RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, setembro 24, 2006
Enron – Os Mais Espertos Da Sala (Enron - The Smartest Guys In The Room)



Mas que ótimo documentário conseguiram fazer de um assunto nada atraente à primeira vista: a queda da Enron. Poderia se pensar em um bando de gente dando entrevistas e falando de balanços, fraudes contáveis, mercado, economia, coisas bem específicas e limitadas para um público restrito, mas o diretor fez um empolgante painel da coisa (auxiliado pelo livro em que o filme se baseia que já abordava por esse ângulo) se concentrando nas pessoas e achando meios visuais para realçar a história e deixá-la acessível para um público mais amplo. Pode-se ver o documentário mais pelo lado das tragédias pessoais dos envolvidos, que começaram do nada e construíram algo que aparentava força e ousadia, quando não passava de ilusão. Em como ideais ou atitudes que são valorizados nos dias de hoje podem mostrar seu lado mais perverso. E isso vai além dos grandes negócios e atinge toda e qualquer atividade. A auto promoção, a reinvenção de imagem, a supervalorização da idéia ou idéias (e bem menos a sua utilidade e praticidade), a ganância desenfreada, a fé cega dos indivíduos que fazem parte de uma empresa, de um partido, de um grupo, de uma comunidade, de uma organização, de uma seita, e até de um país (por que não?), a total falta de moral ou ética diante de assuntos críticos, a opção pelo risco (seja ele qual for), a arrogância de se achar superior em qualquer área, e assim vai. Os próprios personagens envolvidos (concentra-se em três ex-poderosos da Enron: Ken Lay, Jeff Skilling e Andy Fastow), principalmente Skilling, parecem atores nessa farsa (ou tragédia grega?) quando os vemos em depoimentos negando toda e qualquer responsabilidade de seus atos. Quando vamos percebendo, conforme a coisas vão se desenrolando, que não se trata só da Enron, mas de como funciona todo um sistema (e pessoas também) que apresenta buracos propícios para atitudes incorretas (e muitas vezes congratulando os que fazem isso de acordo com os resultados) vemos o universo envolvente e ficamos mais instigados com o que vemos e refletimos. E as reflexões passam pelas empresas, pela mídia, pela economia e pelos governos.

Alex Gibney conseguiu realizar mais do que uma simples reportagem televisiva ou um documentário formal e o próprio explica um pouco como fez isso nos extras do dvd utilizando uma boa narração de Peter Coyote, uma boa montagem, o uso de reflexos que se liga diretamente à como a Enron se mostrava, e uma pesquisa bem feita (conseguindo coisas que não estavam no livro como os áudios dos traders durante a crise de energia na Califórnia, reveladores). E evita em vários momentos pegar o caminho fácil da demonização dos enfocados, os próprios fornecem tanta corda para se enforcarem que era desnecessário. No meio de toda essa história ainda se toca de leve nas eleições de Bush e Schwarzenegger. O documentário é do ano passado, para atualizações do caso há um
site. Nos extras há indícios que os realizadores iriam acompanhar a história para um segundo filme.

Interessante também é pensar no documentário diante de nossa realidade e vermos como há muitas coisas semelhantes e que esclarecem vários pontos.

posted by RENATO DOHO 12:18 AM
. . .
Comments:


. . .