RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, junho 27, 2004
Viridiana (Idem)

Filme de Luis Buñuel ganhador da Palma De Ouro. Hoje é um bom filme, de anti clericalismo tipicamente de Buñuel, só não chega a ser tão polêmico quanto acho que deva ter sido na época (na Espanha foi proibido). O retrato dos pobres é ácida ainda mais se posta em paralelo à ingenuidade assistencialista da protagonista que abre a mansão do tio recém falecido para que os necessitados morem e comam. Curiosamente o filho distante do tio que volta para pegar sua parte é um capitalista frio que mesmo assim é o mais consciente e até visto como boa pessoa (o final dá uma visão dele muito engraçada e esperta). A reprodução da santa ceia dos mendigos é antológica. Um outro detalhe brilhante de Buñuel: o crucifixo que também é um canivete. Hilário!

Escola De Rock (School Of Rock)

Filme mais convencional do Richard Linklater, não que ele seja um cineasta muito distante do tradicional, mas aqui ele parece realmente contratado abordando algo não muito pessoal (pelo menos é o que se passa na tela). É um filme show para o Jack Black, quem não o curte vai odiar o filme já que ele tem a liberdade de exagerar e abusar de caras, falas e gestos. As boas coisas são as referências de rock (tanto nas falas quanto no que se toca). As crianças são bem escolhidas (e tocam / cantam de verdade), mas não brilham. Joan Cusack está ok, mas mal caracterizada, não passa em nenhum instante a impressão de ser uma rígida diretora. Talvez o roteiro de Mike White que seja problemático mesmo, não criando muitos obstáculos (a reação dos pais é mínima e causa apenas uma cena de pequena tensão; a namorada certinha é esquecida) para uma história já contada mil vezes. E também criando poucos momentos realmente divertidos (e o que foi divertido talvez tenha vindo de improvisações de Jack Black) e muitos momentos inúteis e chatos (a saída com a diretora, o pedido para participar da Batalha Das Bandas, etcs). A única performance musical é deixada pro fim, mesmo que saibamos pelo tema e pelos trailers que esse momento existe (poderia ter mais no meio do filme), como se o material (a canção final) não fosse forte o bastante, tendo que deixar o melhor pro final. Os comentários em aúdio do diretor e do ator principal no dvd são decepcionantes por não falarem quase nada de interessante (outra prova do quão pouco pessoal e/ou empolgante foi para Linklater este trabalho). Há mais extras: bastidores, clipe, diário dos atores mirins no festival de Toronto, um dia na vida de Jack Black durante as filmagens, um pedido especial para o Led Zeppelin, etcs. Enfim, podia ser bem mais.

Sobrevivente (Survivor)

Primeiro livro de
Chuck Palahniuk que leio. Ele ficou conhecido quando Clube Da Luta foi adaptado para o cinema. Não ficou uma má impressão, mas também não é um trabalho que impressiona. Há bons momentos nesta história do único sobrevivente de uma seita religiosa maluca. Começa do fim e é narrado em primeira pessoa (o sobrevivente) com os capítulos em ordem contrária (mais para indicar uma contagem regressiva do que qualquer outra coisa). Comentasse de religião (claro), educação, showbusiness, fama, alienação, sexo, psicólogos entre outros. Há dicas (mais concentradas na metade inicial) de toda espécie de afazeres domésticos que são curiosos (verdadeiros?) do tipo como se portar à mesa em jantares refinados, fritar um bacon sem que ele enrole, tirar determinadas manchas de roupas, etcs. O livro é de 1999 e não sei se causou assombro sobre algo pós 9/11 aumentando ainda mais o culto ao Palahniuk. Não consegui visualizar o protagonista em nenhum momento (ele muda fisicamente da metade pro fim), mas a mulher que aparece na história me lembrava uma versão mais calma e deprimida da Courteney Love. Aliás, esse livro parece que vai ser adaptado pras telas e Madonna queria fazer a mulher. Spike Jonze estava interessado também. Vamos ver, talvez visualmente a história possa ser mais interessante (a parte da mídia e o final ficariam bem legais). Como não consigo avaliar ou ter uma opinião definitiva sobre um escritor com um só livro tento dar chances até que eu leia dois ruins para desistir de ler outro livro de algum escritor (um caso extremo: Paulo Coelho, por exemplo, ainda está em avaliação, já li três e um achei bom, outro ruim e outro normal).

Saiu um dvd duplo com um documentário sobre o autor. Parece ser ao menos interessante. Chama-se Postcards From The Future - The Chuck Palahniuk Documentary e não sei se está à venda em outro lugar senão no site oficial dele. Há um trailer disponível para ser baixado aqui.

Eis um texto sobre Sobrevivente e outros dois sobre o Palahniuk. Há o conto dele disponível que ele leu para uma platéia nos EUA e "fez mais de 40 pessoas desmaiarem ou passarem mal", aqui. Exagero, é bem engraçado e só (um curta disso seria hilário).

posted by RENATO DOHO 6:43 PM
. . .
Comments:


. . .