RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, dezembro 25, 2014
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (11)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

André ZP
www.chippanze.org

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

My Bloody Roots - Max Cavalera


 
NOTA: RUIM

COMENTÁRIO: A autobiografia do ex-vocalista e fundador do Sepultura é a prova máxima de que "rockstars" sempre deveriam depender de um jornalista para a criação de uma biografia. Ou é de se pensar: menos mal a honestidade de meter as caras no microsoft word ou contratar um ghost writer? Lendo frases como "cuspíamos no chão da escola. E isso era legal. Era uma coisa metal", fico com a segunda opção. Salvam-se algumas notas interessantes de produção dos discos, principalmente envolvendo o Andy Wallace e o Chaos A.D.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

Energy Flash: A Journey Through Rave Music And Dance Culture - Simon Reynolds


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: O extremo oposto: Simon Reynolds é meu jornalista musical preferido. Pariu livros que vão do indie ao post-punk ao hip hop. Seu texto é cabeçudíssimo, mas não cansa. Energy Flash relata toda a história da dance music pós-disco, passando por todas as etapas e cenários (São Paulo inclusa), até culminar em 2013 (data da última reedição do livro) com os tenebrosos dubstep americano e EDM -- claro, soltando fagulhas de bode e decepção com o que virou a música eletrônica. Reynolds viveu a época das raves britânicas do início dos anos 90, envolvendo-se com produtores, DJs e clubbers, visitando cidades e países para descobrir novas cenas ou variações das mesmas. Seus relatos são muito pessoais, e talvez por isso seja seu texto mais fluente, quase um bate papo com o leitor num chillout pós-madrugada no club.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

High Rise - J. G. Ballard



 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Segundo Ballard que leio, após a pirose de Crash anos atrás. Faltam algumas páginas para terminá-lo, mas não dá pra deixar de fora da pesquisa. Há tempos não lia um romance tão sufocante e angustiante. Um mix anfetaminado de Senhor Das Moscas com O Anjo Exterminador, numa Inglaterra distópica dos anos 70 que é cenário comum a obra do autor. Tá sendo filmado, numa produção do Jeremy Thomas que demorou décadas pra ver a luz do dia.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 3:24 AM
. . .
Comments:


. . .