RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Rede De Mentiras (Body Of Lies), 2008

Se o fracasso da luta contra o terror parece ser a grande questão tratada Ridley, como sempre, vai focar suas atenções nos indivíduos por trás desse fracasso e como lidam com isso. Os personagens de Russel Crowe e Leonardo DiCaprio chegam quase a representar o mesmo personagem em tempos diferentes para com o tempo se distanciarem e um acabar sendo o futuro alternativo do outro. A questão da sucessão ou mesmo do modo de agir que passa de pessoa para pessoa é tratada sutilmente (como a filha de Crowe numa resposta dizer tudo). O diferencial é a enfermeira árabe (a bela Golshifteh Farahani que ilumina o filme e é mais uma revelação vinda do olhar de Ridley para novos talentos), por isso mesmo não se vê a esposa de Crowe (se é que ela exista). Também é curiosa a comunicação que se dá visual e auditivamente através de satélites, binóculos, celulares, câmeras, etcs que se mostram ineficientes diante da realidade. Não por acaso ao final DiCaprio olha para a enfermeira de longe, mas com os próprios olhos, prenunciando algo de positivo.


Gangsters (Idem), 2002

Primeira parte da trilogia policial que Olivier Marchal realizou em sua carreira retratando com mais ou menos realismo suas próprias lembranças e reflexões do meio policial quando fazia parte da força. Os tempos são bem trabalhados, fazendo com que muito seja compreendido em pouco espaço de tempo e lugar (boa parte da ação se passa numa delegacia).


O Guardião De Memórias (The Memory Keeper’s Daughter), 2008

Bom telefilme baseado num best seller. Gosto do elenco (Dermot Mulroney, Gretchen Mol e Emily Watson) e mostra como era preconceituoso o tratamento dado aos portadores da síndrome de Down há apenas algumas décadas atrás. Mol continua sendo irresistível, perfeita, e agora já pode tranquilamente se passar por mãe de família sem que a imagem soe falsa. Destaco Hugh Thompson que faz o caminhoneiro, um papel pequeno, mas sua escolha foi muito boa pois apenas com algumas falas, alguns gestos e cenas conseguiu estabelecer o personagem como uma pessoa de grande coração, ótimo pai e marido, sem provocar dúvidas ou suspeitas, o que ajuda bastante o lado do personagem de Emily Watson.


Força Policial (Pride And Glory), 2008

Tema da corrupção policial numa família de policiais seria melhor tratada num seriado, onde pudéssemos conhecer cada membro e ver sua trajetória. Como está é simplista e exagerado nas soluções encontradas para sua finalização (chegando a ter alguns absurdos). Mas, entretém se não se espera nada demais e até causa tensão.


Slumdog Millionaire, 2008

Simpático, mas nunca saindo do lugar comum ou do previsível. Pior, lembrando um pastiche de Cidade De Deus, Cinema Paradiso e comédias românticas americanas. Ao menos a atriz tem sua beleza à ponto de acreditarmos que o jovem ficaria com ela na cabeça por anos.


Se Eu Fosse Você 2, 2009

Inferior ao original, mas Tony Ramos ainda arrebenta em seu papel. Há exageros da dupla na representação (Tony por demais afeminado, Glória machona demais) que não condizem com seus personagens antes da troca, mas claro que isso se deve ao efeito cômico desejado.


posted by RENATO DOHO 8:48 PM
. . .
Comments:


. . .