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"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, maio 30, 2005
A Vida Marinha Com Steve Zissou (The Life Aquatic With Steve Zissou)



Wes Anderson quando caiu nas graças da crítica (após entusiasmantes elogios de Martin Scorsese) já estava em seu segundo filme. A partir dali qualquer novo filme era bem recebido por suas curiosas combinações e estórias. Este novo não foge à regra. É anacrônico (ou nem isso, tem um tempo só dele), mesmo tendo um carinho pelos personagens é distante (ou frio de quiserem acusá-lo), tem composições de cena e de grupo que beiram o artificial (mais explicitamente no passeio lateral pelo navio) ou o anti-naturalismo. A estória desse "Jacques Costeau" já é inusitada (quem nesses tempos ia se virar para personagens assim?) e o fiapo de narrativa (que existe, mas nunca é levada à sério) é pretexto para mais uma história de pai e filho (ou filhos). É um filme que não se assume por inteiro, tem lances de comédia, algo de drama, uma aventura, um filme de turma, mas apenas em pequenas doses, sutil diriam alguns, indeciso / medroso diriam outros. Se não chego a ser admirador do trabalho de Anderson (mesmo não desgostando de nenhum de seus filmes) este é o que mais apreciei. Todos parecem estar se divertindo numa aparente super produção (que não sei se é verdade pois não há muitas coisas que justifiquem altos custos) entre amigos (vários rostos conhecidos de filmes anteriores). O personagem de Willem Dafoe é o mais interessante, pois ele também é alguém que não se assume, claramente com ciúmes do "filho" de Zissou, e efeminado em determinados momentos. Quando se espera que o drama se concentre em Zissou e na relação com o filho ou com a esposa o filme toma várias variantes (incluindo uma operação de resgate) e nunca explora demais esses personagens (e outros como a repórter que Cate Blanchett faz, ficando meio perdida do meio pro fim). Curioso que a inclusão de Seu Jorge no filme (na maioria das vezes cantando músicas do Bowie em português - lembrando o esteriótipo do brasileiro que só fica tocando e cantando, vide Zé Carioca) mostra mais (para as platéias daqui) o caráter indie do filme já que o cantor é o queridinho dessa turma (já para outras platéias talvez fique apenas a coisa do exótico). A questão da vingança e um sub-Moby Dick são resolvidas numa bela cena que pra mim é quase felliniano (o encontro com o temível tubarão). O fato de filmarem suas aventuras dá um tom metaliguistico para a turma do navio. O retrato dos piratas atuais me pareceu um pouco preconceituosa. A cena final da corrida da turma não poderia ser mais significativa: as diferenças se apagam (até o "mau" do Goldblum se junta), não vemos mais os personagens mas os atores se divertindo e cada um tem sua posição certa para que todos possam ser enquadrados pela câmera sem um entrar na frente do outro. Uma mistura de descontração com encenação, um quê de falso. Não me espantaria em ver reações contrárias ao filme e também reações entusiasmadas.


posted by RENATO DOHO 7:23 PM
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