RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, janeiro 31, 2004
Pacto De Justiça (Open Range)



Pacto De Justiça passou rapidinho pelos cinemas e já tinha me conformado com a idéia de ter quer ver o filme em dvd. Mas eis que numa cidade da região aqui o filme fica 2 semanas em cartaz. Não podia perder a oportunidade e fui lá conferir, não deu outra: tinha que ver no cinema este filme FODAÇO! Maravilha de filme! Se tivesse visto ainda em 2003 com certeza estaria nos 5 melhores.

Kevin Costner se mostra cada vez mais no domínio como diretor. Os enquadramentos que usam mesmo toda a força da tela larga, a construção dos personagens é cadenciada de acordo com o ritmo lento da narrativa que mesmo assim não parece estar sobrando nas cenas e as ótimas interpretações.

Costner dá a Robert Duvall um grande papel, grandes falas e até os créditos principais, Costner fica de lado, calado, como um braço direito mesmo. Por outro lado seu personagem é que tem um passado mais traumático e o final dá ênfase ao destino do seu personagem mais do que o do Duvall.

SPOILERS ON

Eu tinha que falar do tiroteio! Magnífico! Como começa, como o personagem de Costner é mostrado (especialmente impiedoso), o impacto de uma espigarda em uma pessoa e a mise-en-scène da coisa.

Mas o que venho falar nos spoilers é o final, pois o filme não tem um fecho de ouro e talvez seja a rara falha do filme, pois eu grande final daria mais ressonância. Mesmo assim não é um final que estraga tudo o que foi feito antes. É uma coisa complicada pensar em como terminar o filme e cheguei a pensar num final que seria quase trágico, só não sei se ajudaria no que o filme quer contar... Fora isso eu fiquei impressionado em não achar outra coisa para apontar e dizer que não gostei muito. Só lembro da parte final do tiroteio quando Duvall entra na delegacia: aquele efeito na imagem não pegou bem, parece moderno e dramático demais quando a própria situação é dramática. E só.

SPOILERS OFF

Muitas outras coisas poderiam ser ditas. O relacionamento dos dois protagonistas, a visão do western, a ótica do filme diante da atualidade, etcs. mas isso fica para depois, para os que ainda não viram (e pelo jeito que o filme passou em quase brancas nuvens pelos nosso cinemas poucas viram).

Espero que saia aqui a mesma edição dupla que o filme recebeu em dvd lá fora. Definitivamente é um filme que quero ter para rever e estudar.

De tempos em tempos (ainda bem) surge um filme que nos faça ver mais claramente porque escolhemos certos caminhos e o meu com o cinema se dá nessas ocasiões. Vi que este filme era assim quando me peguei inesperadamente emocionado ao ponto de lágrimas quando o tiroteio final começa. Poxa, pelos céus, por que chorar num tiroteio?! Aí que eu fui entender...


posted by RENATO DOHO 11:39 PM
. . .
Comments:


. . .