RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, maio 05, 2004
Alias

O seriado foi criado por J.J. Abrams (o mesmo de Felicity) e fala de uma estudante recrutada pela CIA para ser uma agente secreta que descobre tempos depois que trabalha é para o inimigo, o SD-6. Ela então vira uma agente dupla, trabalhando para a CIA fazendo contraespionagem. E fica sabendo que seu pai também é agente duplo CIA/SD-6. Aí ficamos sabendo do passado da mãe (supostamente morta) que foi espiã da KGB e a coisa só vai complicando...

Depois de ver uns 12 episódios posso dizer que fui fisgado.

Os episódios equilibram bem as ações de Sydney Bristow (Jennifer Garner) como espiã por todo o mundo e sua vida "normal" como estudante de literatura, suas amizades e amores (ou falta de). Além disso as questões familiares ficam mais fortes e conseguem seu lugar nas tramas. Os diversos cenários são um atrativo (até o Brasil entra na jogada), mas o que mais chama atenção é a criação de uma verdadeira heróina. Jennifer Garner se mostra um dos personagens mais fascinantes das tramas de espionagem em longo tempo (seja cinema ou tv). Ela consegue ser bela e ao mesmo tempo crível como uma espiã de alta qualidade. Seus diversos disfarces dão uma variedade de tipos que ela pode brincar a cada trama. Sua habilidade física nas cenas de ação é elogiável (e o papel dela é tão a cara de Elektra que só poderia ser ela mesma a encarná-la nas telas). Ela é o que James Bond poderia ser, mas não é, pois ela tem o emocional real, que envolve sua vida dupla, seu passado familiar conturbado, seus questionamentos internos de moral e ética, coisas que nos filmes de 007 são apenas superficialmente (quando são) tratados.

O elenco é bem composto e as histórias seguem novas ações com um fio condutor por debaixo, por isso é um seriado melhor apreciado se visto desde o começo, na ordem. Num episódio da primeira temporada, Q & A, há um resumão que ajuda os iniciados.

As cenas de ação são constantes e muito bem feitas, não dá pra esquecer por exemplo Sydney numa emergência pulando de um edifício com um cabo de aço, uma surpresa para quem via. A produção se equipara há um bom filme de ação, não apenas a de um seriado televisivo. A narrativa trabalha criativamente com o tempo, não sendo sempre linear. E por ser um seriado não há perda de tempo com futilidades, passamos num instante de lugares e tempos distintos, sem as cenas intermediárias (que seriam mais comuns em filmes).

A questão da duplicidade é ótima, com Sydney tendo que fingir trabalhar no banco para amigos e trabalhar na SD-6 sem suspeitarem que trabalha mesmo é para a CIA. Pior é que nem seus colegas da SD-6 sabem que a agência secreta não é parte da CIA, mas sim o inimigo, isto é, pensam trabalhar para o país, mas trabalham contra.

Há muitas referências internas e externas no seriado. Internas são várias dicas e sinais de algo maior, como uma mitologia (vide Arquivo X) com números e padrões, segredos e mistérios espalhados por todos os episódios; externas são referências à filmes, seja com participações especiais ou citações e homenagens (como colocar o nome de McTiernan num furgão num episódio semelhante à trama de Duro De Matar). Aliás, esta referência apareceu no episódio duplo que teve participação especial de Quentin Tarantino (canastrão, mas ótimo no papel do vilão) que é fanático pelo seriado e implorou por uma participação (parece que seu personagem volta na terceira temporada). Steven Spielberg também vê o seriado e chamou Garner para uma participação especial em Prenda-Me Se For Capaz.

Gostaria de ver o seriado ser transformado em filme, para quem sabe uma conclusão, pois tudo no seriado tem potencial para isso, principalmente deixar claro para uma audiência maior (se bem que uma audiência televisiva é maior que uma cinematográfica, mas ainda há uma importância da tela grande em certos pontos) que Sydney Bristow / Jennifer Garner é pra entrar para a história.

O seriado passava no canal AXN, mas foi transferido para a Sony devido ao sucesso. Houve maratonas para a primeira temporada e agora o canal tem exibido episódios da segunda temporada (já exibidos na AXN) enquanto nos EUA termina a terceira temporada.

A primeira temporada saiu aqui em dvd, há um dvd só de extras bem bacana, até com erros de gravação muito engraçados.

E só acompanhando o seriado mesmo para saber porque Jennifer Garner se transformou numa estrela em potencial. E ela que começou coadjuvante em alguns episódios de Felicity, fazendo uma nerd sem nenhum atrativo e agora se transformou nessa super heroína.


posted by RENATO DOHO 9:41 PM
. . .
Comments:


. . .