RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, maio 25, 2004
300

Tendo acabado de ler Alias Declassified (Mark Cotta Vaz) e Quarta-Feira De Cinzas (Ethan Hawke) nos últimos dias vi que cheguei na marca de 300 livros lidos. Preocupante. Se contabilizar que tenha começado, realmente, a ler a partir dos 15 anos dá uma média de 20 livros por ano e se formos ver por mês não dá nem 2! Um bom leitor no mínimo leria uns 4 por mês! E não estou lendo nenhum tratado filosófico de mil páginas, mas livros corriqueiros. Vergonha!

Se for pra me auto-enganar posso botar os livros da Agatha Christie, os de escola obrigatórios e os da coleção Vaga Lume na contabilização que daria uma levantada na média, mas não dá pra fingir, os números são baixos...

Como tenho o costume de ler vários livros ao mesmo tempo comecei uma nova leva esta semana: Sobrevivente do Chuck Palahniuk já foi iniciado, O Código Da Vinci de Dan Brown também; já Perdas & Ganhos da Lya Luft e A Metafísica Dos Tubos da Amélie Nothomb vou iniciar porque podem ser lidos rapidamente. Ao menos começo 3 ficções já que estava lendo muita não-ficção. Se bem que ando querendo ler logo Bushido (Daidoji Yuzan), Criatividade (Domenico De Masi), De Que Amanhã (Jacques Derrida) e algum específico de cinema (que pode ser The American Cinema, Easy Riders Raging Bulls, A Música No Cinema ou terminar o de entrevistas do Bogdanovich). Poxa, queria voltar aos tempos de leitura rápida da época de universidade, tanta coisa pra ler...

Ainda se eu tivesse um gosto mais específico do tipo só ler livro policial ou então, só sobre cinema, acho que não seria tão angustiante assim. Mas uma hora quero ler sobre guerra, outra sobre arquitetura, psicologia, criminalistica, teatro, filosofia, política, sociologia, história, economia, música, humor, biografias e assim vai... Sem esquecer as narrativas ficcionais que podem englobar vários desses assuntos. Ao menos tenho pouco interesse em livros de ficção científica (nunca li Asimov, Clarke), terror (exceção ao Clive Barker), espiritismo, astrologia, poesia, religião (tirando coisas gerais e budismo) e livros específicos demais de ciências exatas (mas se for algo abrangente e para leigos até fico interessado). Isso me livra de um monte de livros.

Fiz uma conta rápida só pra me assustar ainda mais: tenho 472 livros, dos quais já li 184. Faltam 288. Se mantiver essa média fraca de 20 por ano terei 14 anos e meio pela frente para ler tudo o que tenho aqui. E a média de livros novos comprados por mês é de 7. Resumo: uma bola de neve que eu nunca vou conseguir parar! Não vou conseguir ler tudo o que tenho (imagine então tudo o que quero!). Help!


posted by RENATO DOHO 7:04 AM
. . .
Comments:


. . .