RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, março 01, 2006
Pós Carnaval

Sem muitos comentários (porque realmente apenas um ou dois eu gostaria de escrever mais sobre, mas não o farei) eis o que vi no feriado pela ordem de preferência:

Johnny & June (Walk The Line) ****

Que emocionante! Chorei em dois momentos. Tanto as atuações como a direção dão o tom exato dessa história de amor (ao contrário do que pensam o filme é realmente mais sobre Johnny e June que sobre a lenda de Cash, essa ainda merece um filme mais longo e que aborde um período maior de sua vida).

Ponto Final (Match Point) ***1/2

Um Allen acima da média do que vinha fazendo auxiliado pela Scarlett Johansson (o filme perderia caso não tivesse esse carga sensual da atriz). Tem vários defeitos, inclusive uma virada de personagem por demais forçada e falsa e quase estraga tudo perto do final, mas corrige a tempo.

UPDATE: uma coisa que percebi bastante no filme e esqueci de falar aqui - como todos os personagens são irritantes, acho que de propósito, mas tudo o que fazem é extremamente vazio (ópera, livros, tênis, galerias, caça, decoração, bolsa de valores, cinema, comida, bebida, etcs) mesmo que aqui e ali haja algo de bom eles conseguem transformar em algo burguês e totalmente sem gosto, incluindo o papo sobre a situação do mundo. O que não deixa de ser engraçado pois é um universo que Allen vive. E mais engraçado ainda é irem ver Diários De Motocicleta, típica escolha daquela classe de pessoas (o que o público do Espaço Unibanco sente ao ver o filme de Allen lá? será que percebem a crítica?).

Syriana – A Indústria Do Petróleo (Syriana) ***1/2

Que ótimo thriller como há tempos não via e não me empolgava. Há de se perdoar a ingenuidade do personagem do Clooney em dois momentos chaves (afinal ele é um agente de experiência, não faria certas coisas) mas isso é o de menos. O filme poderia até ser uma minissérie para abordar com mais profundidade certas histórias e personagens, pois resumidas em duas horas jogam muitas informações que podem dispersar o público médio.

O Segredo De Brokeback Mountain (Brokeback Mountain) ***

Não achei nada demais no tão badalado filme. Segue meio que o estilo Ang Lee de outros filmes, deixando aquela sensação mais de morno do que frio ou quente. Há uns clichezões que não esperava (incluindo a manjada cena de sexo com a esposa com a posição sexual que nos remete ao amante - lembrei de América Do Medo onde o protagonista só consegue transar assim com a esposa após sair da prisão já que era assim que se acostumou lá) principalmente em ações dos personagens. Os atores não estão lá grande coisa (e Michele Williams inclusive tinha cenas melhores em Dawson's Creek). Uma surpresa foi ver mais bom humor do que esperaria. Agora entendo porque é favorito ao Oscar e está tendo boa bilheteria.

A Dama De Honra (La Demoiselle D’Honneur) ***

Um Chabrol que lembrou demais o Ripley da Patricia Highsmith, não sei explicar racionalmente por que. Essas personagens borderline que vão se mostrando mais e mais conforme a narrativa anda não causam mais grandes surpresas.

Boa Noite E Boa Sorte (Good Night, And Good Luck) **1/2

A não ser pela interpretação de David Strathairn o filme não diz muito a que veio, além de parecer curto demais. Faltou explorar mais tanto o personagem quanto a história retratada, ficou parecendo mais um flashback rápido.

Capote (Idem) **

Pra quem conhece a história de À Sangue Frio o filme enrola até demais em algo já sabido, fora que quase que se sustenta apenas na performance de Philip Seymour Hoffman que não chega a ser exatamente muito boa. A se destacar os planos mais longos que se detém nos rostos dos atores. Catherine Keener está bem.

Acrescento que algo indicativo ocorreu nas sessões dos três últimos: senti sono. E isso não pelas condições (logo anterior ou posteriormente vi os outros filmes que não causaram sono) mas sim pelos filmes que além de tudo eram mais curtos que o resto (90 minutos na média).

Entre algumas aquisições destaco ter conseguido a trilha de Lavoura Arcaica e o cd 1959 Milano Sessions do Chet Baker por 6 reais cada, Spartacus duplo por 19,90 (Fnac) e Cruzada duplo por 29,90 (Blockbuster). Fora Meu Ódio Será Sua Herança duplo, só que no preço normal mesmo.


posted by RENATO DOHO 8:20 AM
. . .
Comments:


. . .