RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, outubro 29, 2004
Capitão Sky E O Mundo De Amanhã (Captain Sky And The World Of Tomorrow)

Todo o processo de feitura do filme já deve ser de conhecimento de todos antes de até ver o filme então o que fica é que fora isso o filme é uma boa aventura, competente para estréia de um diretor que emula antigas aventuras e tem muito de Indiana Jones em vários momentos e personagens. Esquecemos que muito do que vemos não se precisou de cenários, locações e etcs, o que pode ser uma idéia legal para libertar os diretores. Não fica parecendo que estamos vendo um videogame e esse deve ser o melhor elogio para um filme quase virtual. Tem suas falhas, suas piadas sem graça, mas é uma boa experiência para a nova tecnologia além da tentativa de criar um novo herói cinematográfico. O final é engraçado já que evita algo meloso e solta uma piada (faz tempo que não via um aventura romântica terminar assim, com uma piada).

Menina Dos Olhos (Jersey Girl)

Kevin Smith fazendo seu primeiro drama (ou quase isso). Ele perdeu a mão no ritmo que inexiste, às vezes parece algo frouxo, algo rotineiro, depois entram aqui e ali algo mais pessoal ou divertido. O casal Ben Affleck e Jennifer Lopez é irreal até nas telas, e isso é muito esquisito já que foram um casal verdadeiro na vida real, mesmo que irreal em todo caso. Eles não combinam em nenhuma circunstância, Ben ainda tem jeito de criança, fora que tem jeito simples de ser, já Lopez é uma prima donna que "combina" com rappers, gangsters, todos poderosos... (mulher de chefão é um bom modelo pra ela). Então nunca acreditamos no relacionamento que vai marcar a vida do personagem de Ben. A garotinha foi bem escolhida, ela realmente parece filha da Lopez. Liv Tyler, coitada, meio que sobra no filme. Ao menos Bruce Springsteen aparece na trilha duas vezes (filme em New Jersey sem boss é foda). A oposição cidade grande e o subúrbio foi melhor explorada no Um Homem De Família. No final vemos que é dedicado ao pai de Kevin. Pena que tenha sido no filme mais fraco dele.

Como Fazer Um Filme De Amor

A estréia de José Roberto Torero em longas infelizmente é irregular. Tudo parece um curta, seja no clima, nas situações, na filmagem... Seria o caso do filme ter sido um curta bom do que um longa regular? O carisma de Denise Fraga ou conquista (eu) ou afasta as pessoas (e muita gente não gosta dela). Há bons momentos alternados com cenas fracas (ou idéias repisadas demais, mesmo que o filme trabalhe só com clichês). O filme pode ser visto como uma comédia romântica ou uma crítica à esse modelo. Nos dois o filme não chega a ser totalmente bem sucedido, mas a parte crítica faz o público ficar mais irritado já que vai mostrando que está sendo manipulado em todas as ocasiões. A narração do Paulo José sempre é algo legal (que vai até o final dos créditos). Que o próximo do Torero seja melhor.

Casa De Areia E Névoa (House Of Sand And Fog)

O filme joga com dois personagens diante da posse de uma casa e consegue dar dimensão complexa aos dois, não tomamos exatamente um lado. O ruim desta estrutura é que tudo pode desmanchar se o final tomar um rumo que desagrade boa parte da platéia ou por soar falsa ou transformar tudo na defesa de um dos lados. Este filme não faz isso, mas também complica mais. Não é o final que esperava (ou desejava) e não posso falar o que define este final para não estragar para quem não viu. Não estragando muito posso falar que é um posicianamento niilista e isso com certeza vai irritar muita gente (o final, mesmo eu não gostando, não fez com que todo o filme ficasse ruim, só acho que deveria parar num momento e concluir em outro tom, mas isso sou eu). Só fico pensando no quanto esse final vai contra a proposta (se é que há) da película. Ou então o final é a proposta, sendo assim não veria todo o motivo para a realização do filme inteiro! Complicado! Bom, as atuações são muito boas e o diretor dirige com firmeza. Gostando ou odiando vale conferir. Pessoalmente eu não gostei de toda parte "americana" (o policial sendo o maior representante), mesmo que o filme mostre seus motivos e suas complicações pessoais (e mesmo que Jennifer Connelly represente esse lado também).


posted by RENATO DOHO 6:27 PM
. . .
Comments:


. . .