RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, janeiro 03, 2007
Melhores De 2006 (2)

Livros

Ainda com muita defasagem dos livros de ficção para os de não ficção. Será que vai ser uma constante?

FICÇÃO

Só os 4 que li no ano mesmo...

01) O Velho E O Mar: Ernest Hemingway

Clássico poderoso de Hemingway.

02) Elite Da Tropa: Luiz Eduardo Ramos & André Batista & Rodrigo Pimentel

A opção de fazer algo real (as experiências do BOPE) virar uma ficção foi acertada pois há a defesa que tudo pode ser mera coincidência...

03) De Cada Amor Tu Herdarás Só O Cinismo: Arthur Dapieve

Boa estréia de Dapieve na ficção, lembra um pouco Nick Hornby.

04) Mandrake – A Bíblia E A Bengala: Rubem Fonseca

Fonseca é Fonseca! E ainda mais foi presente do amigo
Ailton.

NÃO FICÇÃO

01) Breve História De Quase Tudo: Bill Bryson

Não teve pra ninguém mais, Bryson fez um trabalho excelente que muitos outros escritores e jornalistas deveriam fazer mais. Contar a história da criação do universo até o nascimento do homem (e diversos outros assuntos no meio disso) de forma simples e extremamente informativa poucos podem fazer com tal desenvoltura. Pra reler sempre.

02) Eisner/Miller: Will Eisner & Frank Miller

Uma conversa com dois mestres dos quadrinhos só poderia resultar num livro excelente, um documento histórico. E além disso a personalidade de cada um vai se mostrando pelas réplicas e tréplicas.

03) Quase Tudo: Danuza Leão

Para quem antes de ler o livro não levava em consideração a autora o livro é uma bela surpresa pela forma como foi escrito e as passagens fascinantes de sua vida.

04) Conversations With Wilder: Cameron Crowe

O mestre e o aprendiz. Tentando ser um pouco Hitchcock/Truffaut Crowe conseguiu registrar ótimos papos com Wilder.

05) The Jaws Log – 30th Anniversary Edition: Carl Gottlieb

O pai dos making ofs de filmes em dvd? Mais que isso é um retrato detalhado de toda epopéia da filmagem de Tubarão.

06) Crônicas – Volume Um: Bob Dylan

Bob Dylan por ele mesmo é algo curioso e marcante. Mal posso esperar pelo volume dois!

07) O Quinto Mandamento – Caso De Polícia: Ilana Casoy

Casoy vem sendo pioneira na literatura criminalística do país, depois dos serial killers (internacionais e nacionais) ela se debruça no caso da Suzane Richthofen e faz quase que um relatório preciso de todo o caso de forma imparcial através de depoimentos e reconstituição do crime pelos acusados (o livro foi até usado em tribunal) deixando ao leitor o julgamento. A continuação que vai relatar todo o processo na justiça está sendo escrita.

08) The View From The Studio Door: Ted Orland

Foi Robert Rodriguez que indicou o livro Art & Fear que Orland tinha co-escrito e como gostei bastante quis ler esse trabalho individual que é quase uma continuação. Se antes as questões giravam em torno do artista e da criação agora tratam do que é realmente a arte, o papel do artista na sociedade, se existe arte após a graduação, como o artista se insere na comunidade artística, etcs. Pelo fato de Orland ser um artista as questões soam sinceras e de identificação imediata.

09) Brian De Palma Interviews: Laurence F. Knapp

Em ordem cronológica e por filmes temos as principais entrevistas que De Palma concedeu tratando de cada obra em particular.

10) Irmãos – Inimigos: Mauriney Eduardo Vilela / O Arco Íris De Feynman: Leonard Mlodinow

Empatados em décimo lugar temos o livro do meu ex-professor de cursinho sobre os conflitos entre judeus e palestinos (desde o início até hoje) e assim além de me interar um pouco do assunto pude relembrar as suas aulas, as melhores, de geopolítica e história. E também o livro sobre Richard Feynman, brilhante físico retratado por um outro importante físico e como conviveram uma época na universidade. Fora ter acesso a um pouco da personalidade excêntrica e interessante de Feynman temos também o auto questionamento do autor que se achava perdido como professor na universidade tentando desenvolver a próxima "grande idéia" que todos esperavam dele e a angústia de achar que nunca teria essa nova grande idéia.

posted by RENATO DOHO 12:05 AM
. . .
Comments:


. . .