RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, novembro 11, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (05)

QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Renato Thibes
http://registrodissonante.blogspot.com.br/

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

O CADERNO VERMELHO - Paul Auster


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Há tempos queria ler algo do Paul Auster, mas sempre achei seus livros muito caros. Esse "O Caderno Vermelho" é da Companhia de Bolso, uma série muito boa e econômica da Cia das Letras. São textos curtos do autor contando pequenas histórias da sua vida e da vida de conhecidos, todas com algum elemento de acaso ou coincidência quase inacreditável. Livro curto, agradável, muito rápido de ler, serve como introdução ao autor novaiorquino mas não vai mudar a vida de ninguém.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

DIOMEDES - Lourenço Mutarelli


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Compilação da "trilogia do acidente" formada por 4 graphic novels de Lourenço Mutarelli sobre o detetive fracassado Diomedes, que nunca conseguiu resolver um caso. As histórias têm um clima noir e mostram uma versão bizarra de São Paulo com os traços perturbados de Mutarelli. A primeira parte, "O dobro de cinco", é de longe a melhor delas. Nas demais, o autor se perde em referências ao universo dos quadrinhos e a seus próprios amigos, chegando a incluir uma viagem a Lisboa que não faz o menor sentido. Ao final do livro Mutarelli inclui uma dedicatória muito emocionante ao seu finado pai, que inspirou o personagem.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

HITCHCOCK, O MESTRE DO MEDO - Inácio Araújo


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Estou fazendo o curso do Inácio Araújo e a aula sobre o Hitchcock foi uma maravilha. Fui atrás desse livro fora de catálogo, publicado nos anos 80 na Coleção Encanto Radical da Editora Brasiliense. Encontrei em um sebo virtual. O livro é uma biografia resumida do cineasta, intercalada com análises da sua obra. No caso de Hitch, a vida e a obra se complementam e até suas participações especiais em cada filme fazem um sentido enorme. Vale como complemento ao clássico "Hitchcock/Truffaut" e dá uma vontade enorme de ver (ou rever) todos os filmes do mestre.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

COMO VER UM FILME - Ana Maria Bahiana


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Leio a Ana Maria Bahiana desde os tempos em que ela escrevia para a revista Set. Hoje ela é correspondente internacional, vive em Los Angeles e está completamente inserida na indústria hollywoodiana, da produção aos prêmios. Neste livro ela fornece subsídios para que o leitor aprecie melhor cada filme assistido, detalhando todo o processo de criação, da concepção até o lançamento, passando pelas análises dos gêneros mais comuns em Hollywood. Leitura agradável, cheia de bons exemplos recentes e que vale por um breve curso de cinema.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

EISNER/MILLER - Charles Brownstein


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: O "Hitchcock/Truffaut" dos quadrinhos, o livro é uma série de entrevistas ou um bate-papo informal entre Frank Miller e Will Eisner sobre a mídia que tanto amam, concluído pouco antes de Eisner falecer. Serve como tributo ao mestre maior dos quadrinhos, muito melhor do que aquela porcaria de adaptação de "The Spirit" que Miller levou ao cinema um tempo depois. Os dois discutem a arte e a indústria das HQs, contam as principais histórias de suas carreiras de sucesso, falam de Hollywood, dos super-heróis, das técnicas de cada um, de outros expoentes do gênero (única ausência é Alan Moore) e discordam muito sobre o que pode ser considerado sucesso - Miller quer ser um ícone pop, enquanto Eisner mirava na literatura.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .