RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, setembro 15, 2003
Lágrimas Do Sol (Tears Of The Sun)

O mais recente filme de Antoine Fuqua (Dia De Treinamento) fica abaixo do esperado ainda mais depois de seu último filme, fazendo com que notemos como um bom elenco e roteiro fazem faltam para o Fuqua. Aliás, Dia De Treinamento parece até exceção vindo de um diretor que fez A Isca e Assassinos Substitutos. Mas o filme até que é bom, mesmo com uma trama muito parecida com Braddock III - O Resgate. Bruce Willis na fase pós anos 90 continua o mesmo: uma cara cada vez mais de pedra, desgostoso com a vida, amargo (bem usada por Shyamalan nos dois filmes da dupla). Monica Bellucci claro, não deixa de ser linda mesmo na selva e suja. A trama pode ser resumida no trailer, uma missão de resgate (lembra também Predador), só que depois da metade tinha que criar algo para não ser uma chatice só, então vem uma outra trama secreta que vai empurrar as coisas até o fim. As cenas de ação são boas, sem muitas frescuras de câmera. A música de Hans Zimmer é inadequada, forçando emoção em certos momentos, atrapalhando a ação em outros... (mas as canções regionais são bonitas).

Tem quem pode se ofender pelo filme mostrar mais uma vez como a África está um caos (o filme mostra até que bastante violência) e como em último caso os EUA continuam sendo a imagem da eficiência e tranquilidade (mas o filme ao menos mostra que foi decisão de um só homem reverter o quadro e não o exército dos EUA, que continua fazedo tudo by-the-book).

É filme-de-homens-com-uma-missão eficiente.

Creio que Fuqua tenha sentido uma coisa mais pessoal ao fazer o filme ao falar da África por ser um cineasta negro, mas não fica tão evidente assim.



posted by RENATO DOHO 3:17 PM
. . .
Comments:


. . .