O labirinto de computação gráfica é tosco e poderia ser cortado. Algumas entrevistas são despojadas demais, com problemas na captação de som. Mas serve como intro ao Glauber para exibição em tv aberta ou algo institucional, quem não conhece seu trabalho vai ser guiado didaticamente pelos seus trabalhos. O personagem é tão fascinante que vamos acompanhando sem problemas a duração. Há uma ênfase no enterro dele (as cenas voltam durante todo o documentário) que parece que esse foi o momento mais marcante da vida do Glauber, o que é bizarro!

The Eye - A Herança (Jian Gui)

Terror dos irmãos Pang que lembra muito O Sexto Sentido misturado com Blink e À Primeira Vista. Uma jovem cega desde os dois anos recebe transplante de córnea e passa a enxergar, mas também passa a ver e entrar em contato com mortos. Há também algo com relação à doadora das córneas. Já que a ênfase é na visão há um trabalho maior no uso do foco, dos segundos planos, no enquadramento, etcs. Como no filme do Shyamalan há conceitos espíritas e um guia (o médico dela), mas acrescenta-se premonições ao enredo. Os momentos de tensão são bons mesmo para quem já saiba do que se trata. O filme pode ser visto como um aprendizado espiritual mais que um terror.

Coração Sem Lei (The Lawless Heart)

Produção inglesa que apesar de terna, nunca decola. São 3 histórias que partem de um mesmo ponto (então voltamos ao ponto inicial a cada meia hora pra uma nova história) falando de relacionamentos amorosos. O que mais gostei foi da primeira, do cara de meia idade que se encanta com uma mulher vivaz, mas como o filme não segue sua histórai e seus dilemas... Os outros dois, do gay que perdeu recentemente o amante e se envolve com uma mulher e do cuca fresca que se envolve com uma vendedora que teve um caso com seu amigo tempos atrás nunca chegam a envolver o espectador. Bill Nighy (o cantor em Simplesmente Amor) é o cara de meia idade e a cena dele recebendo um boquete no carro é ótima, pois é feita de um jeito que traição não se aplica (opa, tô soando como o Bill Clinton que disse que sexo oral não é traição hehe), foi mais um alívio, quase solitário.

São Francisco (Francesco)

Produção para a tv dirigida por Michele Soavi sobre a história de São Francisco De Assis. As outras produções sobre o santo não vi (Irmão Sol, Irmã Lua, um com o Mickey Rourke) para comparar, mas essa se mostra uma boa cine-bio com uma boa interpretação Raoul Bova (que vi pouco tempo atrás bem diferente em Sob O Sol De Toscana). Acho Francisco um personagem fascinante, também estava predisposto a gostar, mas o filme em si tem belos momentos, extremamente religiosos que podem irritar certas pessoas. Nunca fica certo se ele era apenas maluco ou santo já que ele é mostrado mais como um rebelde do que um curador ou homem que faz o bem. A bela Amélie Daure como Chiara (conhecida como Santa Clara) traz um pouco de romance impossível entre os dois. Não sei se a oração famosa de São Francisco De Assis foi criação dele, mas se foi senti falta no filme, há um trecho que encaixaria perfeito. Só faltou isso. Adoro a oração e seria tão bom que eu e todos mais ouvissem e praticassem mais essas palavras. Quis ouvir depois a bela versão que Sarah McLachlan fez para a oração, Prayer Of St. Francis. Coloquei pra vcs ouvirem,
aqui. Senha: D2002AF5

Lord make me an instrument of your peace,
Where there is hatred let me sow love
Where there is injury, pardon
Where there is doubt, faith
Where there is despair, hope
Where there is darkness, light
And where there is sadness, joy

O divine master grant that I may
Not so much seek to be consoled as to console
To be understood as to understand
To be loved as to love
For it is in giving that we receive
It is in pardoning that we are pardoned
And it's in dying that we are born to eternal life
Amen.

posted by RENATO DOHO 9:24 PM
. . .
Comments:


. . .