RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, novembro 16, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (08)


QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?


MARCELO REIS
http://www.animehaus.com.br/




O Poder Da Persuasão - Robert B. Cialdini

Excelente livro mostrando as técnicas usadas por vendedores, pastores, comunicadores, etc, para convencer o público a comprar ou acreditar em coisas que, num primeiro momento, ele dificilmente aceitaria. E ainda ensina técnicas para evitar que se caia na conversa mole deste pessoal. Não se enganem com o título em português que dá impressão de mais um livro comum de auto-ajuda. Cialdini é um psicólogo americano muito conceituado, e seu livro é um dos mais recomendados quando o assunto diz respeito à persuasão.




A Aventura Das Línguas - Hans Joachim Störig

Apesar de tratar de um tema interessante, que é o surgimento e a evolução das línguas em seus mais variados ramos, o livro peca em alguns aspectos, como ser muito focado no inglês, alemão e chinês, deixando idiomas importantes como o japonês e o coreano quase que totalmente de lado. Além disto, a edição brasileira da Melhoramentos tem a letra muito pequena, que dificulta bastante a leitura. É um livro interessante, mas poderia ter sido bem melhor.




Tratado De Ateologia - Michel Onfray

Talvez pareça um livro meio radical para alguns, mas é inegável que o filósofo Michel Onfray tem o dom da palavra para defender o ateísmo com unhas e dentes, enquanto aponta suas armas sem dó para as três grandes religiões monoteístas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Para quem se interessa pelo tema, imperdível.




Por Um Fio - Drauzio Varella

Eu estava com este livro por aqui há tempos e, por alguma razão, sempre postergava a sua leitura. Uma pena, pois em minha opinião, é o melhor livro de Drauzio Varella, com vários casos ligados a pessoas no limite entre a vida e a morte. O livro poderia facilmente descambar para a pieguice, mas o autor conseguiu evitar cair nesta armadilha. Emocionante, nos faz pensar na beleza e na brevidade da vida, e em como é necessário deixarmos de nos apegar a brigas e problemas fúteis para curtí-la da forma mais plena possível.




The Shock Doctrine - Naomi Klein

Talvez seja exagero, mas acredito que este tenha sido o livro mais importante que li nos últimos anos. Por mais que a narrativa de Naomi Klein tenha um viés mais esquerdista, ela consegue mostrar, através de fatos bem documentados, o quanto o neoliberalismo modificou o mundo de forma muito negativa nos últimos anos. Se eu precisasse fazer uma lista de 10 livros obrigatórios, este faria parte desta lista sem dúvida alguma.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 12:00 PM
. . .
Comments:


. . .