RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, dezembro 06, 2005
News



Foi ótimo o show do Pearl Jam em São Paulo, no sábado passado.

Finalmente achei Os Vagabundos Iluminados do Jack Kerouac da coleção pocket da L&PM. Queria que fosse esse o primeiro livro do Kerouac a ser lido (ao invés do clássico On The Road).



Mesmo sendo no português de Portugal (no texto não há problemas, só os títulos dos filmes às vezes que são diferentes) não tem como não achar excelente a edição da Taschen do John Ford, A Filmografia Completa. Encadernação muito boa, fotos excelentes e o texto é de Scott Eyman. Creio que as edições de outros cineastas estejam no mesmo nível. Coisa pra se guardar mesmo. Só avisando que os livros em português têm o A na capa, os que estão em espanhol só trazem Filmografia Completa na capa (é que muitas vezes os livros estão plastificados e não podem ser conferidos de imediato).





Até que achei bom o Guia De Dvd 2006 do Rubens Ewald Filho. Lembra os guias de vídeo da década de 80 que eu comprava e lia (e foram úteis). Mesmo hoje acho prático ter um guia assim à mão, pois ainda não se tem internet (melhor dizendo, eu não tenho) na palma da mão, podendo acessar em qualquer lugar, qualquer hora. As fichas técnicas acrescentam agora o formato de tela, os aúdios, legendas e duração, fora o tradicional (elenco, diretor, sinopse, cotação). Há ainda os comentários, bem maiores que as sinopses (ainda bem), destacando extras (quando existem). Caixas de seriados também estão no guia. Nos agradecimentos estão Otávio Moulin e Heráclito Maia. São mais de 1200 dvds no guia. O preço é bom (563 páginas, 20 reais).



Saindo o primeiro livro da Contracampo, Cinema Brasileiro 1995-2005 - Ensaios Sobre Uma Década. Organizado pelo amigo Daniel Caetano o livro conta com artigos e entrevistas inéditas. Ainda não adquiri, mas tive em mãos e está ótimo (capa, encadernação, folha, os artigos e entrevistas em si). Mais informações (e como adquirir)
aqui. O lançamento do livro no Rio de Janeiro será no dia 07/12, quarta-feira, às 19hs, no Unibanco Arteplex, na Praia de Botafogo. Em São Paulo ocorrerá no dia 16/12, às 19hs, no CineSesc, na Rua Augusta.

Celeste & Estrela

Divertido filme de Betse De Paula falando dos bastidores do cinema nacional. Gira em torno da relação entre um cara que se apaixona por uma cineasta iniciante e com ela tenta fazer um filme. Todo o processo de capitação de recursos é criticado levemente, com bom humor. Tem algo nos filmes da Betse que gosto mesmo vendo as falhas evidentes: algo no ritmo meio irregular ou algumas cenas meio encenadas demais. E mesmo assim passa algo de espontâneo (!). Lembro da cena em O Casamento De Louise em que Dira Paes canta uma canção com as crianças, a cena é meio ridícula, a canção constrangedora (do Carlinhos Brown) e mesmo assim passa algo de bom no meio disso. Ainda não consigo decifrar esse lance, mas se repete aqui neste filme. Dira Paes novamente está muito bem passando aquela ingenuidade apaixonante e meio desligada de uma cineasta iniciante. As brincadeiras e críticas que rolam com relação ao cinema nacional talvez sejam mais apreciadas por quem conhece o meio do que o público comum. O filme feito em 2002 só agora chega aos cinemas paulistas e provavelmente sairá de cartaz rapidamente. Por isso melhor ver logo.

posted by RENATO DOHO 2:45 PM
. . .
Comments:


. . .