RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, outubro 21, 2004
Hércules Na Conquista Da Atlântida (Ercole Alla Conquista Di Atlantide)

Este de Cottafavi é melhor realizado (como o longo plano seqüência inicial) com o Hércules de Reg Park mais carismático que o de Mark Forest, mas ao mesmo tempo os personagens e a narrativa são mais frágeis, sem carisma e cenas marcantes (o único que lembramos mais ao final é o anão). Meio que por acaso Hércules acaba se envolvendo na destruição de Atlântida (parece que algumas cenas de destruição são de outro filme). Essa versão, ao menos, é dublada em italiano. As melhores cenas envolvem os guardas (que mais parecem zumbis) com armadura que mais tarde George Lucas faria parecido em Star Wars para a guarda imperial.

O Rolo Compressor E O Violinista (Katok I Skripka)

Estréia de Andrei Tarkovsky neste média metragem (46 minutos). Numa história envolvendo um garoto que toca violino e um operário que asfalta uma rua Tarkovsky já demonstrava um olhar acurado para enquadramentos, ritmo e símbolos. Há muitas coisas que podem ser comparadas e diferenciadas (começando pelo relacionamento dos protagonistas que envolve arte, técnica, povo, infância e outros) incluindo objetos de cena (a bola de brinquedo e a bola de destruição, os reflexos em espelhos e na água, a maçã e pão) e cenários. O final se passa no mundo da fantasia, onde só assim a amizade continua.

Quem Bate À Minha Porta? (Who’s That Knocking At My Door?)

Este primeiro longa de Martin Scorsese foi feito em várias partes por vários anos, podendo ser dividido em três fases. Não sabendo do processo de realização não chega a interferir na apreciação do filme que mostra um Scorsese solto, muito influenciado pelos mais variados tipos de cinema (nouvelle vague, Elia Kazan, Cassavetes, Hawks, etcs) e também pela sua bagagem pessoal (o cotidiano dos italo-americanos e a religiosidade). Os diálogos entre Harvey Keitel e a garota sobre cinema (Rastros De Ódio, Lee Marvin, Rio Bravo) parecem um embrião de Quentin Tarantino, coisa que o próprio Scorsese não desenvolveria depois. Há muita música e a seqüência de sexo ao som de The End do The Doors é ótima (e foi algo exigido para se conseguir distribuição, deveria haver nudez em alguma parte do filme). Não há uma linha narrativa clara, a não ser o relacionamento do casal que é entrecortado por Keitel com amigos. No final Keitel parece até pronto para "pular" para Caminhos Perigosos. No dvd o assistente de direção fala sobre o filme e há comentários em aúdio dele e de Scorsese.


posted by RENATO DOHO 4:29 AM
. . .
Comments:


. . .