Essa série de documentários que a Showtime realizou em 2007 estava no meu computador há mais de 2 anos e somente agora fui dar uma olhada e acabei fascinado com cada episódio! Tanto que fui saber que havia uma segunda temporada que baixei logo a seguir. A série é baseada no programa semanal de rádio que conta histórias reais e inusitadas da vida americana. O apresentador é o mesmo no rádio e na tv: Ira Levin. Cada episódio escolhe um tema e mostra um ou mais casos relacionados, sempre com um olhar de interesse para histórias, fatos e pessoas que fujam do lugar comum. No fundo a série vai atrás de boas histórias para contar, seja uma simples lembrança de escola até coisas mais estranhas. Mas, o bom, é que o estranho é visto com interesse e curiosidade, tornando-o compreensível e não motivo de piada ou exploração.
Cada segmento tem sua equipe própria, mas há um estilo narrativo comum em todos eles, geralmente com narração e entrevistas. Em menos de meia hora o episódio tem o poder de nos fazer conhecer bem os retratados e até a nos emocionar com eles, com momentos mágicos, algo que mesmo filmes de longa metragem pecam em conseguir.
O ótimo da série é que ela retoma o nosso interesse pelas boas histórias, que estão aí, ao nosso redor. Ela nos instiga a querer conhecer mais dessas histórias, e com isso apreciar a diversidade das coisas/pessoas. E em como mostrar isso de maneira carinhosa e sedutora.
A série me fez lembrar com saudades de séries como American Chronicles que o David Lynch realizou na década de 90. Documentários semanais sobre a vida americana que só nos enriquece tanto pelo que mostra como pela forma com que mostra.
Também nos faz lamentar em como tão poucas vezes se consegue esse tipo de produção por aqui. Só é preciso uma equipe mínima, boas histórias e curiosidade sobre a vida, nada que qualquer tv não teria condições de fazer (e não fazem, com exceções).
O trailer da primeira temporada que mostra essa seleção primorosa de histórias:
Destas há uma história que virou filme, Frank & Cindy, que pelo pouco visto na série deve ser ótimo! O diretor parece que está planejando transformar esse documentário sobre sua mãe e seu padrasto em um filme de ficção em 2013.
O trailer do documentário:
O programa de rádio ainda existe e são postas no site em formato mp3 para serem ouvidas. Parece que muitas pessoas têm o hábito de baixar para ouví-las no carro, em viagens, enquanto caminham, etcs (como nesse caso). Acho que é um costume para ser adquirido, isso só nos trará benefícios.