RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, março 19, 2008
Jogo De Cena



Um dos melhores trabalhos do Eduardo Coutinho e o melhor filme do ano (até agora)! Magnífico em diversas camadas, tanto no mais básico relato das histórias (reais? falsas?), na mistura de atrizes e não atrizes (o que é atuar neste caso?), no que é o documentário e o que é a ficção, o que é o cinema, um jogo entre diretor-atriz-público, no poder do close, na força da montagem, enfim, um filme múltiplo e rico que nos arrebata e emociona além de nos fazer questionar e refletir sobre os mais diversos assuntos. E, bom lembrar, isso tudo com o mínimo possível.

Quiet City



Representante do chamado cinema
mumblecore, termo criado para designar uma nova onda de filmes americanos independentes geralmente realizados com orçamento mínimo, em digital, centrados em diálogos improvisados e uso de atores não profissionais claramente influenciados tanto por John Cassavetes (alguns chamam esses novos cineastas de "slackavettes") quanto por Richard Linklater, mas como os diretores mesmo afirmam sem ter grandes pretensões (por isso não há uma grande declaração por detrás do filme ou diálogos profundos entre os personagens, é mais um relato das coisas). Aqui a trama (?) é muito simples: uma jovem chegando em NY pede informação para um jovem no metrô e a partir daí eles vão estabelecer uma amizade durante alguns dias. Quem não estiver a fim desse tipo de cinema simplesmente vai achar que nada acontece, a narrativa pode até dar a impressão que vai para algum lugar, mas não vai, importa mais o momento; assim um simples esperar de trem é simplesmente um esperar de trem, com toda beleza ou tédio que a pessoa associar à esse momento. Ajuda muito a bela fotografia do filme, principalmente nos tempos e paisagens mortas. Destaque para a atriz Erin Fisher em seu primeiro trabalho. A dupla central, assim como em Antes Do Pôr Do Sol, colaborou com o diretor na feitura do roteiro. A trilha do filme se encontra disponível para download no site do compositor. Aqui uma boa entrevista com o diretor do filme. O filme desperta o interesse para conhecer outros exemplares desse cinema.

Miss/Guided - Piloto



Judy Greer tem finalmente a chance de ser protagonista de algo! Ela é muito conhecida por ser uma eterna coadjuvante, geralmente pegando os papéis de melhor amiga ou irmã da protagonista (recentemente esteve em Vestida Para Casar e Californication). Sempre gostei quando ela aparecia em filmes ou seriados. Nesta série que estreou essa semana, que tem a produção, entre outros, de Ashton Kutcher (que participará do segundo episódio), ela faz uma conselheira estudantil que vai trabalhar em seu antigo colégio, onde na época era uma nerd. Agora adulta, e se achando melhor do que antes, ela vai percebendo que pode não ter mudado tanto assim, ainda mais quando sua grande inimiga do passado vai trabalhar na mesma escola, antes uma estudante popular e bonita e agora uma professora gata. Há o recurso dos personagens falarem com a câmera para comentar as coisas, além de ter flashbacks dos tempos que ela era estudante. No piloto o que garante a simpatia do seriado é a Judy já que o roteiro não foge muito do já visto.

posted by RENATO DOHO 11:51 AM
. . .
Comments:


. . .