RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, janeiro 17, 2008
Senhores Do Crime (Eastern Promises)

Boa parte do filme achei que estava vendo um episódio de Sopranos, só que na realidade alternativa do lado russo. O filme se sustenta bem apesar de ter uma linha narrativa bem frágil (como uma enfermeira de origem russa vai adentrar o mundo da máfia russa por meio de um diário de uma jovem russa que morre em seu turno). O elenco está bem e até Viggo Mortensen se transforma um pouco, fugindo do tipo de sempre. Cronenberg, claro, coloca no centro da história uma questão sobre a sexualidade já que tudo gira em torno do filho do chefão ser gay e não querer se assumir. Mas o corpo trai e nisso até o chefão se perde por isso (o bebê). É de se lamentar a parte final que começa com o absurdo seqüestro do bebê. A polícia arma todo o esquema de prisão do chefão com base numa única importante prova, o bebê, e simplesmente o deixa lá no berçário, ao alcance de todos, porque os mafiosos jamais iriam tentar eliminar o bebê, só em filme... E faltou o casal ficar junto, não o que todos pensam, mas sim o de Viggo Mortensen e Vincent Cassel.

Maldita Sorte (Good Luck Chuck)

Bons e maus momentos neste filme. Os bons ficam por conta da Jessica Alba totalmente desajeitada e com muito humor físico. É muito bom vê-la se fazendo de palhaça (nos filmes do Quarteto Fantástico ela timidamente fez algumas coisas no gênero). Os maus são nos momentos pouco criativos de humor e na escolha do protagonista, que eu pouco conheço ou vim a simpatizar. Há uma boa dose de nudez no filme (não envolvendo a Alba) e um teor erótico acima da média do gênero de uma comédia romântica (uma das primeiras cenas é de uma felação na praia), e um interessante jogo de relações entre o protagonista e as mulheres (o melhor relacionamento é justamente o que se afasta do sexo). Ah, sim, a trama: um cara descobre um dia que toda mulher que ele transa e/ou se relaciona acaba encontrando o amor de sua vida no próximo cara que a paquerar. Isso devido à uma maldição jogada por uma menina em sua adolescência. Ele vira um amuleto ambulante para toda mulherada que fica sabendo da "maldição". O que ocorre quando ele, então, encontra a mulher de sua vida?

High Art

O filme chamou muita atenção na época por dar chance de Ally Sheedy fazer um personagem complexo e ousado. Realmente deve ser o papel mais desafiador da carreira dela, mas nisso não quer dizer que o filme em si é grande coisa. Tem seu interesse no relacionamento dela (uma badalada fotógrafa afastada da carreira) com uma jovem (Radha Mitchell, novinha) que trabalha numa revista e dos vários parasitas que gravitam em torno de seu apartamento para simplesmente ficarem chapados, incluindo uma decadente atriz alemã (Patricia Clarkson, bem no papel). Mas fora isso pouca coisa realmente acontece e nem o caso entre as duas se mostra forte, além da jovem passar por uma indecisa que magoa desnecessariamente quem não merece. As fotos que aparecem no filme são de uma grande variedade de fotógrafos verdadeiros (famosos? não sei). Depois deste filme, Sheedy não conseguiu outro papel de destaque e elogios.


posted by RENATO DOHO 12:12 AM
. . .
Comments:


. . .