RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, março 15, 2007
Jornada Nas Estrelas - Memórias (Star Trek Memories)



Ótimo livro que William Shatner escreveu (junto com Chris Kreski) sobre a feitura da série Jornada Nas Estrelas. Não ficou apenas com suas memórias, foi atrás dos envolvidos para depoimentos, assim o elenco, a equipe técnica, os produtores e a viúva de Gene Roddenberry participam. Muito legal ver toda a trajetória do seriado que teve apenas três temporadas mas que marcou uma época e virou algo muito além do que todos esperavam. As descrições da feitura dos episódios e os enormes problemas servem não só para Star Trek mas para muitos outros seriados. Como é esgotante o processo industrial televisivo e como é a batalha entre criação e emissora. Seria muito legal que todos os protagonistas de uma série famosa depois de anos após o seu término relatassem suas memórias com o bom humor e a sinceridade que Shatner conseguiu fazer, não se esquivando de mostrar as críticas de seus colegas de elenco para com ele próprio (apenas Jimmy Doohan se recusou terminantemente a falar com Shatner para o livro), desglamourizar Roddenberry e dar crédito à vários outros responsáveis sem reconhecimento e mostrar o outro lado do produtor da terceira temporada que até hoje é visto muito negativamente, como o responsável pela morte do seriado. O último capítulo é particularmente emotivo com Shatner sendo confrontado pelos colegas de elenco por nunca ter realmente ficado amigo daquelas pessoas e ter atitudes que pareciam ser arrogantes e frias. Apenas através do livro pôde ver o quanto não conhecia aquelas pessoas tão próximas (ao menos profissionalmente) e como eram pessoas queridas e interessantes; se arrepender de não ter tido um relacionamento melhor com todos eles; se abrir e falar de sua relação distante com Roddenberry e declarar que sempre achou que Gene não gostava dele (o que Majel, a viúva, nega). Ver como um projeto tão querido pelos fãs era tão longe do que poderia ter sido (ainda mais pessoalmente) para aqueles que trabalham nele. Dá vontade de rever os episódios ou ver aqueles ainda não vistos (e acho que vi poucos da terceira temporada) agora que sabemos o que cada episódio sofreu para ser completado. Para fãs do seriado é leitura obrigatória e para aqueles que conhecem só um pouco da série mas têm interesse em seriados e seus bastidores também vale a leitura já que duvido que mesmo nos seriados atuais muitas das coisas ainda não continuem acontecendo do mesmo jeito. Shatner logo depois escreveu o livro de memórias sobre os filmes de Jornada Nas Estrelas para o cinema que já comecei a ler.

Falando de Shatner já tinha essa impressão, que após a leitura do livro ficou mais forte: como ele é um raro ator de seriado de sucesso que conseguiu escapar da imagem de seu personagem mais famoso. Se no cinema não conseguiu algo marcante (apesar das participações hilárias em Miss Simpatia 1 e 2) na tv ele marcou época com James T. Kirk, T. J. Hooker (lembram? Carro Comando!) e Denny Crane (Boston Legal), isso sem esquecer de sua apresentação de Emergência 911! E são personagens bem diferentes um do outro (Crane mais do que Hooker e Kirk que têm mais semelhanças). E como T.J. Hooker ele fez mais episódios (90) e temporadas (5) do que como Kirk (79 / 3) e Crane (65 / 3). Mais provável alguém soltar um "Denny Crane!" ao encontrá-lo do que alguma referência à Star Trek nos dias de hoje. Por essas e outras acho Shatner ainda subestimado. E lembrando que semana que vem ele faz 76 anos (e Crane mais parece um cara chegando aos 60 anos!)!

Nota: pouco tempo atrás ainda era possível achar os dois livros (sobre a série e sobre os filmes) por 9,90 nas estantes das Americanas. Um incentivo a mais para adquirí-los e lê-los.


posted by RENATO DOHO 12:12 AM
. . .
Comments:


. . .