RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, novembro 02, 2004
Mostra BR (3)

Alexandria... New York (Alexandrie... New York)

Interessante filme que mistura um enredo e situações de novelas (como os dramalhões indianos) com algo a mais. Boas atuações num filme que discute identidades, nação e o atual estado das coisas. Teve quem odiasse pela quantidade de clichês (ou os números musicais), mas se captasse o espírito do filme de cara dava pra curtur tudo numa boa.

Terra Da Fartura (Land Of Plenty)

Um bom Wim Wenders, o que é estranho já que há tempos não tenho o maior entusiasmo com seus filmes mais recentes. Ao discutir a América de hoje pelos seus olhos de estrangeiro, mas que mora nos EUA Wenders contrapõe uma santa e um paranóico, sobrinha e tio, com passados que se misturam com a história recente americana. John Diehl consegue papel de destaque (ele nunca teve grandes chances, mas já era ótimo em Miami Vice) fazendo o paranóico tio de Michelle Williams (de Dawson's Creek). O humor que provem do personagem de Diehl pode parecer fácil ao expor o ridículo americano, mas o lance é tentar complexá-lo (o filme ao menos consegue isso, mesmo que dedique só a parte final para isso) para que cheguemos ao final não distante dele, o vendo de modo superior, mas sim que nos identifiquemos um pouco com ele e sua perda de identidade (e a procura da jovem pela sua própria). A trilha sonora é ótima onde se usa uma banda que lembra muito Radiohead, além do final bonito ao som de Leonard Cohen. Parece uma espécie de carta de amor de Wenders para a América, que se travestiu no início de forma crítica.

Old Boy (Idem)

Como definir este filme? Um drama violentíssimo? Por aí. Não que ache a violência muito grande, eu sempre imagino algo pior quando se fala muito de um filme. Uma grande experiência visual e sonora numa história forte que aos poucos o público vai entendendo até o final que abala. Os flashbacks entrando sem cerimônia e desaparecendo são ótimos, o domínio de como contar esta história impressiona, a atuação do ator principal é muito boa e a trilha constante realça o sentimento. Tem tudo para ser um filme cultuado. Sem dúvida um dos filmes mais interessantes da temporada.

Feminices

Um ótimo falso documentário de Domingos Oliveira sobre 4 atrizes ensaiando para uma peça. A captação digital, os depoimentos de certas personalidades sobre "homens e mulheres" e das próprias atrizes misturados com a ficção da história (com participação do próprio Oliveira) dá à tudo um ar leve e engraçado. Apenas uma das atrizes me pareceu fora de sincronia, interpretando e não dando o realismo necessário (a que faz a Babi), as outras estão ótimas. A imagem estourada e a alternância de p&b e cores é explicada pelo diretor no início. Um belo filme.


posted by RENATO DOHO 3:51 PM
. . .
Comments:


. . .