RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, dezembro 05, 2007
Leões E Cordeiros (Lions For Lambs)

Engraçado como um filme supostamente liberal conheça e entenda muito mais o lado republicano da coisa, mas apesar da esquizofrenia é um ótimo filme com seu sentimento de imediatismo (que poderá ser datado em poucos anos) e com um final chave no que se propõe.

My Girl And I (Parang Juuibo)

De novo Jae-Young Kwak (roteiro) e de novo Tae-Hyun Cha, só faltou a Gianna Jun. Talvez inferior aos trabalhos anteriores (será que pela falta de uma atriz principal mais cativante?) mas ainda uma delícia de romance, com muitos pontos em comum, mas diferente dos outros. Aqui a comunicação indireta tem maior importância e os momentos tristes são mais frequentes. Remake de um filme japonês.

Eleição – Submundo Do Poder (Hak Se Wui)

Sopranos versão Hong Kong. Era o que mais pensava ao ver o fascinante processo de eleição dentro de uma facção da tríade chinesa. Não importa a região a luta pelo poder passa pelos mesmos processos.

Shogun Assassin

Versão americana dos dois primeiros da série de filmes Lone Wolf And Cub (Lobo Solitário) montados e dublados. Isso resultou numa narrativa mais confusa e em mais cenas de ação, que são fantásticas, das quais vemos como influenciaram bastante Os Aventureiros Do Bairro Proibido e Kill Bill, entre outros. A história criada parece não ser como a dos filmes originais, mas ao menos faz algum sentido.

Mandando Bala (Shoot’Em Up)

Grande diversão com um ótimo Clive Owen, um Paul Giamatti maquiavélico e uma Monica Bellucci bem perdida. A junção dos absurdos das situações com uma trama conspiratória interessante (que dá a impressão que tudo pode fuder o protagonista) elevam o filme de uma mera diversão rasteira. Estranho é que o diretor de 100 Garotas e 100 Mulheres mostre uma insuspeitada habilidade para ação.

O Diário De Uma Babá (The Nanny Diaries)

Só a Scarlett Johansson já vale todo o filme, mas tem alguns toques diferentes a mais que dão um charme ao filme. Uma espécie de relato antropológico de como vivem as mulheres do upper east side e suas famílias através do ponto de vista de uma babá recém formada de uma universidade que não sabe ainda qual rumo seguir em sua vida é uma idéia que vem do livro em que o filme se baseia (não sei se baseado em experiências reais). Laura Linney faz a Sra. X, a patroa, Paul Giamatti o Sr. X, marcando presença mais com sua voz do que com sua cara e a Alicia Keys faz a melhor amiga da Scarlett. Um pouco da estrutura lembra O Diabo Veste Prada (chefe durona, vivência em ambiente mais rico, jovem garota trabalhando em área totalmente diferente ao que estudou, etcs) que lembra outros contos clássicos (Cinderela?). O filme é escrito e dirigido pelo casal Shari Springer Berman e Robert Pulcini que fez American Splendor (por isso a presença de Giamatti num papel coadjuvante) e o documentário Wanderlust.

Rogue – O Assassino (War)

Segunda parceria entre Jet Li e Jason Statham. Se por um lado a trama é interessante (até com virada final) por outro a ação é filmada daquele jeito caótico.

Fuck (Idem)

Será que documentário sobre a palavra do título se sustenta? Até que sim já que vai um pouco além e começa a debater a liberdade de expressão e censura. O bom é que há uma boa seleção de
entrevistados com destaque para Hunter S. Thompson (talvez sua última aparição nas telas) e a abordagem de dois grandes stand up comedians, Lenny Bruce e George Carlin.

Um Fio De Esperança (The High And The Mighty)

Pai dos filmes de desastre que seriam moda nos anos 70 esse filme convencional de William A. Wellman não abusa dos dramas e o desastre não é tão desastroso assim, mas a história de cada passageiro vai sendo contada conforme o filme vai passando. Os diálogos, muitas vezes, são péssimos, muito expositivos e talvez isso seja porque o roteirista é o autor do livro em que o filme se baseia. John Wayne é um dos pilotos e o filme é de sua produtora, a Batjac.

Todo Mundo Em Pânico 4 (Scary Movie 4)

Vale acima de tudo pela Anna Faris, mas tem algumas piadas grosseiras que são engraçadas. Aqui a sátira vai para Guerra Dos Mundos e O Grito principalmente. Só vi porque passou no Telecine num dia em que o sinal estava liberado.

posted by RENATO DOHO 3:38 PM
. . .
Comments:


. . .