RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, dezembro 04, 2009
Audiolivros

Lembro de tempos atrás onde era curioso ver em livrarias mais chiques os audiobooks importados onde artistas conhecidos ou os próprios autores narravam os livros. Aí começaram a chegar por aqui. Diante da limitada variedade até que ouvi bastante. São ideais para caminhadas diárias (não sei se malhando dá certo para se concentrar no que é dito) ou longas viagens de ônibus. Só ouço os que são narrados por vozes humanas (há uma grande parte narrados por softwares que mesmo se aperfeiçoando a cada dia não tem a qualidade da narração humana), e quando pelo próprio autor, melhor (a não ser quando o autor tem péssima dicção). Minha avaliação dos seguintes livros que ouvi se baseia mais nisso, na qualidade da narração e na capacidade de envolvimento, já que alguns, não fossem audiolivros eu nem leria. Os da
PlugMe se destacam pela qualidade.

David Lynch – Catching The Big Fish

O próprio Lynch narra e é melhor ouví-lo do que lê-lo pela própria estrutura do livro, com pequenos parágrafos. Será que o próprio que fez o desenho de som da narração? Há sons peculiares entre uma faixa e outra típicas do Lynch. A voz pausada e peculiar de Lynch transformam o livro em algo quase religioso, ainda mais pelo tema abordado.

Nelson Motta – Vale Tudo

Até agora um dos melhores já ouvidos. Nelson Motta além de narrar como um grande bate papo (mais parece que ele narrou e depois transcreveu do que o contrário) faz boas imitações do Tim em diversos momentos. Metade da graça do livro se perderia se fosse lido.

John C. Maxwell – As 21 Leis Irrefutáveis Da Liderança

Não sei o nome do narrador, mas fez um ótimo trabalho, extremamente fluente que faz pensar que o próprio autor está narrando em português. O melhor do livro são as histórias reais que servem de exemplo para cada "lei", muitas vezes parecendo mais livro de história do que outra coisa (e vai de momentos da guerra civil até a criação da Pixar).

Reinaldo Polito – Superdicas Para Falar Bem

Básico e curtinho como o livro, narrado pelo próprio autor.

Gloria Kalil – Alô Chics

Típico livro que nunca leria, mas ouvindo, na voz da autora, fica simpático. A estrutura do livro é mais de respostas para dúvidas de leitores.

Tina Brown – Diana, Crônicas Íntimas

Muito bem narrado por Erika Evantini e bem esclarecedor sobre toda trajetória de Diana. Há outros narradores para as pequenas partes de diálogo ou declarações. Fez com que aumentasse minha percepção de quem foi realmente Diana e de como funciona a monarquia britânica.

Não sei se livros ficcionais funcionam nesse formato, pois o aspecto mais legal é obter informações sobre algo (ao menos para mim). Experimentarei uma ficção um dia para ver como fica.

posted by RENATO DOHO 6:40 PM
. . .
Comments:


. . .