RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, maio 07, 2004
Em Busca De Sentido - Viktor E. Frankl

Às vezes é difícil saber quando um livro famoso lá fora pode ou não ser encontrado aqui, ainda mais quando o livro originalmente não é em inglês; foi o caso deste. O livro Man's Search For Meaning é famoso e já tinha ouvido falar, mas só quando fui querer saber se havia uma tradução por aqui que me defrontei com vários títulos e dúvidas. De imediato, talvez por ter achado primeiramente, comprei o Um Sentido Para A Vida, mas não era este. Depois vi o Em Busca De Sentido e tinha melhores chances de ser ele. Surpresa foi dentro do livro achar referências à traduções vinda de 3 documentos, sendo um deles o Man's Search... Então, era este o famoso ou não? Só depois que li e comparei alguns índices e tópicos que pude confirmar que sim, finalmente tinha lido o que queria!

Frankl relata na primeira parte do livro suas experiências em campos de concentração nazistas como prisioneiro e já aqui vai desenvolvendo um pensamento que vai dar nos fundamentos da logoterapia (analisados na segunda parte). As experiências nos campos a gente sabe aqui e ali pela história, filmes e alguns relatos, mas um olhar que vivenciou os fatos e sabia como apreender a situação (isto é, era um olhar mais consciente do que estava presenciando, vindo de sua formação como médico) tem uma diferenciação importante. A logoterapia só conhecia por nome e fiquei muito interessado por se tratar de uma terapia através do sentido, uma procura por um significado na vida de cada paciente para apartir daí tratar dos mais diversos problemas.

A questão do sentido da vida é um dos temas mais fascinantes para mim (acima das conspirações, dos comportamentos criminais e etcs) que até se reflete na apreciação bem particular de certas obras artísticas como filmes (2001, Viver, Sem Medo De Viver, Amor Maior Que A Vida, Madadayo e A Felicidade Não Se Compra sendo os mais óbvios), músicas e livros. Claro que no fundo quase todas as obras falam de um sentido de vida, então o gosto especial advém daquelas que abordam diretamente o assunto. Também o tema sempre foi fonte para tentativas de se criar algo.

Bom, não quero aqui detalhar particulariedades do relato de Frankl nos campos de concentração, vale é a leitura pessoal de cada um do livro. Nem falar da logoterapia que tomei contato agora e nem saberia escrever algo sobre. Mas fica a indicação de uma leitura essencial, além de rápida e simples (o livro é pequeno e sua linguagem é de fácil compreensão). A diferenciação da logo com outras terapias fica evidente e também o quanto estamos dominados por um pensamento determinista de certas coisas (muitas vindas de Freud por exemplo) enquanto a logo dá mais importância na liberdade e responsabilidade, na criação de sentido existencial e não jogando desculpas comportamentais para fatores psicológicos, sociológicos e ambientais (não que elas não tenham influência, mas não são determinantes). Frankl até ironiza algumas afirmações de Freud por ele não ter tido a experiência dos campos de concentração, onde essas afirmações cairiam em terra no primeiro instante.

Agora sim, aquele primeiro livro dele que comprei vai ser lido, pois é mais específico e fala da humanização da psicoterapia.

Eu sei que devia escrever mais sobre o livro, mas melhor ler mesmo, senão ficaria copiando relatos dele (principalmente como prisioneiro).


posted by RENATO DOHO 6:42 AM
. . .
Comments:


. . .