RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, julho 06, 2005
Mater Dei

Como um filme pessimamente dirigido, cheio de coisas mal realizadas pode vir a ser interessante? De minha parte digo, o texto do Diogo Mainardi. Pra quem o acompanha e aprecia (não exatamente gosta ou concorda) é muito engraçado vê-lo colocar num roteiro várias situações que ele considera críticas. Colocando os dois protagonistas como Vinicius e Diogo, um cineasta e outro jornalista, tudo fica ainda mais engraçado. Diogo não se perdoa, é mostrado como um abastado que sempre está de pernas pro ar, na boa vida, enquanto tenta levantar o financiamento para um filme. É covarde, ambicioso, que faz tudo por dinheiro, não tem moral ou ética. Enfim, é uma auto-gozação hilária (que até se direciona um pouco para o irmão ao questionar se um filme ou carreira define sua existência). Creio que quem não gosta ou conhece o Diogo vai é se irritar com o filme, já que toda a trama e direção são meio risíveis. Eu achei bem divertido. O filme daqui a pouco vira cult, ficou em cartaz por dias há anos, nunca saiu em lugar algum e só agora teve duas míseras exibições no Canal Brasil.

Madagascar (Idem)

Visto por causa do atraso de outra sessão. Isso explica o fato de ter visto dublado, coisa que recuso. Pelas condições achei um belo passatempo, com uma história meio banal, mas com momentos engraçados e boa dublagem. Se o filme fosse nacional eu acharia com certeza que o leão foi baseado no Marcos Mion, aliás seria um belo dublador para o personagem. Tem tudo a ver pelo jeito e pelo visual. O aspecto da animalidade é inusitada num desenho, acho até complexa a questão do instinto que vem à tona, transformando um dos heróis em quase vilão. Muitas piadas são melhores apreciadas pelo público adulto (mas continuam engraçadas para o público infantil), uma das boas é a do Planeta Dos Macacos (sim, essa não é engraçada para as crianças, só eu ri no cinema).

Edu – Coração De Ouro

Segundo belo filme de Domingos Oliveira. O grande Paulo José faz um típico carioca, de vida mansa e mulherengo. Não chega a ter uma linha narrativa, a não ser a do tempo, "um dia na vida de". A participação de Leila Diniz é sempre impactante, é daquelas mulheres que arrasam o coração masculino e mudam para sempre a trajetória de uma vida (lembrei que recentemente até o Toquinho disse tem uma saudade imensa dela, a única que ele não sente a presença ao contrário de outros falecidos como Vinícius, Tom, Baden, etcs, como uma perda mesmo). O estilo é bem nouvelle vague, meio Truffaut (com os personagens e situações), meio Godard (na maneira de filmar).

Estigma Da Crueldade (The Bravados)

Ótimo western de Henry King com Gregory Peck. O que seria uma simples execução vira uma caçada que se transforma em uma atormentada jornada cristã. Notei que este ponto desagrada uma parcela do público, a auto-reflexão dos atos cometidos dá um tom amargo ao final quando a maioria sequer pensaria sobre eles. Acho isso um dos aspectos positivos do filme. Os não cristãos podem achar besteira. A igreja tem uma importância neste filme tanto narrativamente (a missa que toda a cidade vai é a oportunidade única da fuga dos presos ou o padre direciona a mocinha para o encontro com o protagonista) quanto moralmente (tanto com relação aos presos quanto ao caçador). O filme não se furta a esconder um estupro (e outro, só dito).


posted by RENATO DOHO 9:23 AM
. . .
Comments:


. . .