RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, junho 20, 2006
3x Penn



Três filmes maravilhosos, os três primeiros da carreira de Arthur Penn.

Um De Nós Morrerá (The Left Handed Gun) ••••

Ótima estréia de Penn na direção trabalhando a lendária vida de Billy The Kid. Baseado na peça de Gore Vidal. A narrativa segue em linhas gerais a biografia de Kid a partir da acolhida dele por um fazendeiro e sua morte que vai gerar todo a confusão que resulta em Pat Garrett o perseguindo. Paul Newman transforma o personagem num Hamlet caubói, em busca de vingança, atormentado, beirando à loucura e autodestrutivo. Há passagens que podemos ver em outros filmes sobre o personagem e são tão parecidos que parece ter sido exatamente assim que ocorreu na vida real. O personagem do escritor seria reutilizado em Os Imperdoáveis que inclusive tem esse mesmo enfoque de desmistificação do western como território lendário. Penn, no documentário de Scorsese (um fã do filme) sobre cinema americano, revela que há uma cena cortada onde após o escritor ser rechaçado por Kid ele entra num bar e bebe muito, como se tivesse sido abandonado por um grande amor.

O Milagre De Anne Sullivan (The Miracle Worker) ••••

Segundo filme de Penn onde ele novamente se firma numa peça, dessa vez de William Gibson, sobre a famosa Anne Sullivan que já teve muitos filmes baseados em seu trabalho com a surda-muda Helen Keller. O trabalho de Anne Bancroft e Patty Duke é impressionante. Fui saber depois que as duas já eram experientes na peça, atuavam nos mesmos papéis na Broadway (Penn bateu o pé por Bancroft quando o estúdio queria estrelas mais famosas). As duas ganharam o Oscar. Penn trabalha ainda melhor a transposição de algo teatral para o meio cinematográfico. As fusões e os breves flashbacks, desfocados e bem granulados, servem à perfeição. O jogo de luzes também só acentua o drama, mas é no trabalho de cena que está a maior qualidade, como os atores se movimentam no quadro extrapola uma simples marcação teatral e faz com que se crie cenas excelentes como a do café da manhã onde por minutos temos um embate das duas atrizes com quase nenhuma fala (seria tão comum que Bancroft expressasse o que estava fazendo por falas caso fosse outro filme) e apenas com o som ambiente. A questão da criação da linguagem ou do entendimento de uma linguagem é fascinante e não se limita ao caso específico, mas sim de qualquer linguagem, até aquela que vemos, a cinematográfica. Patty Duke é tão convincente que quis saber depois se era atriz mesmo, e é, teve uma carreira longa, mas aparentemente sem outro grande filme ou papel, a não ser, que curioso, numa refilmagem do filme onde desta vez interpretou Anne Sullivan (e ganhou um Emmy pelo papel). Essa refilmagem eu lembro de ter visto quando criança, a Helen Keller era a Melissa Gilbert que eu era até um fã devido ao seriado Os Pioneiros que passava na época por aqui. Fora tudo isso o filme emociona, e muito.

Mickey One (Idem) ••••1/2

Extraordinário o terceiro filme de Penn. Mais uma vez retratando personagens à margem da sociedade "normal". Warren Beatty é um stand-up comedian e pianista que está enroscado num problema com a máfia e vive fugindo, sempre achando que mais cedo ou mais tarde o alcançarão. A narrativa é o que menos importa aqui, há algo de Kafka pois nunca sabemos exatamente porque ele está sendo perseguido, se é que está mesmo em determinados momentos. Cenas non sense e surreais (como esquecer a emblemática instalação "Yes" no meio do filme?) que caso fosse um filme recente seriam chamados de lynchinianos (provável que Lynch que tenha se inspirado neste filme); com fotografia e montagem esplêndidas, tendo muito do espírito livre da época (como a nouvelle vague); quebra de climas, ótimos diálogos e aceleração de imagens só dão uma pequena idéia do que o filme consegue realizar. Mas só vendo (e revendo) mesmo para ter a exata percepção. A trilha jazzistica de Stan Getz vem de encontro a esse clima aparentemente improvisado e caótico. É uma pena que o filme não se encontra disponível em dvd e nem que seja muito comentado, o filme merece muito mais, é daqueles raros casos de filmes únicos. E o final? O final é excepcional, daqueles pra não se conter e aplaudir, transforma tudo aquilo em algo inesquecível.

Os dois filmes seguintes de Penn seriam Caçada Humana e Bonnie & Clyde, fazendo com que seja um diretor que fez cinco grandes filmes em seguida (incluindo a estréia)! Em breve verei Deixem-Nos Viver (Alice's Restaurant) para ver como ele reagiu ao sucesso de Bonnie & Clyde.


posted by RENATO DOHO 1:24 AM
. . .
Comments:


. . .