RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, dezembro 09, 2007
Once



Maravilhoso pequeno filme escrito e dirigido por John Carney! Um dos melhores sobre relacionamentos dos últimos tempos. E ainda por cima extremamente musical. Os dois atores são excelentes, pois atuam pela primeira vez, são talentosos musicalmente e tem uma química que não dá pra fabricar.

Soube do filme primeiramente por um breve comentário do Steven Spielberg que dizia que o filme o tinha dado inspiração para o ano inteiro (Bob Dylan foi outro que elogiou o filme). Depois fui saber que foi muito bem sucedido diante de suas modestas proporções - em festivais foi elogiosamente recebido por onde passou, nos poucos cinemas teve bom público e criou-se um boca a boca espontâneo enorme em cima dele. Não é de se espantar, pois as duas primeiras vontades que você sente ao acabar de vê-lo é revê-lo e indicar para as pessoas mais próximas e/ou queridas.

Não acho que se deva falar da simples história para não estragar certas coisas, principalmente na hora de tentar definí-lo, uma palavra errada faz o filme ser o que não é. Pode-se falar que o encontro de duas pessoas através da música é o ponto principal. Gostei bastante de várias pequenas coisas, entre elas a musicalidade irlandesa, todo o entendimento de uma pessoa através de imagens e música, a naturalidade das situações (com o pai dele, com a mãe dela, com a banda e entre os dois) e o realismo na criação dos personagens (como qual o background de cada um, por exemplo), as quase inexistentes viradas narrativas para aumentar o drama (uma ida ao mercado é apenas uma ida ao mercado, com sua força dramática, mas sem fantasias de roteiristas) e o tempo de exposição das canções. E também o final, extraordinário.

Muito da força do filme também se deve não só a interpretação da dupla principal mas de seus talentos musicais já que se tocassem coisas que não sentíssemos essa necessidade de expressão por vias musicais tudo soaria falso.

Pena que Glen Hansard e Markéta Irglová deram a entender que não continuarão na carreira de atores, mas sim só a de músicos.

Enfim, espero que o filme saia por aqui e que legendem as canções, importantíssimas para a narrativa.



posted by RENATO DOHO 8:16 PM
. . .
Comments:


. . .