RD - B Side
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"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, dezembro 16, 2006
Noivo Em Fuga (The Groomsmen)



Mais um filme dirigido e escrito por Edward Burns que se revela um de seus melhores trabalhos. Quem o acompanha sabe o que vai encontrar e por isso pode apreciar mais. O título nacional já tenta vender algo que ele não é, um mera comédia. E quem não conhece os filmes anteriores pode achar que tudo é muito normal demais para um filme, não há grandes acontecimentos e reviravoltas. Burns gosta de passar em filme suas experiências do bairro onde cresceu, seus amigos, suas vidas e assim vai. Nada exatamente excitante, mas honesto e carinhoso. E com orçamento baixo. Aqui acompanhamos a vida de 5 amigos semanas antes de um deles se casar. Paulie é quem vai casar com sua namorada com quem já vive por alguns anos e está grávida. Seu irmão mais velho, Jimbo, é casado, mas sem filhos e se encontra no meio de uma crise pessoal, desempregado, não se mantendo num emprego por mais que alguns meses, engordando, bebendo um pouco mais que o normal e sendo cliente vip de clubes de strip. Mike é o primo deles, trintão que ainda mora com o pai, mesmo emprego desde o colegial e que não superou a ex-namorada, bonita garota que não o quis mais por achá-lo imaturo demais que ainda se importa em colecionar figurinhas de beisebol e histórias em quadrinhos. Dez é o amigo que casou cedo, aos 21 anos e já tem dois filhos pré-adolescentes, e sente que seus anos de glória ficaram pra trás, o que ele tenta recuperar ao querer que a turma volte a ensaiar a antiga banda deles e ensinar aos filhos canções dos anos 80 (quando o que eles mais querem é um blues). Finalmente T.C. é o amigo que saiu da cidade e passou longos 8 anos fora e sem contato com os amigos voltando com coisas para resolver e revelar. Sim, os personagens de Burns parecem saídos de uma canção do Bruce Springsteen (talvez em Uma Chance Para Ser Feliz isso fique mais evidente com canções do Bruce na trilha e Jon Bon Jovi atuando). Nenhum deles tem um emprego maravilhoso e seu tempo livre se limita a conversa em bares, bilhar, ver alguns jogos, etcs (coisa que um deles afirma que não é grande coisa por estar perdendo depois que teve dois filhos). Cada um enfrenta seus medos de crescer e envelhecer. Burns dá oportunidade de cada um ter seu momento mais tocante e faz isso de forma natural. O companheirismo dos personagens parece que é real entre os atores, um conjunto (ensemble como falam lá fora) muito bom onde temos de forma inesperada Matthew Lillard e John Leguizamo em modo contido, Jay Mohr muito engraçado (e nem por isso não sentimos suas angústias por detrás do seu jeitão), Donal Logue mais dramático (geralmente usa seu lado mais cômico) e Burns do jeito Burns de ser (é como Woody Allen, sempre é o Woody Allen em seus filmes). Brittany Murphy, Heather Burns (sem parentesco com Edward) e Jessica Capshaw são o elenco feminino que se não têm muito destaque estão bem em seus papéis (particularmente gosto bastante da Heather). Geralmente Burns consegue boas interpretações dos atores com quem trabalha. Numa das pré-estréias Burns revelou que fora as histórias e pessoas de sua própria vida ele se inspirou em Quando Os Jovens Se Tornam Adultos (o clássico Diner do Barry Levinson) e Os Boas Vidas do Fellini. Não poderia deixar de ser essas referências mesmo, aliás o do Fellini é um dos meus preferidos dele. Quem quiser ver o
trailer não tem muito problema já que não estraga muita coisa, pois não há surpresas para serem estragadas, melhor assistir sem ver o trailer, mas só pra saber como é o clima da coisa não faz mal. Pena que dois dos mais recentes filmes de Burns antes desse, Ash Wednesday e Looking For Kitty, estão inéditos por aqui. O que ele acabou de completar se chama Purple Violets e tem no elenco Selma Blair, Patrick Wilson, Debra Messing e Dennis Farina.

posted by RENATO DOHO 12:05 AM
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