RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, novembro 09, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (03)

QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?

João Chiarelli

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

CHUVA NEGRA - Masuji Ibuse


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Livro que retrata os acontecimentos dos sobreviventes da explosão atômica sobre Nagasaki, baseado na experiência dos sobreviventes da bomba, relatando não só o sofrimento ocorrido após o incidente, assim como as dificuldades sofridas devido a falta de entendimento da "doença atômica", além de relatar o preconceito que a população japonesa teve perante os sobreviventes. A história é pesada e depressiva, tendo eventos que podem chocar o leitor devido a crueldade e impotência que a personagem principal, Yasuko, enfrenta as dificuldades, os dramas e a morte, além da incerteza e insegurança de potenciais efeitos nefastos que podem recair sobre ela e seus parentes próximos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

COISAS FRÁGEIS - Neil Gaiman


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIOColetânea de contos fantásticos escritos pelo notório escritor Neil Gaiman, também autor de Sandman. Neste livro, o autor reúne várias pequenas histórias que falam sobre diferentes questões da intimidade e insegurança humana, conduzindo o leitor a aventurar-se em diferentes facetas do cotidiano que podem "não serem tão normais assim", segundo o prórpio declara em sua introdução. Interessante e intrigante, Gaiman demonstra o motivo do por quê é considerado um dos maiores autores de ficção fantástica da atualidade, reproduzindo contos com facetas modernas.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

CONTOS GAUCHESCOS - João Simões Lopes Neto


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Simões Lopes Neto é considerado um dos maiores escritores da literatura gaúcha, neste obra Contos Gauchescos, Neto reune diversas estórias do folclore sulista e os copila - através de seu engenho intelectual - estas diversas passagens em uma única obra. Relembrando que muitos destes contos eram reproduzidos através da tradição oral, passando de geração em geração até terem a formatação apresentada por Neto. Consta nesta obra estórias clássicas da cultura gaudéria, tais como Trezentas Onças, Chasque do Imperador e outras que são marcas da tradição do Rio Grande do Sul. Recomenda-se a leitura desta obra para todos aqueles que tenham interesse na diversidade dos valores brasileiros, ou simplesmente para aqueles que sentem saudades de sua terra natal.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

O TAO DA GUERRA - OS FRAGMENTOS PERDIDOS DA DINASTIA ZHAO - Er-Hu


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Texto atribuído à Er-Hu, um suposto general da Dinastia Zhao, que venceu a guerra de unificação chinesa durante o período dos Estados Guerreiros no século 10 A.C. Nesta obra existem relatos de atividades militares, manobras e decisões do governo perante os inimigos da corte, tentando apresentar um modelo de governância perante adversidades. Para aqueles que são interessados em eventos históricos e militares, esta obra possuí diversas passagens interessantes, apesar do fato de que os originais apresentados nunca tenham sido prestados como legítimos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

YAKUZA MOON - MEMÓRIAS DA FILHA DE UM GANGSTER - Shoko Tendo


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Auto-biografia de Shoko Tendo, filha de um mafioso decadente que vê seus negócios esfalecerem. Shoko conta o preconceito, as trágicas escolhas de sua vida e o triste fim de sua família e de seus valores. A história conta o cotidiano de Shoko na tentativa de apresentar uma das figuras menos observadas na literatura da máfia nipônica: o triste destino que a organização relega às mulheres e suas limitações e obstáculos. Recomenda-se a obra para todos aqueles que querem entender um pouco melhor do Japão e seu lado sombrio, desnudando a aura de sobriedade e retição que normalmente é visto em outras mídias.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .