RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, novembro 29, 2002
Punido Pelo Próprio Sangue (Backlash)

Ótimo western de John Sturges. Richard Widmark está muito bem como um Bogart do velho oeste à procura de informações sobre o assassino do pai esbarrando na bela Donna Reed no meio do caminho.



posted by RENATO DOHO 4:08 PM
. . .
Comments:
Showtime (Idem)

Tentativa irregular de juntar Robert De Niro e Eddie Murphy no mesmo filme. Não se decide entre a comédia e a ação. Os improvisos de Eddie nos outtakes valem bem mais que o filme.



posted by RENATO DOHO 4:03 PM
. . .
Comments:
quinta-feira, novembro 28, 2002
Atualização de alguns links aí do lado

Eu devia ter um tipo de perfil ao lado também, mas até saber como colocar... vou ver, um dia, quem sabe.


posted by RENATO DOHO 1:39 AM
. . .
Comments:
Ainda em vinis, mas ao menos com a possibilidade de escutá-los:



1. Thunder Road
2. Tenth Avenue Freeze-Out
3. Night
4. Backstreets
5. Born To Run
6. She's The One
7. Meeting Across The River
8. Jungleland



Disc: 1

1. The Ties That Bind
2. Sherry Darling
3. Jackson Cage
4. Two Hearts
5. Independence Day
6. Hungry Heart
7. Out In The Street
8. Crush On You
9. You Can Look (But You Better Not Touch)
10. I Wanna Marry You
11. The River

Disc: 2

1. Point Blank
2. Cadillac Ranch
3. I'm A Rocker
4. Fade Away
5. Stolen Car
6. Ramrod
7. The Price You Pay
8. Drive All Night
9. Wreck On The Highway


posted by RENATO DOHO 1:18 AM
. . .
Comments:
A Máquina Do Tempo (The Time Machine)

Filme bem legal de George Pal feito em 1960. Parece uma boa mistura de Jornada Nas Estrelas (a clássica) com Além Da Imaginação. Com criatividade consegue dar a idéia da viagem no tempo e tem um final que dá espaço para a imaginação, onde o principal não é mostrado, mas imaginado pelo amigo que fica. No dvd há um documentário de 40 minutos feito em 1993 apresentado pelo ator principal Rod Taylor falando das filmagens e do destino da verdadeira máquina do tempo que fez uma trajetória digna de filme. É citado De Volta Para O Futuro e Michael J. Fox faz uma participação. No final há um ótimo encontro com Alan Young e os dois atuam novamente depois de 30 anos sem se verem, tocante. Essa versão atual deve ser bem inferior, mas ainda pretendo conferir para ver como ficou.


posted by RENATO DOHO 1:01 AM
. . .
Comments:
segunda-feira, novembro 25, 2002
Insurreição (Uprising)

Por se passar no mesmo lugar e época este filme lembra O Pianista de Polanski no início, mas os dois focam em outras coisas logo após, Polanski segue a linha do aspecto da sobrevivência de um homem, já Insurreição conta a história da resistência judaica no gueto de Varsóvia. Ambos baseados em personagens reais, ambos com várias cenas parecidas (incluindo legendas explicativas do momento histórico). A narrativa segue vários personagens então nenhum se destaca em especial, ora é Donald Sutherland, ora John Voight, ora é Leelee Sobieski num bom papel. Vários aspectos interessantes são abordados, como a presença do cineasta Fritz Hippler, a polícia judaica dentro do gueto e o desenrolar das atividades de resistência. Acho até que uma mesma música ao piano é tocada nos dois filmes, mas isso não posso afirmar. No dvd duplo há bastidores e um documentário, além do aúdio de comentário do diretor e outro do elenco. Radha Mitchell (Gritos Na Noite) é quase imperceptível no filme! Tive que rever cenas para identificá-la, mostrando ser bem versátil.


posted by RENATO DOHO 11:25 PM
. . .
Comments:
Os Maiorais (The Rat Pack)

Bom retrato da turma que reunia Frank Sinatra, Dean Martin Sammy Davis, Jr. e outros. Pega a fase em que John F. Kennedy se enturma e pretende concorrer a presidência dos EUA. Quem sabe da história vai ver que o filme não extrapola muito os fatos. O envolvimento de Frank com a máfia e como ajudou JFK nas eleições e nas farras e por esses mesmo motivos que o afastará do presidente recém eleito. Também a questão de Sammy e seu relacionamento com uma mulher branca. Deborah Kara Unger faz uma pequena participação como o grande amor da vida de Frank e sua maior dor, Ava Gardner. Na mesma época foi a filmagem de Ocean's Eleven, curioso é que Don Cheadle participou deste filme e da refilmagem.


posted by RENATO DOHO 11:17 PM
. . .
Comments:
A Natureza Quase Humana (Human Nature)

Filme engraçado e irregular do mesmo roteirista de Quero Ser John Malkovich. A história é aquela maluquice vista antes: uma mulher tem problemas hormonais o que a faz ter pêlos por todo corpo, ela começa a se relacionar com um cientista que é virgem aos 37 anos porque tem um pênis minúsculo e juntos descobrem um homem que foi criado pelo pai na selva e depois por macacos. Eles o levam para a civilização para o educá-lo a controlar seus instintos animais e apartir daí as confusões começam. É narrado a partir do fim. Algumas coisas funcionam, outras não, mas não deixa de ser interessante. O destaque feminino é Miranda Otto como a assistente do cientista. Parece que ela entra na segunda e terceira parte de O Senhor Dos Anéis.



posted by RENATO DOHO 11:09 PM
. . .
Comments:
O Maníaco (Maniac)

Filme bem legal do William Lustig. Parece ser um tio do Henry - Retrato De Um Assassino, pai não pq Maniac dá mais ênfase nas cenas de morte, nisso parece pai de Jason (com mais profundidade). Cenas tensas como a do metrô e um final já meio delirante. O serial killer também se apresenta de forma normal na relação dele com uma fotógrafa, aliás a obsessão dele por manequins e o trabalho dele dá pano para elocubrações. As conversas com ele mesmo também. A morte do homem no carro (que acho que é o próprio Tom Savini que interpreta, não?) é bem feita e inesperada pelo resultado bem gore.

Há comentários bem entusiasmados do pessoal lá no
imdb falando de Fulci, Bava, Argento e Poe.

posted by RENATO DOHO 4:22 AM
. . .
Comments:
sábado, novembro 23, 2002
Gritos Na Noite (Everything Put Together)

Ótimo filme do mesmo diretor de A Última Ceia, Marc Forster. Como vi sem saber nada do filme é melhor nem comentar a história para não estragar, mas falo que é sobre perdas em muitos sentidos. Radha Mitchell tem um desempenho maravilhoso, ela mostrou depois mais ótimas atuações em Eclipse Total e Quando Estranhos Aparecem (filmes também muito bons com esse aspecto independente). Ela até exerceu aqui a função de produtora associada. Eis uma atriz para se prestar atenção. Bons atores coadjuvantes, dentre eles a co-roteirista e dois atores em papéis diferentes do usual, Alan Ruck (Curtindo A Vida Adoidado) e Megan Mullally (Will & Grace). Filmado em digital. Vale ser visto e revisto.

posted by RENATO DOHO 6:53 AM
. . .
Comments:
Espião Por Acidente (The Accidental Spy)

Regular filme do Jackie Chan, talvez culpa da direção que nas cenas de ação não mostra as coreografias direito, mas mesmo as coreografias não estavam inspiradas. A trama também tem um tom um pouco sério demais, Jackie mais sério que o normal para depois andar nu pelas ruas de uma cidade (e desta vez há uso de dublê pelo que pude ver), tendo coflinto no tom geral da película.


posted by RENATO DOHO 12:51 AM
. . .
Comments:
sexta-feira, novembro 22, 2002
Fúria No Alasca (North To Alaska)

Filme bem engraçado de Henry Hathaway com um John Wayne hilário. Pode a primeira vista soar estranho ver um western no Alasca e com um humor fora de lugar (até com onomatopéias sonoras), mas se visto nesse contexto o filme é pura diversão. O aspecto mais curioso é a presença da atriz francesa Capucine, ela é extremamente linda e estranha para um filme deste estilo e dessa época, ela parece ser uma atriz dos dias de hoje! A sua Michelle é cativante. O inusitado é ler um pouco sobre sua
vida e descobrir que ela era maníaca depressiva, seu único casamento durou meses e se suicidou apesar de ser uma das mais belas da Europa em seu tempo.

posted by RENATO DOHO 6:17 AM
. . .
Comments:
O Homem Que Não Estava Lá (The Man Who Wasn't There)

Ótimo filme em p&b dos Coen. Fotografia esplêndida, sem tirar nossa atenção do principal que é a fascinante estória narrada pelo barbeiro de Billy Bob Thornton (numa interpretação elogiosa). Toda a competência técnica e narrativa dos Coen está no filme. Há cenas deliciosas como o carro se acidentando e a calota saindo por aí. O filme mistura um ar noir com toques de filmes B, como disco voadores! Pode-se ficar horas procurando os paralelos no filme com relação a cortes de cabelo e a vida, depilação e o ciclo das coisas, o advogado de Tony Shalhoub e o cinema... A cena que vem após o teste da jovem vivida pela bela Scarlett Johansson, onde o barbeiro e o professor de piano conversam é primorosa na construção de uma decepção, não só de um teste, mas de uma vida fadada a nada, onde agarra-se ao máximo ao mínimo que se tem para ter esperança de novos dias. A visão do interior americano dos Coen é ao mesmo tempo familiar e crítica, ao mesmo tempo que eles conhecem esse universo e simpatizam com certos aspectos consequem ser ácidos nos absurdos. O dvd está muito bom pois tem um making of de 16 minutos entrevistando a maioria que fez o filme, uma entrevista longa (ótima) de 48 minutos com o diretor de fotografia
Roger Deakins falando de influências e das filmagens e também pequenas cenas deletadas, na verdade, mínimas.

posted by RENATO DOHO 6:05 AM
. . .
Comments:
quarta-feira, novembro 20, 2002
Melhores do ano?

Ainda nem terminou o ano, mas vendo a lista do que assisti nos cinemas já pesquei os nove melhores. Será que ainda verei alguns melhores que vão modificar a lista no final do ano? Ou pelo menos conseguirei acrescentar mais um para dar um top 10? Na ordem (complicada de se arranjar tirando o primeiro lugar):

Cidade Dos Sonhos (Mulholland Drive)
A Viagem De Chihiro (Sen To Chihiro No Kamikakushi)
Pickpocket – O Batedor De Carteiras (Pickpocket)
Gerry (Idem)
Tiros Em Columbine (Bowling For Columbine)
O Pianista (Le Pianiste)
Fale Com Ela (Hable Con Ella)
Que Horas São Aí? (Ni Neibian Jidian)
Minority Report – A Nova Lei (Minority Report)

Os piores são até facéis pois há vários: Poeira Do Tempo, Sinais, Cidade De Deus, O Senhor Dos Anéis, Homem Aranha, Falcão Negro Em Perigo, MIB II, Star Wars II, Tudo Para Ficar Com Ele, Miranda, etcs. Uns por serem fracos mesmo e outros por serem decepcionantes (não necessariamente fracos).


posted by RENATO DOHO 9:03 PM
. . .
Comments:
Recentes mp3s

Bob Dylan - Main Title Theme
Bobby Darin - Don't Rain On My Parade
Bon Jovi - Breakout (Live)
Johnny Cash - The Man Comes Around
Johnny Cash & Fiona Apple - Bridge Over Troubled Water
Nick Drake - Black Eyed Dog
Nick Drake - Cello Song
Nick Drake - Fly
Nick Drake - Road
Nico - These Days
Nirvana - You Know Your Right
Pearl Jam - Letterman - I Am Mine
Pearl Jam - Letterman - Save You
The Clash - Police And Thieves
Velvet Underground - Stephanie Says
White Stripes - I Fell In Love With A Girl

A maioria é da trilha de Os Excêntricos Tenenbaums. White Stripes peguei alguns e não gostei muito por causa principalmente da voz às vezes infantil do vocalista. A do Bobby Darin é a ótima que toca no trailer de Catch Me If You Can.


posted by RENATO DOHO 8:51 PM
. . .
Comments:
terça-feira, novembro 19, 2002
Recém adquiridos

A Cavalaria Vermelha de Isaac Babel

Sacramento de Clive Barker

posted by RENATO DOHO 10:42 PM
. . .
Comments:
domingo, novembro 17, 2002
CSI



1. Who Are You - The Who
2. Everybody Out Of The Water (New Frontier) - The Wallflowers
3. Crystal - New Order
4. Come Into Our Room - Clinic
5. Give It Away - Zero 7
6. Day By Day - Badmarsh & Shri
7. Inhaler - Hooverphonic
8. We Luv You - Grand Theft Audio
9. Hell Above Water - Curve
10. To Get Down [Fatboy Slim Mix] - Timo Maas
11. Time Has Come Today - The Chambers Brothers
12. Little Gem - Euphoria
13. Song For Olabi - Bliss
14. Unbound - Robbie Robertson
15. Investigation Suite - John M. Keane
16. Grissom's Overture - John M. Keane


posted by RENATO DOHO 11:46 PM
. . .
Comments:
sexta-feira, novembro 15, 2002
Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums)

Bom filme de Wes Anderson, só não chega a ser tão cativante como Rushmore. A trilha é muito bem escolhida. O tom geral do filme parece vir dos personagens de Gwyneth Paltrow e Luke Wilson, um ar blasé, distante e tedioso. O único personagem mais ativo é o de Gene Hackman que parece ser objeto da inveja tanto dos personagens ao seu redor quanto do próprio Anderson, um estado de espírito que eles mesmos (o elenco e Anderson) admiram (muitos secretamente), mas sabem que não têm condições de alcançar. O elenco também é muito bem escolhido. Só fica a dúvida pessoal do que significa o constante táxi cigano, perdi essa referência ou piada interna ou até compreensão de todo o filme!

Impostor (Idem)

Mais um filme baseado em Philip K. Dick que retoma temas já vistos antes, como a questão da identidade e um clima de paranóia. Se dizem que você é um clone como provar o contrário sem ter que morrer e pior, e se você for mesmo um clone e não saiba disso? Isso lembra bastante O Vingador Do Futuro até chegarmos no final com uma mini-surpresa que claro, dá espaço pra muitas especulações e pensamentos, mas que no filme apenas fica sendo um gancho final. Isso sem denegrir o competente trabalho de Gary Sinise e também de Madeleine Stowe, mas fica faltando algo mais do que parecer ser um episódio de Twilight Zone esticado. Curioso notar que os outros filmes baseados em Dick são bem calcados na narrativa e o que difere mais é Blade Runner que mostra qualidades por desviar o foco da narrativa pura e apostar nos caminhos visuais.


posted by RENATO DOHO 2:12 AM
. . .
Comments:
terça-feira, novembro 12, 2002
Uma canção que particularmente me toca atualmente:



THE DISTANCE

There's a train out in the distance, destination still unknown
Far away where no one's waiting, so far from home, so far from home
There's a rose outside your window, the first snow is falling down
Like that lonesome whistle blowing
I keep on going, keep on going...

Close your eyes and see my blue skies breaking through these dark clouds
You are the light
In my mind I see your red dress and your arms are reaching through the night
I'll never give up the fight
I'll go the distance

There's a thread that runs between us pulling 'cross this great divide
It's only there for the believers
Don't stop believing, don't stop believing

Close your eyes and see my blue skies breaking through these dark clouds
You are the light
In my mind I see your red dress and your arms are reaching through the night
I'll never give up the fight
I'll go the distance, I'll go the distance

There's a neverending story that begins with you and I
Like the rose outside your window
Don't let it die, don't let it die

Close your eyes and see my blue skies breaking through these dark clouds
You are the light
In my mind I see your red dress and your arms are reaching through the night

Close your eyes and see my blue skies breaking through these dark clouds
You are the light
In my mind I see your red dress and my arms are reaching through the night

I'll never give up the fight
I'll go the distance



posted by RENATO DOHO 7:34 AM
. . .
Comments:
Vale Tudo (Slap Shot): esse de surpresa vi nas locadoras, relançaram o filme porque fizeram a continuação que nem quero saber, mas o original conta com Paul Newman e é um bom filme sobre hóquei no gelo, quando um time fracassado começa a chamar atenção e vencer quando passa a dar mais importância ao espetáculo e violência do que ao jogo. Bem anos 70 onde tudo parecia decadente mesmo. Para fãs de Paul Newman.

Dos 61 filmes de Paul Newman faltam apenas 13 para serem vistos (tirando os que eu tenho gravado e não vi ainda).

Acho que só com os três The Mighty Ducks na década de 90 que esse esporte voltou com força nos cinemas. Aliás a trilogia Ducks pode-se dizer que é um guilty pleasure, eu que nem ligo pro esporte gostei dos 3 filmes e mesmo nas reprises em sessões da tarde mantinha a empolgação. Fora o fato que vejo tudo do Emilio Estevez, outro guilty pleasure.

Red Rose (Idem): minissérie de Stephen King reduzida para 4 horas (acho que eram 6 na tv). Como outros que vi dele tem um começo interessante e acaba da mesma forma de sempre. O duro é aguentar as quatro horas, não que seja parado, mas é que poderia ser bem menos. No making of parece que a coisa surgiu quando Spielberg falou com King que queria fazer o maior filme sobre casa assombrada, ou o definitivo, mas aí Spielberg foi fazer outras coisas e King sofreu o acidente. Logo após King retomou a idéia e fez Red Rose. Uma coisa boa é
Julia Campbell no elenco, já a tinha notado em Romy & Michelle e anotado o nome, pena que continua em papéis coadjuvantes... é linda, ainda mais como na minissérie: em figurinos de época.

Falando em coadjuvantes (desta vez quase figurante) há uma que aparece nos vídeos que o Fairy Tooth vê em Dragão Vermelho que seria a próxima família que ele atacaria. Suspeito que a mulher que aparece no vídeo é uma atriz bem bonita que trabalhou com Brett Ratner em Um Homem De Família, sendo ela a amiga da Téa Leoni que dá em cima do Nicolas Cage. Suspeito não, é verdade, acabei de confirmar, é a Lisa Thornhill. Que bela mulher também relegada a figuração...

Depois Do Atentado (The Day Reagan Was Shot): pra quem gosta de thrillers políticos esse é bem bom com Richard Dreyfuss ótimo (como sempre). Produção executiva do Oliver Stone para tv a cabo falando do atentado ao Reagan em 81 e a mini-crise interna que ocorreu. É engraçado ver a fragilidade do governo, os pequenos erros que podem causar grandes danos e o absurdo das formalidades (e pensarmos no quanto de verdadeiro ocorreu ou não). O diretor / roteirista Cyrus Nowrasteh parece que já abordara temas políticos em trabalhos anteriores.

Aviso pra quem for ver o filme: veja em vhs, em dvd só há a opção de se ver no original sem legendas ou dublado (erro da distribuidora?).



posted by RENATO DOHO 1:12 AM
. . .
Comments:
quarta-feira, novembro 06, 2002
Dragão Vermelho (Red Dragon)

Refilmagem desnecessária do filme de Michael Mann realizado na década de 80. Talvez o único motivo é Dino De Laurentis poder fazer caixas duplas ou triplas no futuro juntando este filme, Silêncio Dos Inocentes (se os direitos forem dele) e Hannibal... O elenco, apesar de bom, nunca supera os originais. Edward Norton é um erro de escalação pela idade e pelo jeito dele, nem parecido com um profiler obsessivo (ao contrário de William Petersen que reafirma esse jeito atualmente em CSI). Harvey Keitel e Dennis Farina se equiparam. Ralph Fiennes perde para Tom Noonan que está ótimo. Emily Watson quase chega perto da interpretação de Joan Allen. Anthony Hopkins está ficando mais careteiro de um personagem só, atuando no automático, enquanto Brian Cox é um ótimo ator, que está sendo reconsiderado atualmente pelos ótimos papéis que vem desempenhando (começando por Nuremberg) e a química entre Cox e Petersen é bem mais intensa que Hopkins e Norton.

A direção de Brett Ratner nem precisa falar muito, é óbvia, de campos e contracampos, correta e nada mais, já a de Michael Mann é criativa e autoral. Um lance diferencial também é como o filme de Mann se encaixa nos temas que sempre trabalha, o que some nessa refilmagem. Há um duelo entre Graham e Hannibal pois são faces da mesma moeda, como Al Pacino e Robert De Niro em Fogo Contra Fogo, como Al Pacino e Russel Crowe em O Informante e outros dele. É um mundo masculino em essência. E também Mann capta e sabe tirar mais do ator principal com quem trabalha para mostrar sua angústia (exemplo Daniel Day Lewis em O Último Dos Moicanos e é só ver toda sua filmografia confirmando isso). Norton na versão nova parece um coadjuvante que investiga o caso desleixadamente e não um investigador com traumas que se entrega de corpo e alma na caça ao assassino, tentando eliminar na verdade o que ele acha que tem de perverso em sua própria personalidade (com Hannibal o cutucando psicologicamente, o que acontecia na versão original e também com Clarice Starling em O Silêncio Dos Inocentes).

Na refilmagem poucas mudanças, como a cena do museu (que creio deve estar no livro, já que Mann não foi fiel à fonte) e o final (bem mais fraco). Nas cenas parecidas a refilmagem sempre perde na comparação (principalmente na cena totalmente perdida na versão atual que é a da visita num zoológico para o toque no tigre).

Talvez o problema maior é que Hannibal Lecter virou um personagem carismático, um herói até para o público, se tranformando numa imagem como Freddy Krueger, Jason e Pinhead. O filme de Mann não tinha essa preocupação e por isso se sai melhor. Ratner agora tem que lidar com um personagem que é mais querido pelo público do que Will Graham. Os serial killers são heróis e seus crimes não passam mais a ojeriza que passariam, agora são mais cools...

É esperar que o filme de Mann chegue aqui em dvd:



"If one does what God does enough times, one will become as God is"


posted by RENATO DOHO 10:20 PM
. . .
Comments:
sexta-feira, novembro 01, 2002
Códigos De Guerra (Windtalkers)

Segundo melhor filme de John Woo nos EUA, atrás apenas de A Outra Face. Neste filme ele está mais centrado na narrativa que em mirabolantes cenas de ação, seria isso um respeito pela história ou uma mudança na trajetória como diretor (o que seria um mau sinal)? A insistência com dois canastrões não atrapalha, Nicolas Cage e Christian Slater (trabalhando de novo com Woo), aliás é um pouco a marca dele, lembrando de Chow Yun Fat (que melhorou, mas sempre teve uma atuação over), John Travolta, Van Damme (!) e Dolph Lundgren. As cenas de guerra não chegam a ser muito diferentes das que já vimos antes em outros filmes (algumas até parecidas com um recente, Fomos Heróis), é nas cenas íntimas que vemos o verdadeiro John Woo, como no dueto de gaita/flauta ou na dúvida de Ox em matar Whitehorse e a seguir Enders enfrentar esse dilema. Frances O'Connor tem uma participação boa, mas pequena. Mark Ruffalo se mostra um coadjuvante ótimo, pronto para papéis principais. Ao menos Woo aqui mostrou que ainda não se dilui por inteiro em Hollywood.

Apenas uma cena eu gostaria de ver algo a mais: quando o racista redneck provoca o navajo Yazhee dizendo que a única coisa que o diferencia dos japoneses é o uniforme faltou a resposta que seria que o redneck só se diferencia dos alemães pelo uniforme também. Vendo assim mais claramente como os EUA é formado por várias raças e o quanto é absurdo uma ir contra a outra.


posted by RENATO DOHO 9:58 PM
. . .
Comments:
A Identidade Bourne (The Bourne Identity)

Eu que não esperava muita coisa desse filme (o trailer era bem fraco) até que achei um bom thriller, movimentado e com uma história coerente (depois fui saber que é de um livro). Algumas boas cenas e planos, Matt Damon não estragando muito, Franka simpática e uma boa edição fazem do filme não ser uma decepção para o segundo de Doug Liman.


posted by RENATO DOHO 9:47 PM
. . .
Comments:


. . .