RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, outubro 02, 2006
Trilogia Do Terror

Filme de episódios irregular, como sempre, dirigido por Ozualdo Candeias, Luís Sérgio Person e José Mojica Marins. O único realmente de terror é o do Mojica, o melhor deles, mas os outros dois são bem interessantes no que dizem das obras de seus realizadores. O episódio do Mojica aparece como um dos extras disponíveis em um dos filmes dele lançados em dvd. Houve um bom debate seguido ao filme na TVE com, entre outros, Ivan Cardoso e Ruy Gardnier.

Os Violentos Vão Para O Inferno (Il Mercenario)

Ótimo western spaghetti mais ligado ao subgênero dos Zapata westerns com Franco Nero se envolvendo com um revolucionário e tendo Jack Palance como um dos vilões. A dinâmica desse trio lembra muito o que Leone fez em Três Homens Em Conflito. Pena que a cópia por aqui não tenha boa qualidade.

A Pantera Cor De Rosa (The Pink Panther)

Sou fã de Steve Martin, procuro ver todos os seus trabalhos e mesmo nos mais fracos gosto de algo. Este aqui é bem fraco e apenas em algumas cenas Martin se sobressai, mas não há como achar a coisa um total fracasso, sem ritmo e sem graça.

O Segredo De M. Night Shyamalan (The Buried Secret Of M. Night Shyamalan)

Um fakementary levado bem à sério. Quem não sabe disso pode até no começo realmente achar que está vendo algo real. Contribui para isso a participação de Shyamalan na produção quando uma equipe vai fazer um perfil do diretor nos sets de A Vila e começa a achar muitas coisas sinistras na biografia de M. Night. A inspiração maior é A Bruxa De Blair. A questão da água e o que separa o mundo dos vivos e dos mortos são tratados como acontecimentos ocorridos com Night durante sua pré-adolescência com um afogamento e um amigo imaginário. É divertido e em alguns momentos se a pessoa entra no jogo realmente cria-se um clima de mistério (o corvo aparecendo constantemente, a aparição fantasma no antigo quarto de Night, a visita ao lago de noite, a foto com uma fã). Como Night dá as entrevistas de modo sério, mesmo numa saída para jogar sinuca, pode-se achar que há algo de verdadeiro em suas declarações, mas é mais o próprio Night querendo exercer seu lado ator. Não sei até que ponto ele teve influência ou controle criativo na coisa toda pois até atores e equipe técnica de A Vila entram na brincadeira (incluindo Johnny Depp, que supostamente seria o escolhido para o lugar de Joaquin Phoenix, dando entrevista sobre situações bizarras durante o encontro com Night para o papel). Mais uma faceta de M. Night se revelando.

De Bico Calado (Keeping Mum)

Comédia inglesa de humor negro que tem um Rowan Atkinson um pouco mais sério que de costume. Maggie Smith é a nova governanta da casa de um pastor que tem um passado misterioso e vai se intrometer na vida de todos da casa, do pastor, de sua esposa, dos filhos do casal, do amante da esposa e até do cachorro do vizinho. Patrick Swayze bem canastra como o instrutor de golfe. É um filme agradável que pode ser encarado como uma sessão da tarde com um leve toque de morbidez.


posted by RENATO DOHO 3:27 PM
. . .
Comments:


. . .