RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, dezembro 20, 2014
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (06)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Murilo Fabrício
https://www.facebook.com/murilo.fabricio.5

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Depois que já tinha saído o filme eu havia ficado intrigado pela história e acabei ganhando o box da trilogia de presente. Os livros não são tão grandes, sendo uma leitura bem casual por entretenimento, algo bem blockbuster mesmo, o que aconteceu no cinema.

O primeiro livro vem com uma ideia bem interessante sobre um mundo onde uma ditadura foi instalada e uma forma de controle sobre a população é os jogos. A parte de ação e dos jogos é muito interessante, já que é realmente a trama do livro. Nada muito violento, um pouco menos do que eu esperava, mas mesmo assim intrigante.

Já o segundo livro é basicamente uma ponte entre o primeiro e o terceiro apenas, deixando um pouco a desejar. Fica bem explícito a transição de um para o outro, com um enredo mais para deixar um gancho e praticamente um epílogo do primeiro. E o terceiro sobe de novo o nível da trilogia, trazendo um lado mais político. A heroína já está bem formada e acaba formando uma aliança para derrubar o governo. Apesar de ela ser uma garota forte, talvez seja dado importância demais para ela. O desfecho deixou a desejar um pouco para mim. Ainda assim, foi algo bem divertido de se ler e um bom passatempo para relaxar no meio de provas e aulas.

Obs: Assisti o primeiro filme antes e depois de ler o primeiro livro. Minha primeira impressão do filme foi péssima e depois eu adorei. Eu estranhei essa ordem, mas acho que foi bem pessoal.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Battle Royale - Koushun Takami


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Seguindo a mesma ideia dos Jogos Vorazes, que por sinal não sei quem trouxe primeiro, esse livro já tem uma história bem mais violenta e centrada no "jogo" realmente. Com a mesma premissa de uma ditadura, a história se passa inteiramente dentro de uma classe de alunos no Japão sendo colocada dentro de uma ilha para um experimento. E agora sim com violência, o livro mostra bem mais as outras personagens que estão envolvidas nisso. Acaba criando algumas histórias paralelas muito boas e que você acaba ficando triste por nem todos terminarem vivos. O final é simplesmente sensacional e digno de uma história como essa. Por sinal, eu achei bem melhor do que o dos Jogos Vorazes, mas de novo esse só queria ser mais uma trilogia best-seller. Em um dos comentários tem que o diretor Tarantino diz que é a história que ele gostaria de filmar. E se isso acontecesse eu acredito que seria um filme simplesmente épico!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

Trilogia Divergente - Veronica Roth


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Depois de Harry Potter eu acho que essa é a terceira série de livros que eu leio que coloca uma mulher com papel de heroína. Não sendo machista, todas elas dão uma boa briga. Novamente eu vi que existia o filme e me foi recomendado o livro. E dessa vez em específico resolvi ler o livro em inglês. A linguagem não é tão difícil e é um bom treino para quem quer começar, assim como eu quis. Temos a sequência do primeiro livro mostrando um certo mundo, então um gancho de um livro para o outro e no terceiro tudo sendo expandido e explicado.

O primeiro livro de novo traz uma ideia bem interessante e começa a mostrar bem o universo deles, sem explicações profundas. Então os plot-twist do final do primeiro e em todos os outros são simplesmente sensacionais. O que eu gostei bem mais dessa trilogia do que a do Jogos Vorazes foi a parte política muito bem abordada em todos os livros. E a total imersão que vai tendo do mundo criado é muito bem feita. Outra coisa que eu gostei bastante foi a sempre fragilidade mostrada da heroína, que estava sempre com ela. Apesar de ela ser um pouco convencida no terceiro livro.

O romance criado entre ela e outro grande personagem foi muito bem feito também. Claro que com o clichê de ficarem juntos, briguinhas e depois reconciliação, mas tudo abordado de uma forma bem mais realista do que em livros de romance.

No terceiro livro ainda temos uma parte reflexiva em relação ao mundo atual e de como as pessoas estão passando a ver uns aos outros, já que o livro se passa em uma época meio que pós-apocalíptica.
E o desfecho sim é muito bom. Um pouco previsível enquanto você chega perto do final, mas não deixa de te surpreender e emocionar mesmo assim.

Só achei meio desnecessário a mudança de narrativa do terceiro livro em relação aos outros dois. Se tivesse ficado como os outros eu acho que mostraria muito mais um ótimo trabalho de escritora de Veronica. Mas respeito a escolha e dá para tirar uma boa reflexão da autora, talvez ela tenha feito isso por ser ainda nova.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:


. . .